Desfile de carnaval 2024 SP: ordem das escolas de samba e horários do grupo especial

Desfile ocorre no Anhembi no segundo fim de semana de fevereiro

A Liga das Escolas de Samba de São Paulo divulgou a ordem dos desfile de carnaval paulistano de 2024 para o grupo especial. As apresentações serão nos dias 9 e 10 de fevereiro no Sambódromo do Anhembi.

Desfile de Carnaval do Grupo Especial dia 1

Resumo do cronograma - Sexta-feira, 9 de fevereiro

1 – Camisa Verde e Branco (23h15)

2 – Barroca Zona Sul (00h20)

3 – Dragões da Real (01h25)

4 – Independente (02h30)

5 – Acadêmicos do Tatuapé (03h35)

6 – Mancha Verde (04h40)

7 – Rosas de Ouro (05h45)

O Desfile de Carnaval de SP será aberto pela Camisa Verde e Branco, a partir das 23h15. O samba enredo deste ano da escola de samba é: “Adenla, o Imperador nas terras do Rei”, uma homenagem ao ex-jogador de futebol Adriano Imperador em 2024.

A partir das 00h20, entra a Barroca Zona Sul. O samba enredo da escolha é “Nós nascemos e crescemos no meio de gente bamba. Por isso nós somos a Faculdade do Samba. 50 anos de Barroca Zona Sul”. A agremiação é do Jabaquara.

A escola Dragões da Real entra na avenida à 01h25 com o tema “África — Uma constelação de reis e rainhas”.

A Independente Tricolor surge no desfile de Carnaval de São Paulo a partir 02h30, com o samba enredo: “Agojie, A Lâmina da liberdade!”.

A escola Acadêmicos do Tatuapé entra às 03h35 com o samba enredo: “Mata de São João — Uma joia da Bahia, símbolo de preservação! Entre cantos e tambores. Viva a Mata de São João!”.

A penúltima a entrar no Sambódromo na sexta-feira é a Mancha Verde, a partir das 04h40. A escola da Barra Funda vai apresentar o enredo "Do nosso solo para o mundo".

E quem fecha o primeiro dia do desfile de carnaval em São Paulo é a Rosas de Ouro, que neste ano leva para a avenida uma homenagem aos 70 anos do parque Ibirapuera.

Segundo dia do Desfile de Carnaval do Grupo Especial

Resumo do cronograma de desfiles de Carnaval de SP em 2024 - Sábado, 10 de fevereiro

1 – Vai-Vai (22h30)

2 – Tom Maior (23h35)

3 – Mocidade Alegre (00h40)

4 – Gaviões da Fiel (01h45)

5 – Águia de Ouro (02h50)

6 – Império de Casa Verde (03h55)

7 – Acadêmicos do Tucuruvi (05h)

Os desfiles de sábado começam com a tradição da Vai-Vai a partir das 22h30. A escola preparou o enredo “Capítulo 4, Versículo 3 – Da Rua e do Povo, o Hip Hop: Um Manifesto Paulistano”.

Em seguida é a vez da Tom Maior, prevista para começar a desfilar às 23h35. O samba enredo será “Aysú – uma história de amor”.

A Mocidade Alegre entra no Sambódromo a partir de 00h40. Em 2024, eles levarão o tema “Brasiléia Desvairada”.

A Gaviões da Fiel entra às 01h45, trazendo o enredo Vou Te Levar Pro Infitino.

A Águia de Outro entra na avenida às 02h50 com o tema “Águia de Ouro nas Ondas do rádio”

Império de Casa Verde chega a avenida às 03h55 com o tema “Fafá, a Cabocla Mística em rituais da Floresta”.

Por fim, a Acadêmicos do Tucuruvi apresenta a partir das 05h00 com o samba enredo “Ifá”.

Quais os quesitos das escolas de samba?

Confira quais são os nove quesitos avaliados no desfile de carnaval 2024 SP:

Harmonia: São avaliados o entrosamento do canto dos componentes com o ritmo proposto pela bateria e a clareza na audição do canto de cada uma das alas da escola, em todos os trechos do samba, respeitadas as exceções previstas nas alas especiais (que incluem a Comissão de Frente e os casais de Mestre-Sala e Porta-Bandeira).

Samba-enredo: Ele se divide em dois subquesitos. Em relação à letra, o jurado deve avaliar se ela transmite em versos o enredo proposto pela escola de samba. Já em melodia, deve considerar se ela induz e provoca nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.

Bateria: Analisa a manutenção do ritmo da bateria em harmonia com o samba-enredo, além de aspectos como entrosamento, afinação dos instrumentos, equilíbrio instrumental, precisão rítmica e a ousadia na performance musical, com bossa, paradinha, breque, apagão, convenção e virada.

Enredo: O enredo é a base de tudo. Dessa forma, o jurado deve avaliar se a proposta sequencial do desfile fornecida pela escola de samba foi rigorosamente cumprida e respeitada, assim como se a execução consegue contar a ideia proposta pelo enredo.

Fantasia: Devem ser levados em consideração a uniformidade, que é a apresentação da fantasia conforme a foto que consta na pasta de jurados; o acabamento das vestimentas e a realização das mesmas, se elas apresentam variações diferenciadas de formas, cores e adereços.

Alegoria: Avaliam-se os carros alegóricos e elementos cenográficos através da ideia proposta pela escola de samba, a qualidade de execução das peças e o cuidado e atenção com que eles foram confeccionados.

Mestre-Sala e Porta-Bandeira: São considerados o entrosamento e a postura do casal, assim como a integridade das fantasias que eles usaram.

Comissão de Frente: O jurado deve analisar se alguns cumprimentos obrigatórios foram executados, como o de saudar o público e apresentar a escola de samba. Também são avaliadas as fantasias nesse quesito.

Evolução: De forma geral, julga a maneira como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos, invadir alas ou correr para cumprir o tempo do desfile.

Aproveite e conheça a história da origem do Carnaval.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes