Quando a onda de calor vai acabar no Brasil?

Diversas regiões do país vivem recordes de temperatura no ano

Uma onda de calor extremo atinge o Brasil nessa semana, a penúltima do mês de setembro, e as temperaturas devem passar dos 40ºC em diversas cidades. O calor no Sudeste e Centro-Oeste, em especial, atingiu novos patamares, com grande parte do país sob alerta de "risco à vida".

Em São Paulo, a semana começou com os termômetros batendo os 35ºC - dá até para esquecer que a cidade é chamada de "Terra da Garoa". Em Campo Grande a segunda-feira marcou 33ºC, um total de 5ºC acima da média, então haja tereré para espantar as altas temperaturas.

Mas até quando vai esse calorão?

Que dia a onda de calor extremo termina?

A previsão indica que a Onda de Calor extremo deve passar pelo Brasil de 18 a 24 de setembro. A partir da próxima segunda-feira, 25, os termômetros podem começar a apresentar um declínio. Vale lembrar que ainda é Inverno e a Primavera só começa no dia 23.

Os estados atingidos são o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará, Tocantins e Paraná. Associados à onda de calor, há previsão de baixos índices de umidade relativa do ar para a maior parte da área de abrangência do aviso.

A onda de calor também elevou os riscos de incêndios, com diversas regiões a receberem classificações de perigo de incêndio “elevadas".

Para quem mora nessas regiões, a orientação é: mantenha-se longe do calor, se puder. Se tiver que sair de casa, evite se expor entre às 10h e 16h, use protetor solar, chapéu e roupas leves, e evite exercícios ou atividades físicas.

Mantenha o seu espaço fresco e conte com a ajuda de bacias de água ou toalhas molhadas dentro da casa.

O que causa uma onda de calor?

As ondas de calor resultam da retenção de ar quente na atmosfera e são um fenômeno climático natural. As ondas de calor estão a aumentar em intensidade e frequência devido às alterações climáticas, resultantes das emissões de gases com efeito de estufa, que retêm o calor durante mais tempo.

Não existe uma definição padrão de calor extremo ou ondas de calor; em vez disso, varia dependendo do que é considerado médio para um determinado local naquela época do ano.

Neste caso, o Inmet explica que o responsável pela situação é uma bolha de ar quente que atua entre o Paraguai e o Centro-Oeste brasileiro - regiões mais afetadas.

 

Onda de calor extremo

Confira: Museu do Ipiranga: ingresso, horários e nova programação

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes