Morte de Quino: veja 10 tirinhas da icônica personagem Mafalda

O artista argentino faleceu na última quarta-feira. Sua criação mais famosa foi garota de seis anos, que fazia reflexões a respeito da situação mundial.

O cartunista argentino, Quino, morreu ontem (30), aos 88 anos A morte foi confirmada pelo editor Daniel Divinsky, em sua conta no twitter. A causa não foi divulgada. Contudo, segundo a imprensa argentina Quino teria sofrido um acidente vascular cerebral nos últimos dias. Sua criação mais famosa foram as tirinhas da Malfada, a menina de 6 anos que ficou conhecida em todo o mundo por senso critico aguçado.

Criação das tirinhas da Mafalda

Batizado Joaquín Salvador Lavado e nascido no ano de 1932, em Mendoza, Argentina, o cartunista ficou conhecido apenas como Quino. Desde cedo, já tinha apreço pelas artes e gostava de desenhar. Mas sua maior criação veio em 1962, a Malfada.

A garota rebelde de seis anos foi criada para uma campanha publicitária. O intuito da propaganda era vender eletrodomésticos. Mas os produtores descartaram o trabalho de Quino. Contudo, em 1964, o autor retoma o personagem, mas não comercialmente e com outros personagens dentro do universo de Malfada. A primeira tirinha foi publicada no mesmo ano, na revista chamada Primera Plana. Dessa forma, ele teve a liberdade de aplicar seu senso critico e preocupação social nas tirinhas.

As histórias foram um sucesso no mundo todo, inclusive foram traduzidas para 30 idiomas diferentes. Entretanto, Quino decidiu que iria parar de desenhar a personagem em 1973, depois de fazer 1.928 tirinhas da Mafalda.

Embora, os quadrinhos fizeram sucesso mundial, Quino não gostava da fama. Durante anos ele pendurou uma placa em seu escritório que dizia: "Por motivos de timidez, não se aceita reportagem de qualquer tipo." Além de dizer que preferia se expressar pelo desenho do que pelas palavras, em si.

Foto mostra cartunista quino
Quino (foto: bruno barral/wikipédia)

Quem é Malfada?

Malfada é uma menina de seis anos, que ama os Beatles e odeia sopa. Embora a personagem seja uma criança, o que chama atenção dos leitores são as analises que a menina faz do mundo. Malfada, em suas tirinhas, faz reflexões sobre o cenário politico mundial em que a população se encontrava. A menina se mostra inconformada com a situação em que os países estavam. Principalmente pelo momento em que a América atina passava por ditaduras militares. Por isso, as tirinhas foram censuradas em algumas países, como Brasil e Chile. Além disso, a personagem fazia criticas sociais, ligadas à causas como machismo o racismo. Embora tenha sido criada há 56, as pessoas ainda se identificam com as analises feitas por ela e são levadas a refletir. Inclusive muitas tirinhas da Mafalda foram questões do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Nas histórias existiam outros personagens que engrossavam os diálogos, como os pais de Malfada e seus amigos como Felipe, Manolito, Miguelito e Susanita.

Para relembrarmos a mais famosa criação de Quino, separamos 10 tirinhas da Mafalda. Confira

1 - O que somos nós - Tirinhas Mafalda

Foto mostra quadrinho
Reprodução/quino

 

 

 

 

 

 

2 - Melhor para sua idade

Tirinha mafalda

3 - Modelo de mundo

424102 334144443300266 158415471 n

4 - Creme de beleza - Tirinhas Mafalda

Tirinha mafalda

5 - Preconceito

Tirinha mafalda
Reprodução/quino

6 - Dentistas

Tirinha mafalda

7 - Indicador de desemprego - Tirinhas Mafalda

Tirinha mafalda

8 - Cooperativa

Tirinha mafalda

9 - País em criseTirinha mafalda

10 - Palavrão na mesa

Tirinha mafalda
Reprodução/quino
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes