Revolução de 1932: dia 9 de julho de 2023 é feriado mesmo?

Veja a lista de feriados até o fim do ano

O Dia 9 de julho, que marca a Revolução Constitucionalista de 1932, é uma importante celebração para o estado de São Paulo. Mas a data é feriado ou ponto facultativo?

Dia 9 de julho é feriado?

O dia 9 de julho feriado estadual em São Paulo, em comemoração à Revolução Constitucionalista de 1932. Neste ano, no entanto, a data vai cair em um domingo.

A data é celebrada apenas em SP e, por isso, as atividades das cidades paulistas podem sofrer alteração, como no horário de funcionamento de bancos, correios, transporte coletivo, órgãos públicos e comércio. No mercado financeiro, não haverá pregão na Bolsa de valores, B3.

Já o próximo feriado nacional vai demorar um pouco mais, só dia 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Em 2023, a data vai cair em uma sexta-feira.

Próximos feriados nacionais em 2023

De acordo com a portaria lançada pelo Ministério da Economia em dezembro do ano passado, neste ano ainda há 5 feriados nacionais até o fim do ano.

7 de setembro: Independência do Brasil (feriado nacional);
12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
2 de novembro: Finados (feriado nacional);
15 de novembro: Proclamação da República (feriado nacional);
25 de dezembro: Natal (feriado nacional).

>> Quem recebe o salário mínimo paulista em 2023?

O que foi a Revolução de 1932?

Comemorado no Estado de São Paulo, o feriado de 9 de Julho relembra a Revolução Constitucionalista de 1932, que tentou derrubar o então presidente Getúlio Vargas, e é considerada a data magna do Estado.

O feriado comemora o início da Revolução Constitucionalista, quando o Estado de São Paulo organizou um levante para derrubar o governo de Getúlio Vargas .

A Revolução, episódio que também foi chamado de "Guerra Paulista", é considerado o mais importante movimento ocorrido em São Paulo e o último grande combate armado do Brasil.

São Paulo não ganhou o combate mas as conquistas, obtidas dois anos depois, foram fundamentais para o País: em maio de 1933 foram marcadas as eleições para a Assembléia Constituinte. Em 1934, Getúlio Vargas promulga a Constituição Brasileira, o povo passa a ter direito ao voto, inclusive as mulheres, que até então eram excluídas.

Desde 1968, quando foi construída em frente ao Parque do Ibirapuera, a sede do Parlamento Paulista tem o nome de Palácio 9 de julho, em memória à Revolução.

Ela é localizada ao lado do obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, ou Obelisco do Ibirapuera, que é um monumento construído em homenagem aos estudantes e soldados mortos na Revolução. Ele abriga os corpos dos estudantes do MMDC e de outros 713 ex-combatentes. É um patrimônio histórico tombado por conselhos estaduais.

>> melhores festas juninas em São Paulo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes