Saque-aniversário do FGTS: veja as regras e saiba como antecipar

No saque-aniversário, o trabalhador pode retirar anualmente, no mês de seu aniversário, parte do dinheiro de suas contas ativas e inativas do FGTS

Na modalidade do saque-aniversário do FGTS, o trabalhador pode retirar anualmente, no mês de seu aniversário, parte do dinheiro de suas contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. As adesões começaram em outubro do ano passado, ao passo que o início dos saques ocorreu em 2020.

Quais as regras do saque-aniversário do FGTS?

O saque-aniversário do FGTS não é obrigatório. Sendo assim, o cidadão deve fazer a migração para a modalidade. O procedimento pode ser realizado pelo aplicativo FGTS, e fgts.caixa.gov.br, Internet Banking da Caixa, ou ainda em agências da Caixa.

Quem tem até R$ 500 de saldo do FGTS, pode sacar 50%. Ao passo que, o percentual diminui conforme o saldo aumenta.

Nota-se ainda, que quem fizer essa adesão continuará tendo direito à multa de 40% em caso de demissão sem justa causa. No entanto, não poderá retirar todo o saldo de sua conta do FGTS em caso de desligamento.

Quem optou pela modalidade em 2020 recebe quando?

Em seguida, o valor pode ser recebido no mesmo ano em que foi feita a adesão. Ao passo que, o dinheiro fica disponível para saque no mês de aniversário e nos dois meses seguintes.

Quem optou pelo saque-aniversário pode sacar o FGTS emergencial?

Sim. Trabalhadores que optaram pela modalidade do saque-aniversário não estão impedidos de sacar o FGTS emergencial. A saber, o prazo acaba em 31 de dezembro.

Como saber se o dinheiro está liberado?

Para saber se esse tipo de saque está liberado basta acessar o aplicativo do FGTS. Ao observar os valores disponíveis é possível realizar uma transferência indicando uma conta de titularidade do trabalhador. Caso o saque não seja feito dentro do prazo, o dinheiro volta para a conta do FGTS de forma automática.

É possível antecipar o saque-aniversário do FGTS?

Sim, quem adere ao saque-aniversário do FGTS tem acesso a uma linha de crédito que é baseada na antecipação de parcelas e usa como garantia o saldo disponível do fundo do trabalhador.

É possível antecipar até três parcelas. De modo que o valor mínimo para contratação do empréstimo é de R$ 2.000. Ademais, a taxa de juros é de 0,99% ao mês. Para contratar, é necessário entrar no Internet Banking da Caixa e clicar na “Crédito”. Feito isso, basta apertar em “Antecipação de Saque-Aniversário” e seguir as orientações.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes