Vai ter rodízio na Sexta-feira Santa em São Paulo? Veja programação

Confira abaixo se vai ter rodízio na Sexta-feira Santa em São Paulo.

A cidade de São Paulo realiza, desde 1997, o sistema de rodízio de veículos como uma forma de controlar o trânsito nas vias da capital durante os horários de pico. A legislação municipal especifica em quais dias e horários determinados automóveis podem circular de acordo com o final de sua placa, valendo de segunda a sexta-feira. Confira abaixo se vai ter rodízio na Sexta-feira Santa em São Paulo.

Tem rodízio na Sexta-feira Santa em São Paulo?

A legislação da capital paulista determina que o rodízio de veículos seja realizado de segunda a sexta-feira, com exceção dos feriados. Dessa forma, apesar de cair durante a semana, não vai ter rodízio na Sexta-feira Santa. Em 2022, o feriado nacional será celebrado no dia 15 de abril, e também é conhecido como Paixão de Cristo, tendo como principal objetivo comemorar a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A Prefeitura de SP informou que o rodízio municipal também vai estar suspenso para carros na sexta-feira do dia 22 do mesmo mês, em função do feriado prolongado de Tiradentes, que acontece no dia 21.

O rodízio municipal de veículos em São Paulo foi criado com o objetivo de melhorar as condições do trânsito, por meio da redução do número de veículos em circulação nas vias públicas da capital. O sistema funciona de segunda a sexta, das 7h às 10h e das 17h às 20h, com base no dígito final da placa do veículo e dia da semana.

Ou seja, em cada dia da semana, determinados veículos não podem circular de acordo com o número final de sua placa especificado. A única exceção são os feriados, por isso não vai ter rodízio na Sexta-feira Santa. Os carros com placas de outros municípios também precisam respeitar o rodízio de veículos, e o não cumprimento da medida por qualquer motorista resulta em uma infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.

Como funciona o rodízio em São Paulo

Placas final 1 e 2 – rodízio na segunda-feira funciona das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Placas final 3 e 4 – rodízio na terça-feira funciona das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Placas final 5 e 6 – rodízio na quarta-feira funciona das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Placas final 7 e 8 – rodízio na quinta-feira funciona das 7h às 10h e das 17h às 20h.
Placas final 9 e 0 – rodízio na sexta-feira funciona das 7h às 10h e das 17h às 20h.

O Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores no Município de São Paulo é válido apenas na área do Centro Expandido da cidade, que é delimitada pelas vias do minianel viário. A região compreende os bairros que estão em volta do centro histórico, como, por exemplo, Liberdade, Consolação, Bom Retiro, Brás, Mooca, Lapa, Vila Leopoldina, Barra Funda, Pinheiros, Vila Mariana, Saúde, Moema e Ipiranga. Para melhor visualização, o mapa do Centro Expandido pode ser acessado no site da Prefeitura de SP.

No entanto, há alguns veículos que são excepcionados do rodízio municipal, como é o caso dos transportes coletivos e de lotação, motocicletas, táxis, transporte escolar, correios, coleta de lixo, veículos conduzidos por ou que transportem pessoas com deficiência, entre outros. Os que se enquadram nesses parâmetros, especificados no artigo 3º, Capítulo 2 do Decreto 58.584/18, precisam cadastrar seus veículos no site da Secretaria de Mobilidade e Trânsito da Prefeitura de São Paulo. Ao acessar, basta selecionar, no menu do lado esquerdo da tela, o link Isenção de Rodízio, na seção Autorizações Especiais. Com o cadastro feito, os proprietários dos veículos isentos vão ter a placa identificada, evitando cometer uma infração e ficar sujeito a multa.

Leia também: Por que não pode comer carne na Sexta-Feira Santa? Entenda

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes