MASP: conheça a história por trás do maior museu de São Paulo

O MASP é, sem dúvida, um dos maiores museus do país. Virou cartão postal de SP e abriga mais de 11 mil obras em seu acervo.

Um museu na maior cidade do país que tinha como mote, aliar o tudo de mais moderno da arte mundial ao crescimento econômico da época. Assim é a definição da criação do Museu de Arte de São Paulo. O ano de 1947 data a fundação do museu que vive sem fins lucrativos e que se tornou o cartão postal da capital paulista. Conheça a história do MASP. 

História do MASP: Chatô, Pietro e Lina Bo Bardi

A ideia central partiu do jornalista Assis Chateaubriand (1892-1968), conhecido como Chatô e do crítico de arte italiano Pietro Maria Bardi (1900-1999), que foi quem escolheu pessoalmente o acervo das primeiras obras expostas no museu, selecionadas na Europa pós-guerra.

O projeto arquitetônico é de responsabilidade de Lina Bo Bardi (1914-1992). Entre o projeto e a execução, o Masp levou 12 anos para ser finalizado. Hoje em dia ele é considerado um museu referência do país.

O começo do MASP

O museu foi inaugurado, primeiramente, na rua 7 de Abril, no coração do centro de São Paulo. No centro, o museu ocupou o segundo andar do edifício dos Diários Associados - o império jornalístico de Chatô. Lá funcionavam 34 jornais, 36 emissoras de rádio, editora, a revista O Cruzeiro e mais tarde, 18 estações de televisão, incluindo a TV Tupi.

A estrutura inicial previa espaços para exposições periódicas e didáticas, mas contava ainda com uma área singela que totalizava cerca de mil metros quadrados. Somente em 1968 foi transferido para a Avenida Paulista, após a prefeitura doar o terreno para a instalação da nova sede.

Antes de ter essa aparência – concreto e vermelho nas laterais, que virou, sem dúvida, o cartão postal de São Paulo, o Masp passou por algumas alterações, obviamente sem perder a essência original do projeto.

Localizado hoje nas adjacências do Trianon, o Masp teve papel fundamental na criação do setor financeiro da cidade de São Paulo, uma vez que, na década de 50/60, a Paulista passou por intensa verticalização e mudava, paulatinamente, um centro comercial, financeiro e cultural de SP.

Projeto arquitetônico

Masp: um pouco de história cultural do maior museu de sp
Construção do prédio na avenida paulista (foto: divulgação)

Icônica, Lina Bo Bardi aceitou o desafio de fazer um projeto expográfico, que mesmo com superfícies ásperas, teria de trazer leveza, transparência e suspensão. O ‘vão do Masp’ também não é em vão. Assim que a prefeitura da época realizou a doação do terreno, um dos argumentos para tal, estava em preservar a vista panorâmica que se tem da Avenida Nove de Julho e da Serra da Cantareira. Por isso, a área aberta na entrada do museu, que além de ter 70 metros de extensão, abrigou e ainda acolhe diferentes manifestações artísticas e políticas ate hoje.

Acervo do museu

O Masp reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, conteúdos audiovisual, vestuário de diversos períodos da história e traz a quem visita, produções europeias, africanas, asiáticas e das Américas.

Fazem parte do acervo do Masp as obras:

  • Rosa e azul – As meninas Cahen d'Anvers, – Pierre-Auguste Renoir, 1881.
  • O Escolar (O Filho do Carteiro ou ainda Gamin au Képi) – Vincent van Gogh, 1888.
  • Lavrador de Café – Candido Portinari, 1934.
  • As Maravilhas da Natureza – René Magritte, 1953.
  • Curiosidades

Cavaletes suspensos

Cavaletes suspensos criados por lina bo bardi, inspirados nos museus da europa.
Cavaletes suspensos criados por lina bo bardi, inspirados nos museus da europa (foto: divulgação)

Ao visitar o Masp é possível conferir os cavaletes de cristal aparados apenas pelo concreto do teto, do segundo andar do edifício. A ideia partiu de Lina, que traz ao Brasil, já naquela época, o tradicional modelo de museu europeu, no qual o espectador é levado a seguir uma narrativa linear das obras nas salas através de um espaço límpido e fluido.

Essa expografia suspensa e transparente permite ao público um convívio mais próximo com o acervo uma vez que ele pode escolher o seu percurso entre as obras, contorná-las e visualizar o seu verso, legendas e molduras, ou seja, a obra como um todo.

Visita da Rainha Elizabeth II

Rainha elizabeth ii esteve no brasil para a inauguração do museu na paulista
Rainha elizabeth ii esteve no brasil para a inauguração do museu na paulista (foto: divulgação)

Considerado um evento de proporções gigantescas, a inauguração do Masp na Avenida Paulista foi, literalmente, digno de realeza. Isso porque a rainha da Inglaterra, Elizabeth II veio especialmente para o evento. Por conta de sua presença, a Avenida Paulista acabou congestionada atrasou o início das comemorações.

Como visitar o Masp?

O Masp fica na Avenida Paulista, n° 1.578. O acesso até o local pode ser através da linha verde do Metrô SP pela Estação Trianon-MASP, de ônibus (qualquer um que passe pela Avenida Paulista, de bike – há um biciletário disponível atrás da bilheteria, de carro – uma dica é procurar um estacionamento próximo ou apé pra quem mora ou está hospedado no centro de São Paulo.

Horários

  • Terça-feira: 10h às 20h (entrada gratuita)
  • Quarta, quinta e sexta-feira: 13h às 19h
  • Sábado e Domingo: 10h às 18h

Vale lembrar que às terças a entrada é gratuita mediante reserva online de ingressos através do site do museu. Os ingressos custam em média R$ 45 a inteira. Estudantes, professor e idosos pagam meia.

Conheça 11 praias para crianças no Litoral Norte de SP

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes