Veja estados e capitais que cancelaram festas de ano novo

Para tentar conter a aceleração do vírus neste período, as prefeituras de nove capitais e três estados endureceram medidas em relação às comemorações no réveillon

A Covid-19 segue avançando no país com aumento de casos e internações. E agora, com a chegada do fim de ano, a preocupação aumenta ainda mais. Segundo a Folha de São Paulo, para tentar conter a aceleração do vírus neste período, as prefeituras de nove capitais e três estados endureceram medidas em relação às comemorações no réveillon. Festas de fim de ano foram canceladas, atendimento em bares e restaurantes foram limitados e o consumo de bebida alcoólica foi restrito. Confira:  

Festas de fim de ano estão proibidas

A população de Pernambuco, Rio Grande do Sul e Bahia que pretendia comemorar a chegada da virada em festas de fim de ano terão que alterar seus planos. Os três estados proibiram a realização de eventos no Révellion. 

No estado pernambucano, a medida vale para espaços públicos, hotéis, clubes e condomínios. Já no gaúcho, as festas de fim de ano não poderão ser realizadas tanto em empresas, condomínios e clubes. Além disso, há a recomendação pela não realização de confraternização. 

Na Bahia, que vive uma segunda onda de Covid-19, segundo Fábio Vilas Boas, secretário estadual de saúde, a proibição das festas de fim de ano e shows segue até o dia 17 deste mês, mas há um grande indicativo de que a data possa se estender. Na capital, Salvador, o festival da virada também foi cancelado, mesmo o evento sendo realizado sem público, em forma de live. 

Belo Horizonte também adotou a medida de cancelar os festejos de Réveillon em diversos espaços e ainda recomendou que a população também não participe das confraternizações.   

Já em Ponta Negra, principal balneário público de Manaus, a tradicional festa de Réveillon foi cancelada. O local está interditado desde o final de setembro e assim vai permanecer até o dia 31 de dezembro, informou a prefeitura.

Ano novo no litoral: Santos, Guarujá e Praia Grande cancelam queima de fogos

Bares e restaurantes têm horário e público reduzido

Além da proibição de festas de fim de ano, outra medida adotada pelas capitais na tentativa de diminuir a circulação de pessoas em dezembro foi às restrições impostas para bares, restaurantes e casas noturnas. Veja como fica o funcionamento em seis cidades:

    Recife: bares e restaurantes podem funcionar até 00h e com a capacidade de público reduzida em 70%, além disso, as mesas têm que manter o distanciamento de um metro e em cada uma delas só pode haver 10 pessoas; 

 

    Manaus: bares e casas de show poderão funcionar com apenas 50% da capacidade. Os flutuantes podem funcionar até 19h, sem música ao vivo e sem permitir o banho de ris

 

    Porto Alegre: bares e restaurantes podem funcionar até às 22h, com clientes sentados e mesas com distância de dois metros e com seis pessoas cada. Música ao vivo ou ambiente que atrapalhe a comunicação estão proibidas. Casas de shows só poderão funcionar na modalidade de bar e restaurante, mas sem pessoas em pé. O atendimento deve se encerrar às 22h; 

 

    Salvador: bares dos Rio Vermelho e Itapuã, os mais badalados da capital, terão que encerrar o atendimento às 17h nas sextas, sábados e domingos.

 

    Fortaleza: os restaurantes podem funcionar com 50% da lotação máxima até às 23h. Os bares, porém, estão proibidos; 

 

    Rio de Janeiro: bares e restaurantes não têm restrição de horário, mas devem funcionar com a lotação de dois terços do público e distanciamento de dois metros entre as mesas. Casas noturnas podem funcionar com pistas de dança e não proíbem clientes de beberem em pé. 

 

Consumo de bebida alcoólica sofre restrições 

Belo Horizonte foi onde houve o maior endurecimento em relação ao consumo de álcool, o que vai ter impacto nas festas de fim de ano. Agora, na cidade, não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas nos bares, restaurantes, feiras e similares. Com a proibição, segundo prefeitura, o intuito é reduzir a concentração de pessoas nos locais. 

Já Curitiba a venda de destilados não podem ser vendidos das 23h às 05h em espaços públicos, nas lojas de conveniência dos postos de combustíveis e em condomínios. O horário é o mesmo imposto no toque de recolher na cidade. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes