Saiba como regularizar CPF na Receita Federal via internet

O CPF pode ser dado com irregular por vários motivos. A regularização do documento na Receita Federal é gratuito e via internet.

O CPF é um dos documentos pessoas mais importantes da vida do cidadão. Com o Cadastro Pessoa Física é possível abrir contas bancárias, solicitar de empréstimo, participar de concursos públicos. Mas também, fazer financiamentos, comprar ou vender bens; receber benefícios do INSS etc.

Sendo assim, consultar a situação do CPF na Receita Federal é importante para qualquer pessoa. Confira, como regularizar o documento.

Como consultar situação de CPF?

A consulta do CPF é o primeiro passo para a regularização. Pelo site da Receita Federal (https://receita.economia.gov.br/), verifica-se qual a situação cadastral do documento. Sendo assim, o cidadão pode saber se o CPF está regular ou irregular.

Quando o CPF é irregular?

O CPF é dado como irregular por cinco motivos:

  • Suspensão: quando dados são inconsistentes ou tenham algum erro. Sendo eles, nome, data de nascimento, nome da mãe, título de eleitor. Mas também, quando o cidadão deixa de votar e não justifica o voto.
  • Cancelamento: em casos de perda ou roubo, o CPF pode ser cancelado. Além disso, quando o número do CPF tem um número repetido, ou seja, emissão do documento com erro no cadastro.
  • CPF nulo: aponta fraude na inscrição do documento na Receita Federal.
  • Titular falecido.
  • Mas também, pode existir pendências de regularização. Isso acontece quando o contribuinte não declarou Imposto de Renda em algum momento, nos últimos cinco anos.

Como regularizar CPF na Receita Federal?

A regularização do CPF é gratuita pela internet. Mas também, nas agências do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou nos cartórios de registro civil com a taxa de R$ 7,00.

Regularização online

Siga os passos para regularizar o CPF pela internet:

  • Acesse o site da Receita Federa: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao-tributaria/cadastros/cpf
  • Clique em "Regularizar Cadastro CPF"
  • Depois, aperte no link "Pela internet, se o CPF estiver na situação cadastral suspensa"
  • Você será redirecionado para fazer o pedido de regularização do CPF. Sendo assim, complete todos os campos com os dados solicitados.
  • Clique em "Enviar"

Sendo assim, o processo de cadastro está pronto! Em até 90 dias, seu CPF ficará em situação regular. Contudo, durante o preenchimento dos dados, confira e forneça de maneira correta para que não haja complicações maiores.

Documentos necessários para regularizar CPF na Receita Federal

- documento de identificação do contribuinte, que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (ex: carteira de identidade)
- número de inscrição no CPF
- para brasileiros com idade dos 18 aos 69 anos: título de eleitor, protocolo de inscrição ou qualquer outro documento que comprove o alistamento eleitoral ou certidão da Justiça Eleitoral atestando a inexistência da obrigatoriedade do alistamento eleitoral

- documento de identificação do menor, tutelado, curatelado ou de outra pessoa física sujeita à guarda judicial, que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento (ex: carteira de identidade, certidão de nascimento)
- documento de identificação de um dos pais, tutor, curador ou responsável pela guarda em virtude de decisão judicial
- registro que comprove a tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda, conforme o caso, de incapaz ou interdito
número de inscrição no CPF

Nome sujo torna o CPF irregular?

O CPF irregular não tem ligação com a restrição do nome, embora os dois impedem algumas ações. Isso porque o "nome sujo" está relacionado com a existência de débitos. Contudo, o CPF irregular ocorre por erros no cadastro do documento na Receita Federal ou por outras situações indicadas acima.

Por fim, a restrição no nome não impede a abertura de contas bancárias, solicitação de documentos, como o passaporte e carteira de trabalho ou participação de concursos públicos, já o CPF irregular, sim.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes