Bares do Rio de Janeiro: veja o novo horário de funcionamento

Associação Brasileira de Bares e Restaurantes derrubou decreto do Rio de Janeiro, da prefeitura, que restringia o funcionamento dos estabecimentos das 6h às 17h. Confira como fica agora com a aleração

O funcionamento de bares e restaurantes no Rio terá horário ampliado. Isso porque a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) derrubou um detalhe no decreto do Rio de Janeiro, proposto pelo prefeito Eduardo Paes, que limitou o funcionamento até às 17h por causa da pandemia do novo coronavírus. A liminar foi aceita na 15ª Vara de Fazenda Pública do Rio.

As informações são de Ancelmo Gois do O Globo.

Limitar muda horário dos bares do Rio de Janeiro

Com a liminar movimentada pela Abrasel, a única alteração pela qual o decreto do Rio de Janeiro, da prefeitura, passou, foi o horário dos serviços comerciais. O funcionamento de bares e restaurantes foi ampliado, porém, continua sendo limitado. Agora, os estabelecimentos podem funcionar entre 6h e 20h. Entretanto, eles só podem funcionar com 40% da capacidade.

Veja o que pode abrir dentro dessas mesmas normas:

  • Shoppings, lojas
  • Comércio de rua
  • Bares e restaurantes

Em pronunciamento ao O Globo, o presidente da associação de bares e restaurantes, afirmou que a decisão da Justiça de alterar o decreto "traz alento ao setor, que vem sofrendo de maneira desigual na pandemia". Pedro Hermeto também completou dizendo que "precisamos combater a pandemia de maneira eficaz, conjunta e com diálogo". Por fim, ele pontuou como vitória a decisão da 15ª Vara de Fazenda Pública.

Decreto do Rio de Janeiro prevê multa

O prefeito Eduardo Paes impôs diversas restrições a atividades comerciais e circulação de pessoas com o decreto do Rio de Janeiro. A ordem, que passou a valer já nesta sexta-feira, 5 de março, às 17h, e vai até dia 11 de março, proíbe diversos setores. A decisão acontece devido o aumento dos números de casos da Covi-19 na cidade. A ideia é que não aconteça uma sobrecarga no sistema de saúde.

As restrições não se aplicam a serviços de saúde, farmácias, postos de combustíveis, cadeia de abastecimento e logística, transportes, entrega em domicílio e trabalhadores de atividades que não podem ser paralisadas. Entretanto, está proibido a venda de comércio ambulante, boates, casas de espetáculo, feiras especiais, feiras de ambulantes e feirartes (artesanato).

Entre 23h e 5h, também está proibido permanecer em ruas, espaços públicos e praças na cidade do Rio de Janeiro. Quem descumprir o decreto, poderá pagar uma multa de R$ 566,42. A fiscalização será feita pela Secretaria de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal e Vigilância Sanitária.

Como ficam as praias?

Em relação às praias, o decreto do Rio de Janeiro citou a questão dos banhistas, seja para sol, banho de mar ou exercícios físicos. No entanto,  vendedores ambulantes, barraqueiros e quiosques estão proibidos de funcionar. O decreto de número 48573, publicado na quinta-feira (4/3) no Diário Oficial da cidade.

Avanço da Covid-19 no Rio e no Brasil

Mutação da covid-19 na áfrica do sul
Imagem: reprodução / pixabay

Segundo informou a prefeitura da cidade, a taxa de ocupação de leitos hospitalares está em 75%. Já o número de atendimentos nas redes de urgência e emergência do município para casos de Síndrome Gripal e de SRAG não apresentou queda na média móvel dos últimos 7 dias.

Em relação à nova variante da Covid-19, o estado do Rio já registrou ao todo 25 casos, o que traz um sinal de alerta, já que a P.1 de Manaus pode ser mais letal e é mais contagiosa, segundo aponta os especialistas. O Fiocruz anunciou nesta semana que foram detectadas variantes em 62,7% das amostras coletadas no Rio de Janeiro.

O comunicado publicado pelo Observatório Covid-19 Fiocruz também apontou que "a alta circulação de pessoas e o aumento da propagação do vírus (Sars-Cov-2) tem favorecido o surgimento de ‘variantes de preocupação’ no Brasil". A própria OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou que o Brasil está enfrentandp uma alta de 11% das mortes em decorrência do coronavírus, enquanto no mundo há um recuo de 6%.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes