Vídeo: Tubarão-martelo é visto na Praia da Barra; espécie é perigosa

Animal foi flagrado em praia do Rio de Janeiro

Sol, mar e tubarão! Os banhistas da Praia da Barra, no Rio de Janeiro, foram surpreendidos por uma visita nada amistosa: um tubarão martelo. A espécie é considerada uma das mais perigosas e foi flagrada em águas cariocas no domingo, 18.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra as barbatanas do animal no mar já esvaziado de banhistas, que correram para à areia com medo. As imagens do tubarão na Barra foram registradas pelo fotógrafo Juan Duarte, filho do instrutor de surf Pablo Duarte. No momento, haviam alunos na água, e todos foram retirados do local.

No Brasil, há sete tipos de tubarão-martelo, e alguma deles estão em risco de extinção.

De acordo com o biólogo Marcelo Szpilman, apesar do animal causar medo, são raros os ataques a humanos. “As pessoas não precisam ter medo de ataque, é muito raro isso acontecer. Nos últimos 200 anos, só tivemos 8 incidentes com tubarões no litoral do RJ. Em boa parte do litoral do Brasil o risco é sempre desprezível”, informou.

YouTube video

Viu tubarão no mar? Saiba como se proteger

Veja abaixo algumas orientações práticas para reduzir o risco de ataque de tubarão, com base em recomendações de especialistas e instituições como a Universidade da Flórida e o Instituto Oceanográfico da USP:

  1. Evite nadar ao amanhecer ou entardecer;
  2. Fique longe de áreas com pesca ou lixo orgânico;
  3. Não entre na água com ferimentos abertos;
  4. Evite nadar sozinho;
  5. Retire objetos brilhantes antes de entrar no mar;
  6. Fique atento a placas e alertas locais. Bandeira roxa indica presença do animal;
  7. Prefira águas claras e evite mergulhar em regiões turvas;
  8. Se avistar um, mantenha a calma e saia da água devagar.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes