Para se planejar: próximo feriado nacional será em abril; veja lista

Feriado da Sexta-feira Santa é uma das datas nacionais que possibilitam folga prolongada ao trabalhador em 2023

Já está programando para uma folga? O próximo feriado nacional em 2023 será só no dia 7 de abril, onde os católicos celebram a Sexta-feira Santa, Dia da Paixão de Cristo. Veja as datas do ano.

Quando tem feriado em 2023?

Ao todo, este ano terá 9 feriados nacionais, com possibilidade de “emenda” em 4 deles, ou seja, 4 feriados nacionais cairão em segundas ou sextas-feiras, dando a possibilidade para que o trabalhador aproveite uma folga prolongada.

Já para aqueles que costumam esticar as folgas a partir da quinta-feira, a quantidade total de feriados nacionais prolongados chega a 7, e se forem considerados os pontos facultativos nacionais, a quantidade de folgas prolongadas aumenta de 7 para 9 “emendas”.

No entanto, é importante lembrar que o feriado nacional é uma data oficial decretada no calendário nacional. Nesses dias, o trabalho deve ser suspenso em todas as empresas, repartições e instituições, com exceção dos serviços essenciais, e os locais que vão funcionar nos dias de feriado devem pagar remuneração em dobro ou então conceder outro dia de folga aos trabalhadores para compensar o dia de feriado trabalhado, seguindo determina a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Já o ponto facultativo é um dia em que o empregador tem autonomia para decidir se o trabalho será ou não suspenso das atividades, segundo o calendário da empresa. É comum que as repartições públicas não tenham funcionamento normal em dias de pontos facultativos.

Feriados de 2023

1º de janeiro (domingo): Confraternização Universal
7 de abril (sexta-feira Santa): Paixão de Cristo
21 de abril (sexta-feira): Tiradentes
1º de maio (segunda-feira): Dia Mundial do Trabalho
7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil
12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (quinta-feira): Finados
15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República
25 de dezembro (segunda-feira): Natal

Confira as datas nacionais de ponto facultativo em 2023

20 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval
21 de fevereiro (terça-feira): Carnaval
22 de fevereiro (quarta-feira de cinzas): Carnaval
8 de junho (quinta): Corpus Christi
28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público

O que é a sexta-feira Santa?

A Sexta-feira Santa, também chamada de Sexta-Feira da Paixão, é uma importante data religiosa cristã que relembra o Calvário e a crucificação de Jesus Cristo que levou à morte do Salvador do mundo. Neste ano, a data cairá no dia 7 de abril.

O dia é marcado por feriado na sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa. A data marca o ápice da missão de Jesus na Terra, como Deus encarnado, que nasceu como homem para promover a salvação da humanidade.

Muitos fiéis começam as celebrações em torno da data já na noite da quinta-feira. Muitos realizam leituras de relatos bíblicos dos últimos momentos de Cristo na Terra, relembram e até reproduzem a última ceia de Jesus, com seus apóstolos, até o momento em que ele foi traído por São Judas e levado à crucificação, por isso a data é considerada tão importante, principalmente em países de origem cristã, sendo considerado feriado. Detalhes sobre esse relato bíblico estão narrados no livro de Mateus, a partir do capítulo 26.

 

Leia também:

Melhores salmos de gratidão para um 2023

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes