Vinho branco: a bebida que casa perfeitamente com o verão

Calorzinho chegando e nada melhor para combinar com ele que um bom vinho branco. Por sua refrescância e versatilidade, ele se tornar um ótimo companheiro para os dias quentes do verão e da primavera.

 

O que é?

Imagem: Reprodução / Unsplash

O vinho branco é popular por sua coloração clara, que varia de um dourado-âmbar à um amarelo-esverdeado pálido.

- PUBLICIDADE -

No entanto, não é só a sua cor que chama atenção, ele é sucesso entre os paladares mais requintados e uma ótima escolha para quem prefere bebidas mais suaves.

Entre as características principais estão o frescor e a leveza, além da acidez viva e do aroma acentuado. Assim, os vinhos brancos podem ser adocicados, semi-doces, secos, frutados, florais, barricados, leves ou encorpados.

Com isso, eles são uma ótima opção para se apreciar em regiões tropicais e estações mais quentes, como o verão e a primavera.

 

Como é feito?

Ao contrário do que muitos imaginam, os vinhos brancos não são feitos apenas com uvas brancas. Em sua produção, também se usa muito as uvas tintas, especialmente para a produção de vinhos espumantes.

A coloração dos vinhos se dá através da pigmentação natural encontrada nas cascas das uvas. Para a extração dos pigmentos, o suco ou mostro da uva precisa ficar em contato com as cascas durante o processo de fermentação da bebida.

Sendo assim, o que determina a intensidade de cor de um vinho é o tempo de contato. No caso do vinho branco, o contato é basicamente nulo. Tanto as cascas, engaços e sementes não fazem parte do processo de fermentação.

Desse modo, o vinho fica com a coloração clara e sem a presença de componentes que podem vir a deixar o sabor mais amargo, herbáceo ou tânico, como nos vinhos tintos secos.

 

- PUBLICIDADE -

Principais tipos de uvas brancas

  • Chardonnay: Devido a facilidade de cultivo, resistência e produtividade, a Chardonnay se espalhou pelo mundo, sendo  considerada a principal uva base de vinhos brancos muito secos. São cultivadas na Argentina, no Brasil, na Califórnia (EUA) e no Chile. Além disso, também a chamam de uva do Chablis, por produzir vinhos excelentes nesta região de Borgonha, na França.
  • Chenin Blanc: É a principal uva branca do Loire, região francesa que produz longevos vinhos brancos e também vinhos de sobremesa.
  • Gewürztraminer: Encontrada na Alemanha e em Alsácia, na França.
  • Moscatel: Bastante espalhada pelo mundo, porém tem maior presença na Austrália, Brasil, França e Portugal.
  • Riesling: Pode ser encontrada tanto em regiões quentes como na Austrália e no Brasil, quanto em regiões frias, como áreas da Alemanha e da França e da Alemanha. Essa uva, por sua vez, pode originar a diferentes tipos de brancos, do mais seco ao mais doce.
  • Sauvignon Blanc: Encontrada nas regiões francesas de Bordeaux e do centro do Loire, no entanto, também estão presentes no Brasil e no Chile.
  • Sémillon: Assim como a maioria das uvas brancas, a Sémillon é nativa da França. Todavia, tem rendido a bons vinhos na Austrália e no Chile.

 

Tipos de Vinho Branco

 

O vinho branco tem três categorias clássicas: os leves e refrescantes, os aromáticos e os encorpados. Todavia é comum que existam subcategorias para cada estilo de vinho.

Assim, as subcategorias dos vinhos brancos são feitas através dos conjuntos similares da combinação de gostos e aromas. Desse modo as características que se destacam são a leveza, o frescor, a doçura, o aroma e acidez.

Todavia, existem vinhos brancos que fogem totalmente do padrão de vinhos. Muitos trafegam por mais de uma categoria e, também, tem outros que não se encaixam em nenhuma dado a suas particularidades.

 

Qual vinho Branco Comprar?

 

Na hora de escolher qual vinho comprar, você deve ficar atento a alguns pontos cruciais para a decisão. Claro que o primeiro ponto é saber qual o tipo de vinho você quer e para quê. Assim facilita as opções.  Com isso, acompanhe algumas dicas de como comprar um bom vinho branco.

- PUBLICIDADE -

  • Evite comprar vinhos de safras muito antigas. Diferente dos vinhos tintos que melhoram seu sabor com o tempo, os vinhos brancos são extremamente delicados.
  • Observe a coloração. Vinhos com coloração amarelo escura não são um boa pedida, pois essa color indica que a vida do vinho já declinou, pois com o passar dos anos perdeu a acidez e o frescor, sobrando apenas o gosto do álcool.
  • Considere sempre a data de fabricação ao invés da validade. Normalmente os vinhos tem um vida de 3 anos e passando disso pode estar comprometido.
  • Você também pode apelar para os mais famosos. Desse jeito, escolha um Chablis, Sauternes, Sauvignon Blanc ou um Vinho Verde, não tem erro.
  • Uma dica bônus: o vinho precisa ser condicionado em temperaturas adequadas. Além disso, após aberto o vinho precisa se consumido até no máximo 4 dias.

 

Vinho branco combina com o quê?

Imagem: Reprodução / Unsplash

 

Existe uma vasta gama de vinhos brancos para diferentes ocasiões e paladares. Por isso, é importante que você avalie qual a finalidade do vinho branco na composição da sua mesa.

Assim, você consegue casar bem o prato com a bebida. Desse modo, listamos algumas comidas que casam muito bem vinhos brancos.

Vinhos frescos e refrescantes podem ser harmonizados com queijos frescos e curados, como a Mozarela, Mascarpone e Ricota. Além disso, saladas e canapés também ficam ótimas com esse tipo de vinho, principalmente combinado com algum ingrediente com maior acidez.

Já os vinhos mais encorpados combinam com queijos mais moles, como Brie, Camembert e Coulommiers. Massas com molhos mais untosos também formam uma harmonização agradável com vinhos mais secos. Por fim, os vinhos aromáticos ficam melhores com carnes brancas, como peixe e frutos do mar.

 

 

- PUBLICIDADE -

Qual taça usar para servir vinho branco?

Apreciar um bom vinho exige um serviço apropriado. Por isso, escolher as taças certas para servir é essencial. Assim, para vinhos brancos recomenda-se utilizar taças com o bojo menor que a dos vinhos tintos. Isso porque as taças menores concentram o frescor e reduzem a troca de calor entre o recipiente e o ambiente externo.

Além disso, por possuírem uma borda mais estreita, as taças menores entregam os aromas florais e frutados diretamente ao olfato, potencializando a experiência gustativa.

Desse modo, existem dois tipos de taças que se podem usar para tomar vinho branco, são elas as corpo ovalado e as com corpo alto mas estreito. A primeira taça se usa para servir vinhos mais aromáticos, enquanto a segunda é indicada para vinhos mais encorpados e cremosos.

 

Drinks com vinho branco

O vinho branco pode ser muito além de um acompanhamento como a estrela principal do happy hour. Em dias quentes nada melhor que um bom drink, não é mesmo? Então confere essas receitinhas!

Clericot

É um drink tipo da América do Sul, principalmente em bares argentinos e uruguaios. Ele é um drink bastante requintado e saboroso e existem diversas versões. Nele você casa o vinho branco com frutas e outras bebidas como o rum ou o champanhe.

Ingredientes:

  • 1 garrafa de vinho branco seco
  • 1 dose de rum
  • Frutas variadas cortadas em cubos

Modo de preparo: Basta misturar tudo em uma jarra e pronto! Já pode servir!

 

Spritz

Imagem: Reprodução / Unsplash

O Aperol Sptriz é uma bebida italiana típica. Esse drink é perfeito para fazer no auge do verão para tomar na piscina, no clube ou na praia! Ele é super refrescante e fácil de fazer:

 

Ingredientes:

  • 1 rodela de laranja
  • 2 doses de vinho branco
  • 1 dose de Aperol
  • Cubos de gelo
  • 1 água tônica

Modo de preparo:

  1. Na taça você mistura o vinho, o gelo e o Aperol.
  2. Em seguida, preencha o copo com a água tônica e finalize com a rodela de laranja.
  3. E pronto! Refresque-se!

 

Sangria Portuguesa

A sangria é uma bebida típica da Espanha que combina frutas picadas com vinho tinto. No entanto, na versão portuguesa o vinho branco é o protagonista!

 

Ingredientes:

  • 1 garrafa de vinho branco
  • 2 doses de licor de laranja
  • Frutas picadas
  • 1 pau de canela
  • Folhas de hortelã

Modo de preparo: Basta misturar em uma jarra bem bonita e servir!

Comentários (0)
Comentar