Covid-19: OMS alerta que a vacina não ajudará os países a evitar a atual onda de infecções

De acordo com a OMS, uma vacina da covid-19 não será o suficiente para acabar com o vírus. Contudo, fará parte de um “kit de ferramentas” no combate a doença.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que uma vacina não ajudará os países a evitar a atual onda de infecções de coronavírus.

“Ainda não chegamos com vacinas. Chegaremos lá, mas não agora”, disse o Dr. Mike Ryan, diretor executivo do programa de emergências de saúde da OMS.

Nas últimas semanas houve um grande aumento de casos de covid-19, o que forçou países da Europa, como Reino Unido, França e Alemanha, a adotar ações rígidas  para conter a disseminação do vírus. 

Esses países fecharam os negócios não essenciais e pediram aos residentes para ficarem em casa, com autorização para sair apenas para casos necessários.

Assim, esses esforços parecem estar funcionando até agora. De acordo com o último relatório da OMS publicado na terça-feira (17), a Europa teve um declínio de 10% nos casos “pela primeira vez em mais de três meses”.

 

Vacina não ajudará os países
Imagem: reprodução q pexels

Vacina não ajudará os países a evitar segunda onda de covid-19

O alerta da OMS vem no momento em que a Pfizer anunciou que a análise final dos dados de sua vacina  mostra que ela é 95% eficaz na prevenção da covid-19. 

Além disso, a Moderna relatou que os testes preliminares da fase três  mostraram que a vacina também é mais de 94% eficaz na prevenção do vírus.

Dessa forma provavelmente levará meses, talvez até mais de um ano, para distribuir doses suficientes da vacina para o mundo todo. Funcionários de saúde pública e especialistas em saúde já lançaram esse alerta  anteriormente.

De acordo com Ryan, “algumas pessoas pensam que a vacina será, de certo modo, a solução. O unicórnio que todos nós temos perseguido. Mas não é”.

“Como fazemos com que a covid seja igual a 0? Adicionar vacinas vai nos dar uma chance enorme. Mas se adicionarmos vacinas e esquecermos as outras coisas, o coronavírus não chegará a zero”.

Maria van Kerkhove, chefe da unidade de doenças emergentes e zoonoses da OMS, disse que a vacina acrescentará outra peça a um “kit de ferramentas” de medidas de saúde pública que serão necessárias para impedir a disseminação do vírus.

As outras ferramentas incluem medicamentos para tratar pacientes gravemente enfermos. Bem como a adesão às medidas de saúde pública recomendadas, como distanciamento social, uso de máscaras, evitar multidões e higienização das mãos.

Fonte CNBC
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes