Museu do Ipiranga: ingresso, horários e nova programação
Veja como retirar ingresso gratuito para o Museu do Ipiranga
Museu do Ipiranga em São Paulo está aberto para o público em geral desde setembro, depois de nove anos de portas fechadas. A reabertura oficial foi no dia 7 de setembro, em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil.
Fechado durante quase uma década, o Museu do Ipiranga passou por reforma nos últimos três anos. A obra toda teve um custo de R$ 235 milhões, segundo o g1. Verba que veio dos cofres públicos através da Lei de Incentivo à Cultura, e de iniciativas privadas, além de receber aportes dos governos do Estado e Federal.
Pós-reforma, o Museu do Ipiranga ganhou interatividade em todas as salas, além de explicações históricas e objetos que ficarão ao alcance das mãos do público, que sim, poderá tocar em parte do acervo. Todas as peças também são acompanhadas de descrição em braille, e intérprete de libras nos vídeos exibidos nas telas.
Até o dia 6 de novembro, a visitação ao Museu do Ipiranga será gratuita, no entanto o público precisa agendar datas e horários com antecedência.
Abaixo vamos explicar em detalhes o que é o Museu do Ipiranga, por que ficou tanto tempo fechado, valores de ingresso e como visitá-lo.
+ MASP: conheça a história por trás do maior museu de São Paulo
+ Museu da Língua Portuguesa SP: ingresso, horários e programação
Qual o valor do ingresso para o Museu do Ipiranga?
O Museu do Ipiranga reabriu oficialmente na semana em que se comemora a Independência do Brasil. Depois de ficar nove anos fechado, e passar por uma reforma, o museu terá entrada gratuita o dia 6 de dezembro..
Segundo a Agência Brasil, nos dois primeiros meses de funcionamento, a entrada do Museu do Ipiranga será gratuita. Até o dia 6 de novembro, o público não paga pelo ingresso, mas é preciso agendar com antecedência.
O agendamento para o Museu do Ipiranga pode ser feito pelo próprio site do museu www.museudoipiranga.org.br ou então pela plataforma Sympla.
Toda segunda-feira, às 10h, o Museu do Ipiranga abrirá novos lotes de ingressos para agendamento de terça a domingo.
O Museu do Ipiranga está disponibilizando ingressos para os próximos dias, no entanto, as entradas esgotam rapidamente. Agora, por exemplo, não há como adquirir ingressos.
- Para agendar, você precisa entrar no site www.museudoipiranga.org.br ou então na Plataforma Sympla.
- Pelo site é possível selecionar a data em que se deseja ir, mas atenção, a agenda tem aberto para os próximos três dias.
- Depois de selecionar a data em que se deseja ir, o público deve escolher um dos horários disponíveis que são entre 11h, 12h 13h, 14h e 15h.
Por enquanto o Museu do Ipiranga informou que não vai receber grupos, mas informações podem ser obtidas pelo e-mail:
in**********************@us*.br
.
O Museu do Ipiranga vai funcionar de terça a domingo, das 11h às 17h, e abre também em feriados, de acordo com a programação.
Ainda segundo o site Museu do Ipiranga, a classificação de entrada é livre, e é recomendável o uso de máscara. Não será mais exigida a apresentação do passaporte da vacina.
O guarda-volumes ainda não está operando e o estacionamento dispõe apenas de vagas para idosos e pessoas com deficiência.
MUSEU DO IPIRANGA E PARQUE DA INDEPENDÊNCIA FALTAM POUCOS DIAS DA REABERTURA E VEJA COMO FICOU.
Deixe o seu Like se inscreva e Compartilhe e Ative as Notificações para receber mais vídeos como este! Obras de Restauração do Museu do Ipiranga que teve se reinaugurado em Set/22 no ano das comemorações do bicentenário da independência.
Como visitar o Museu do Ipiranga?
O Museu do Ipiranga está reaberto para visitação desde o dia 8 de setembro. Com entradas gratuita, é preciso apenas agendar o ingresso com antecedência pelo próprio site do museu. No entanto, por se tratar de "novidade", os ingressos estão esgotando rapidamente.
A cada segunda-feira, às 10h de manhã, será disponibilizado no site do Museu do Ipiranga as entradas para os seis dias subsequentes, de terça a domingo.
De acordo com a Folha de São Paulo, na primeira semana de reabertura foram liberados 4 mil ingressos, mil para cada dia de programação.
A assessoria de imprensa informou à Folha que o número de entradas disponibilizadas vai aumentar gradativamente a cada semana. Os lotes serão liberados sempre às segundas, dia em que o museu não abre.
Nos primeiros dias, o Museu do Ipiranga vai funcionar das 11h às 16h, mas a partir da segunda semana, dia 13 de setembro, o museu ficará aberto até 17h.
Até o dia 6 de novembro, a entrada no Museu do Ipiranga é gratuita. No dia 7 já será cobrado o ingresso com valor equivalente aos demais museus, entretanto ainda não foi informada a média de preço. O que se sabe até agora é que haverá um dia por semana de entrada gratuita.
Como chegar ao Museu do Ipiranga
O Museu do Ipiranga fica no Parque da Independência, na Rua dos Patriotas, 100, no Ipiranga, em São Paulo capital. Para chegar até o Parque da Independência, você pode ir de ônibus, trem, metro e carro.
- De ônibus, segundo o Agência Bonifácio, site oficial da programação do Bicentenário, você pode pegar: 217, 314, 4113-10, 4706-10, 478P-10, 5705-10;
- Já de metrô, linha 2;
- E de trem: serviço 170
- Estacionamentos próximos ficam nas ruas: Rua dos Sorocabanos, 257 e Rua Bom Pastor, 327
O que tem no Museu do Ipiranga?
O Museu do Ipiranga reabre com 12 novas exposições, 11 de longa duração e uma mostra temporária. Segundo a Agenda Bonifácio, as exposições se dividem em dois eixos: para entender a sociedade e para entender o museu.
A exposição de curta duração, chamada "Memórias da Independência", ficará aberta pelos próximos quatro meses, tema que casa justamente com a data da reabertura do museu, na Independência do Brasil.
No Museu do Ipiranga estão expostos ainda 3.058 itens que pertence ao acervo, 509 itens de outras coleções e 76 reproduções e fac-símiles. Ainda conforme a Agenda Bonifácio, a maior parte das peças é do século 19 e século 20. Entretanto, há itens ainda mais antigos, do Brasil colonial.
O público poderá conferir pinturas, esculturas, moedas, documentos textuais, fotografias, objetos em tecido e madeira que foram conservados e preparados para fazer parte do novo projeto expográfico.
Veja abaixo todas as novas exposições do Museu do Ipiranga:
- "Uma história do Brasil",
- "Passados Imaginados",
- "Territórios em disputa",
- "Mundos do Trabalho",
- "Casas e coisas",
- "A cidade vista de cima",
- "Para entender o museu",
- "Coletar imagens e objetos",
- "Catalogar moedas e medalhas",
- "Conservar brinquedos",
- "Comunicar louças".
História
O Museu do Ipiranga é especializado em história e cultura material e faz parte da USP (Universidade de São Paulo). O edifício que hoje abriga o Museu do Ipiranga foi construído entre 1885 e 1890 para ser um monumento em comemoração à Independência do Brasil.
Somente a partir de 1894 que o recém-criado Museu do Estado, ou Museu Paulista, foi criado e transferido para a estrutura. Com o tempo, o museu mais antigo de São Paulo se misturou ao monumento da Independência e acabou sendo conhecido como Museu do Ipiranga.
Fechado em 2013, por problemas estruturais, o Museu do Ipiranga recebeu nos últimos três anos reforma, restauração, modernização e ainda ampliação do prédio. Mais de 3 mil peças foram restauradas, entre elas estão 122 pinturas e duas maquetes. O museu tem, no total, 450 mil itens entre objetos e documentos.
É no Museu do Ipiranga que está a pintura de Pedro Américo, o icônico quadro "Independência ou Morte". Ainda conforme o g1, a direção do espaço se preocupou em agregar também objetos dos trabalhadores, não só da elite.
A obra possibilitou a ampliação do Museu do Ipiranga que agora está o dobro do tamanho, com 6,8 mil metros quadrados. A expansão trazida pela reforma integrou uma nova entrada ao Jardim Francês, nova bilheteria, cafeteria, loja, auditório com capacidade de receber 200 pessoas, além de espaço e salas para atendimento e exposições.
O Museu do Ipiranga passa a receber, pela primeira vez, acervos de outros museus.