Saiba o que é o Solstício de Verão, que começa hoje no Hemisfério Sul

Hoje começa o solstício de verão em todo Hemisfério Sul. Saiba mais sobre o fenômeno astronômico que acontece duas vezes ao ano.

O solstício de verão começa hoje em todo o Hemisfério Sul. Ele é um fenômeno da astronomia que marca o início do verão ou do inverno. Durante os solstícios, o Astro-Rei Sol permanece ao máximo da linha do Equador. Quando ocorre o solstício de verão, por exemplo, a luz solar reflete com maior intensidade em um dos hemisférios. Em consequência, a luz é menos intensa no outro hemisfério.

Dois solstícios ao ano

O termo ‘solstício’ vem do latim, sistere, que significa: que não se mexe. Ele acontece por duas vezes ao ano: em 21 de junho, quando é marcada a chegada do inverno, por isso o nome solstício de inverno e hoje, 21 de dezembro, data que começa a estação mais quente do Brasil, por isso o nome: solstício de verão.

Analogamente, quando ocorre no inverno, significa que a duração da noite é a mais longa do ano.

Por que acontece o solstício de verão?

Isso acontece porque a Linha do Equador, eixo de rotação da Terra que divide os hemisférios Norte e Sul, não está alinhada perfeitamente com o Sol. E ela, a terra, fica um pouco inclinada em realação ao Sol.
Com isso, os movimentos de rotação (movimento em torno do próprio eixo e que dura 24 horas) e translação (movimento em torno do sol e que dura 365 dias) do planeta provocam fenômenos como dias mais longos e dias mais curtos.

Quando será o pico de iluminação do Solstício de Verão?

Às 10 horas será o momento em que o hemisfério estará no pico de iluminação em todas as cidades localizadas abaixo do Trópico de Capricórnio que, consequentemente, estarão um pouquinho mais próximas do Sol.

Estados da Região Sul e em parte do estado de São Paulo – incluindo a capital, o dia será um pouco mais longo que nos demais estados do Brasil.

E Equinócio? O que é?

O equinócio é um fenômeno em que o Sol, em seu movimento anual aparente, corta o equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham igual duração, nos dois Hemisférios – Norte e Sul.

Ele ocorre no início oficial do outono no Hemisfério Sul e da primavera no Hemisfério Norte. O próximo equinócio será em 20 de março.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes