Espiritualidade

Illuminati: quem são e curiosidades sobre essa ordem tão misteriosa

Você conhece os Illuminati? Provavelmente já ouviu falar sobre eles, não é mesmo? Conheça a origem e as principais curiosidades sobre eles.

Escrito por

Falar de teoria da conspiração logo traz à tona a questão Illuminati. Para muitas pessoas que acreditam nessas teorias, os Illuminati são responsáveis por muita coisa, como tentar derrubar governos, destruir nações e muito mais. 

Mas quem são eles? Quais os objetivos? Como eles nasceram? São diversas perguntas que rodeiam o mistério sobre eles.  Conheça um pouco mais sobre os Illuminati e saiba como essa teoria ganhou força nos últimos anos. 

O surgimento Illuminati

A princípio, a seita surgiu em 1776, quando Adam Weishaupt, um professor de Direito da Universidade, na Alemanha, tornou-se um dos homens mais famosos e que até hoje tem influência sobre a sociedade.

Em resumo, o professor sonhava em ter uma sociedade secreta que fosse composta por membros da elite. A ideia original era propagar as ideias e dogmas do Iluminismo. 

Por sua vez, o Iluminismo foi um movimento cultural nascido na Inglaterra, Holanda e França que permeou os séculos XVII e XVIII.

Resumindo um pouco o Iluminismo, o  movimento tinha cunho intelectual e era semeado por ideias de liberdade econômica e política. 

Com a finalidade de diminuir o poder da Igreja Católica e estar mais presente nas decisões políticas, o professor teve a ideia de criar essa sociedade.

Então, Adam tinha a intenção de criar uma espécie de clube com intelectuais e pessoas influentes para promover os dogmas desse movimento.

Assim, nasceram os Illuminati. Inicialmente, a sociedade secreta chegou a ter 2500 membros. Não tão secreta assim, não é mesmo?  

 

Imagem: pixabay

Apesar desse momento ser considerado como fundação da sociedade secreta, existem teorias que afirmam que os Illuminati surgiram em Roma, no século II.

Dessa forma, são muitas teorias que cercam os Illuminati e seu surgimento. Mas, mesmo com tantos anos passados, eles ainda são motivo de curiosidade e interesse por parte da população. 

Curiosidades sobre os Illuminati

Imagem: pixabay

 

De fato, os Illuminati geram muita curiosidade a respeito de sua função na sociedade e também por conta das teorias que os cercam. Confira algumas curiosidades sobre eles: 

Símbolo

A fim de gerar mistério para a sociedade, os Illuminati usavam o “olho que tudo vê” inserido em um triângulo. Também usavam símbolos ligados a coisas ocultas, como obelisco e pentagrama. 

Rituais

De maneira geral, exisitiam alguns rituais e protocolos para os participantes da sociedade secreta.

Eles faziam rituais diferentes e misteriosos e tinham protocolos similares a espiões, de uma forma paranóica. Muitos precisavam passar por rituais de iniciação, segundo teorias. 

Fundação dos EUA

Uma das curiosidades é a teoria que foi criada em torno da fundação dos Estados Unidos, conspiradores e historiadores insinuam que os fundadores do país eram da Ordem Illuminati e isso tem bastante influência. 

Famosos “acusados” de serem Illuminati

O tema Illuminati veio ganhando força nos últimos anos devido às teorias e boatos sobre famosos que fazem parte da Ordem. 

Assim que apareceu em alguns momentos com um dos olhos cobertos, Lady Gaga, por exemplo, foi uma das famosas que foi acusada de fazer parte dos Illuminati. Esse ato significa, para os conspiradores, uma referência ao "olho que tudo vê".

Além disso, Beyoncé e Jay-Z também tiveram suas teorias da conspiração. O símbolo do triângulo tem acompanhado a carreira dos dois e o rapper é tido como um dos chefes da Ordem. 

Similarmente, Kanye West, Justin Bieber, Miley Cyrus, Barack Obama e, recentemente, o cantor Gusttavo Lima também foram centro de teorias da conspiração sobre eles.

São diversas as teorias e celebridades envolvidas nelas. Beyoncé em uma de suas músicas, cita a polêmica. Em ‘Formation’, ela fala que os haters sempre falam sobre essa “besteira de Illuminati” (sic). 

Inegavelmente, essa teoria sobre a seita é uma das maiores do mundo. Por ser um assunto repleto de teorias, conspirações e achismos, o mundo Illuminati ainda é um mistério e isso faz com que o assunto seja sempre levantado em debates sobre teorias da conspiração. 

E você, o que acha das teorias dos Illuminati? Acredita que eles estão presentes na atualidade tentando interferir politicamente e economicamente? Conta pra gente! 

Última modificação em 28/07/2022 21:40

Iara Avelino

Nordestina, publicitária, apaixonada por escrita, futebol e séries.

Ver Comentários

Compartilhe
Escrito por