Greve Metrô SP foi adiada para dia 25 de maio; entenda a situação

Categoria reivindica reajuste salarial, contratação de mais funcionários e isonomia salarial

O Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo adiou a greve da categoria para o dia 25 de maio. Anteriormente, o movimento havia determinado que a paralisação ocorresse na quarta-feira, dia 18. Saiba mais sobre a situação da greve do metrô SP.

Vai ter greve Metrô SP?

No dia 17 de maio, foi decidido o adiamento da greve do metrô SP para o dia 25 do mês. O anúncio foi feito pelo Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo, que representa a categoria. A princípio a paralisação estava determinada para o dia 18 de maio, mas, de acordo com a organização, a categoria aceitou a Cláusula de Paz orientada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Assim, fica mantido o estado de greve e haverá nova audiência de conciliação no dia 24, às 18h, tendo como pauta a paralisação do dia 25.

O documento publicado pelo sindicato informa que a proposta encaminhada pela direção do Metrô foi considerada insuficiente, por não atender a reivindicação da categoria. A sugestão enviada inclui questões como a de acabar com a contratação de funcionários por salários abaixo do piso salarial da categoria, mas não aceita o reajuste de 12,26% e nem o pagamento das PRs (Participação nos Resultados) de 2020, 2021 e 2022. Além disso, também foi negada a reintegração dos demitidos de 2019 e os desligados por aposentadoria especial em 2020.

Diante desse cenário, a determinação é que a categoria continue a mobilização, por meio de atos como, por exemplo, o de não utilizar o uniforme durante o período de trabalho. Além disso, também vão procurar dar continuidade às negociações para que as propostas da empresa sejam melhoradas. Se for, de fato, mantida a greve para o dia 25, as linhas que serão afetadas são linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata, já que as demais são operadas pela iniciativa privada.

Leia também sobre o rodízio de carros SP

Pautas reivindicadas

As principais reivindicações para a deliberação da greve do metrô SP são o reajuste e a isonomia salarial, pagamento das PRs e a contratação de mais trabalhadores em todas as áreas da empresa. De acordo com o sindicato, há muitos casos em que funcionários exercem a mesma função mas ganham salários diferentes. Diante disso, a categoria exige a equiparação salarial, em que a empresa responsável forneça o mesmo piso e o mesmo teto de pagamento para trabalhadores em cargos iguais.

Eles também afirmam que a falta de trabalhadores coloca em risco usuários e funcionários do metrô, em que falhas e acidentes acabam se tornando mais propensos. Além dessas questões, os metroviários e metroviárias defendem o metrô público e estatal, concurso público para contratação de funcionários em todos os setores e repudiam o fechamento das bilheterias.

Leia também: Qual o recorde de frio em São Paulo? Veja menores temperaturas

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes