Quando começa o inverno em 2021? Veja a previsão

Como você define o primeiro dia de inverno depende se você está se referindo ao inverno astronômico ou meteorológico.

O dia em nosso calendário que marca o primeiro dia de inverno geralmente se refere às estações astronômicas que são resultado do eixo da Terra e da órbita ao redor do sol. Mas quando começa o inverno em 2021? Confira abaixo a expectativa da nova estação para cada região do Brasil. As informações são do Climatempo.

+quando começa a primavera 2021 

Quando começa o inverno de 2021?

O inverno de 2021 começa oficialmente em 21 de junho, às 00h32, e termina em 22 de setembro , às 16h20 (horário de Brasília).

O solstício de inverno é o “dia mais curto” do ano, ou seja, a menor quantidade de luz solar. O Sol atinge seu ponto mais meridional no céu (no hemisfério norte) ao meio-dia local. Após esta data, os dias começam a ficar “mais longos”, ou seja, a quantidade de luz do dia começa a aumentar.

A capital mais fria do Brasil é Curitiba, com mínima média de 13,4°C nos últimos 30 anos. O recorde de frio já registrado na cidade foi de -5°C em 1955.

Estações do ano em 2021

Primavera: 22 de setembro de 2021, às 16h21;
Verão: 21 de dezembro de 2021, às 12h59.

De acordo com a localização geográfica do Brasil, as estações do ano apenas são percebidas nos estados da região Sul, em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais (nas zonas serranas).

Nas demais regiões do país, como o Norte e Nordeste, não existem grandes variações de temperaturas ao longo do ano.

As estações meteorológicas consistem em dividir as estações em quatro períodos de três meses cada. Essas estações são divididas para coincidir com nosso calendário gregoriano, tornando mais fácil para a observação e previsão meteorológica comparar estatísticas sazonais e mensais.

As estações são definidas como primavera (setembro, outubro, novembro), verão (dezembro, janeiro e fevereiro), outono (março, abril, maio) e inverno (junho, julho, agosto). 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes