Vacinação em SP para idosos de 80 a 84 é adiantada para 1º de março

A vacinação dos idosos de 85 a 89 vai acontecer na próxima sexta-feira (12/02) em todo o estado de SP. Já para o público de 80 a 84 anos poderá ser vacinado no dia 1º de março. O plano de imunização foi antecipado por conta da produção de novas doses da CoronaVac, do Instituto Butantan.

O governo de São Paulo anunciou que a vacinação para os idosos de 80 a 84 anos em todo o estado de SP começará a partir do dia 1º de março. A imunização do grupo vai acontecer mais cedo do que o esperado. Isso porque o governo antecipou o plano de imunização dos idosos de 85 a 89 anos, que começa já na sexta-feira, 12 de fevereiro.

Essa foi a segunda vez que o calendário de vacinação de São Paulo foi antecipado em menos de duas semanas. Os idosos acima de 90 anos também tiveram a data adiantada para o dia 5 de fevereiro, na semana passada. As datas podem variar de cidade para cidade, já que os municípios têm autonomia para antecipar datas de cada etapa conforme o andamento da vacinação e a disponibilidade de doses.

Porque a vacinação dos idosos em SP foi antecipada?

Imagem mostra plano de vacinação em sp para idosos
(foto: governo do estado de são paulo/divulgação)

A alteração do plano de vacinação em SP acontece em paralelo com o aumento de produção da vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac. De acordo com Dimas Covas, diretor do Butantan, desde domingo, 7 de fevereiro, a fabricação de vacinas aumentou com a chegada de novos lotes de insumos.

Ainda segundo Covas, o instituto está produzindo um pouco mais de 600 mil doses por dia, o equivalente  8,6 milhões de doses desde o dia 3 de fevereiro. O governo do estado, por sua vez, já havia anunciado a compra de 20 milhões de doses extras do imunizante, que se somam a outras 100 milhões com as compradas pelo Ministério da Saúde.

Até o momento, segundo o "vacinômetro" idealizado por João Doria, mais de um milhão de pessoas já foram vacinadas somente no estado de São Paulo.

Previsão do governo

Segundo divulgou João Doria nesta quarta-feira, 9 de fevereiro, a imunização do grupo de 85 a 89 anos deve proteger cerca de 309 mil idosos, enquanto a próxima faixa etária (80 - 84) deve imunizar 563 mil pessoas.

Vacinação na capital

No último dia 9 de fevereiro, os profissionais da saúde autônomos a partir de 70 anos começaram a ser vacinados. A previsão é que até sexta-feira, dia 12, serão vacinados os profissionais a partir de 60 anos.

No momento a capital paulista conta com 5 pontos de vacinação com sistema de drive-thru para os idosos acima de 90 anos. A ação conjunta do governo do estado e da prefeitura de São Paulo foi feita para garantir o conforto e segurança do grupo de risco.

Pontos de vacinação drive-thru em SP

  • Estádio do Pacaembu (Praça Charles Miller) – zona central de SP
  • Arena Corinthians Itaquera – zona leste de SP
  • Igreja Boas Novas – zona leste de SP
  • Anhembi – zona norte de SP
  • Autódromo de Interlagos – zona sul de SP

Além destes citados, 468 unidades básicas de saúde da cidade e quatro centros escolares do município vão oferecer vacinação. A recomendação é que o idoso consulte a UBS mais próxima a sua residência para efetuar o agendamento, que também pode ser feito através do site Vacina Já.

Pré-cadastro no site ‘Vacina Já’

O governo do estado orienta que os idosos se cadastrem no site da campanha de vacinação contra a Covid-19, “Vacina Já”. O pré-cadastro pode economizar 90% do tempo de atendimento para a imunização, segundo informações do próprio governo.  O formulário leva cerca de um minuto para ser preenchido.

Quem não optar pelo cadastro no site não deixará de ser vacinado. É possível se cadastra presencialmente, entretanto, não é recomendado pelo governo, já que a coleta de informações pode levar cerca de 10 minutos além de gerar aglomerações nos postos de atendimento.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes