São Paulo tem inscrição aberta para a xepa da vacina infantil

Estado de SP quer evitar desperdício e crianças sem comorbidades podem ser vacinadas com doses remanescentes

A vacinação infantil contra a Covid-19 começou em todo o país para crianças com idades entre 5 e 11 anos. O calendário segue um esquema de escalonamento, assim como ocorreu com a vacinação de adultos e, por isso, primeiramente serão vacinados os pequenos com comorbidades, deficiência, os indígenas e os quilombolas. Na cidade de São Paulo, as crianças que não fazem parte dos grupos prioritários podem se inscrever na xepa da vacina infantil. Saiba como funciona.

Como fazer inscrição para a xepa da vacina infantil em São Paulo?

A prefeitura da capital paulista liberou a inscrição para a xepa da vacina infantil na cidade com o objetivo de que nenhuma dose sobre ao final do expediente diário. Isso porque não é possível prever quantas crianças irão aos postos de vacinação e, para evitar desperdícios, os responsáveis pelas crianças que não têm comorbidades ou deficiências podem entrar para a fila de espera.

Segundo instruções da Secretaria de Saúde de SP, cada unidade deve organizar a xepa com crianças que moram ou estudam na área de abrangência. Para isso, um adulto responsável deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da casa ou da escola onde a criança está matriculada com um comprovante de residência ou matrícula e fornecer um telefone de contato.

Quem tem disponibilidade, pode procurar o posto de vacinação no fim do expediente e verificar se há vacinas disponíveis para quem não tem comorbidades. Cada frasco do imunizante pediátrico da Pfizer tem dez doses e elas devem ser utilizadas em até 12 horas após a abertura da embalagem. Por isso, é possível que, ao final do dia, haja doses remanescentes. No caso da lista de espera, se isso acontecer, os agentes de saúde entram em contato para comunicar o responsável, a fim de que ele leve o pequeno para ser vacinado.

Carteirinha digital de vacinação

Xepa vacina infantil
Poupatempo disponibiliza carteirinha digital. Imagem: reprodução/governo do estado de sp

Com o início da vacinação infantil no estado de São Paulo, o Poupatempo está disponibilizando a versão digital da carteirinha infantil. Para ter acesso, os responsáveis devem fazer o cadastro do menor nos canais digitais do Poupatempo (aplicativo ou site), fornecendo o CPF da criança.

Esse documento traz informações sobre doses, datas, quem foi o profissional que aplicou a vacina, registro do local e dados do fabricante e do lote do imunizante. Além disso, é possível fazer a impressão da carteirinha e ter acesso a um QR Code que comprova a vacinação.

No estado, também é possível fazer o pré-cadastro das crianças para agilizar o processo. Para isso, basta acessar o site Vacina Já e preencher um formulário. Segundo o governo, a previsão é de que as 4,3 milhões de crianças que vivem no estado de São Paulo recebam pelo menos a primeira dose em até três semanas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes