Valor do IPVA 2021 de São Paulo está disponível a partir desta terça

IPVA 2021 pode ser consultado na rede bancária ou no portal da Secretaria da Fazenda com o número do Renavam ou placa do veículo

A pouco menos de nove dias para findar o ano, as contas do ano que vem já começaram a chegar. O governo de São Paulo liberou nesta terça-feira (22), a consulta do valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores IPVA 2021.

Ao todo, o estado de São Paulo têm 26 milhões de veículos em circulação. Cerca de 17,8 destes pagam o tributo.

Como consultar o IPVA 2021

A consulta pode ser realizada pode ser feita pela rede bancária, nos terminais de autoatendimento, pela internet ou diretamente nas agências, bastando informar o número do Renavam.

Os proprietários podem consultar também, usando o número do Renavam e placa do veículo, no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Para veículos movidos à gasolina e os bicombustíveis, o valor equivale a 4% do valor venal do carro.

Veículos de pessoas com deficiência (PCD)

Já veículos para pessoas com deficiência (PCD) poderão consultar se permanecerão com o benefício de isenção do IPVA 2021 ou se já deverão se programar para pagar o imposto de 2021.

De acordo com uma lei aprovada em setembro deste ano, a isenção do IPVA passa a ser dada apenas com portadores de deficiência severa e que precisem de adaptação nos carros. Pessoas com cartas PCD, mas que não tem carros adaptados deverão pagar o imposto.

  • Metrô de SP abre licitação para 2 novas estações da Linha Prata; Confira

Vale lembrar também que, o proprietário tem até a data de vencimento da placa para quitar o imposto em cota única, com desconto, ou pagar a primeira parcela do tributo.

Descontos IPVA 2021

A partir de 4 de janeiro de 2021, o contribuinte que desejar também pode optar pelo licenciamento antecipado e realizar o pagamento independentemente do número final da placa do veículo:

  • em cota única, até o dia 20 de janeiro de 2020, com desconto de 3%;
  • em cota única, até o dia 25 de fevereiro de 2020, sem desconto;
  • até o dia 22 de março de 2020, relativamente ao pagamento da terceira parcela, quando tenha ocorrido a opção pelo parcelamento.

O calendário de recolhimento começa em 7 de janeiro, e é escalonado conforme o final da placa do veículo. Quem não pagar o imposto, fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Veja Calendário do IPVA 2021

Valor do ipva 2021 de são paulo está disponível a partir desta terça
(foto: divulgação)

Com o imposto, São Paulo deve arrecadar 18,5 bilhões de reais.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes