Aposentados e pensionistas não terão 13º ou 14º salário em dezembro

O benefício foi pago em duas parcelas com antecipação dos pagamentos em decorrência da pandemia de covid-19

Aposentados e pensionistas do INSS não receberão o 13º salário em dezembro. O pagamento não deve acontecer nesse mês porque o benefício já foi pago em duas parcelas no primeiro semestre deste ano, com antecipação dos pagamentos em decorrência da pandemia de covid-19, segundo informações do INSS. Dessa forma, não terão parcelas extras neste final de ano. Além disso, muitos estavam com esperanças da liberação do 14º salário, projeto de lei que segue no Senado, mas não deve ser aprovado ainda em 2020.

 

13º salário do INSS

A primeira parcela do 13º salário para aposentados e pensionistas, que geralmente é paga em julho, teve pagamento entre abril e maio. A segunda, geralmente paga em dezembro, passou para maio e junho. O calendário de recebimento foi dividido conforme o número final do benefício. Ao passo que, primeiro receberam aqueles que ganham até R$ 1045, valor equivalente a um salário mínimo.

A antecipação foi prevista como parte das políticas emergenciais para conter os efeitos da crise e injetar mais recursos na economia. Com caráter emergencial, não terá continuidade em 2021. No ano seguinte, as duas parcelas devem ser pagas normalmente, uma entre o fim de agosto e o início de setembro e a outra em novembro ou dezembro.

 

Andamento do 14º salário

O debate sobre o 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS segue no Senado. O Projeto de Lei nº 3.657, de julho de 2020, sugere que um pagamento extra pode injetar até R$ 42 bilhões na economia, sobretudo no comércio local. Segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, não há estudos sobre o pagamento extra. Contudo, o  projeto avançou a tramitação no Congresso Nacional, mas depende de outros fatores para ter a aprovação.

Sendo assim, a PL ainda entrará em votação no plenário. Portanto, caso avaliado e aprovado, seguirá para a câmara dos Deputados e passará por votação simples pela maioria dos votos. Em seguida, o projeto de lei passará para a avaliação do Presidente da República, que decidirá sobre o veto ou sancionamento da lei.

 

Leia também:

Primeira parte do 13º salário deve ser paga até segunda-feira

Saiba como calcular o valor do 13º salário para 2020

Você pode gostar também
107 Comentários
  1. Avatar de josé damião de pádua
    José Damião de Pádua Diz

    Os aposentados tem que ter este décimo 14 porque eles sempre contribui agora teve gente que nunca contribui e teve este benefício

  2. Avatar de joão dalberto franco
    João Dalberto Franco Diz

    Aposentados e pensionistas nós somos 35 milhões de votos o ano 2022 está pertinho as urnas estão aí é nossa chance é nossa oportunidade de mudar e esses políticos não reeleger nenhum que está aí desde o poder executivo senhor presidente até o mais baixo aí dentro nós temos poder para fazer isso vamos se mobilizar falta dois anos pela frente vamos se reunir nas redes sociais e vamos fazer isso nós temos força para isso vocês acham como o presidente foi eleito a campanha dele foi nas redes sociais 35 milhões de votos foi odos aposentados nós temos condicões de mudar isso. Nós temos que escolher entre os aposentados 1 com bom nível cultural para se candidatar em 2022 para nós escolher como presidente do Brasil um do nosso time dos aposentados idosos e nós temos que colocar lá no executivo para que faça pelos Aposentados e pensionista vamos fazer isso vamos se mobilizar todos temos dois anos pela frente vamos em frente. o aposentado para o governo é melhor morto é menos um
    Curtir · Responder · Excluir · 1 min

  3. Avatar de clelio augusto vicente
    Clelio Augusto Vicente Diz

    O dia em que aposentado (a), pensionista e BPC, aprender o poder do voto de +35.000.000 milhões fazem a diferença….

  4. Avatar de nina
    Nina Diz

    Esses ladrões só esquecem que somos milhões e nas urnas daremos a resposta,Sr Rodrigo Maia,Jair Bolsonaro…estamos aguardando as próximas eleições.

  5. Avatar de meirelles
    Meirelles Diz

    É de deixar todos os aposentados do INSS, muito triste, indignado, frustado e sem saber o que fazer, num mês que sempre comemorou mesmo com simplicidade, mas, não deixou de passar em branco.
    Não tem problema não, estamos acostumados a passar aperto.
    Tem muito mais, o Senhor para nos dar, do que o outro para tirar.
    Desejo aos politicos que não entenderam a nossa necessidade, muita saúde, prosperidade, felicidades, paz , amor e muita sabedoria.
    Enfim, a corda sempre estoura, no mais fraco.
    Vamos passar por mais essa prova.
    DEUS, da o frio conforme o cobertor.

  6. Avatar de maria das gracas ferreira de souxa

    O governo paga tantos auxilios para quem nunca trabalhou, mas quando chega a hora de ajudar os aposentados nao tem recursos. Quanta hipocrisia.

  7. Avatar de angela
    Angela Diz

    Para que nunca trabalhou, não gosta de trabalhar,o projeto de lei foi aprovado rapidinho,o auxilio emergencial tá sendo pago p quem nunca trabalhou mas p quem realmente precisa, demora esse tempo todo,esse é o Brasil q merecemos?

  8. Avatar de derli
    Derli Diz

    O interessante é que para aumentarem os próprios salários é numa velocidade,pensaram já aumentou e prá ajudar quem realmente trabalha ou trabalhou nesse país passam de um pra outro e o tempo vai passando e o trabalhador fica a ver navios polícia corja de sem vergonhas, prá ele nunca falta dinheiro prós aumentos dos miseráveis, ganham pouco os coitados queria ver eles se virarem com o salário mínimo , pagando o aluguel do próprio bolso, transporte, alimentação, más não além dos altos salários prá não fazerem nada,a não criar barriga o povo ainda banca moradia e alimentação prós urubus!

  9. Avatar de auvard
    Auvard Diz

    Se não tiver o 14 salário para os aposentados não tem Natal e não tem Festas de Fim de Ano. É simples assim

  10. Avatar de rogeria
    Rogeria Diz

    Se tem auxílio emergencial . Deveria ter o 14 para o aposentado e pensionista.

  11. Avatar de mara santos
    Mara santos Diz

    Verdade, não terão nem festa e nem dinheiro pra nada, o governo pensou em todos menos nos aposentados. Triste

  12. Avatar de leo
    Leo Diz

    Uma vergonha para o desgoverno uma piada de mau gosto e uma falta muito grande no natal dos pensionistas e aposentados vai faltar comida principalmente na mesa de natal não vai ter natal só isso.

  13. Avatar de leo
    Leo Diz

    A preocupação do desgoverno é só com o bolsa família devem está embolsando toneladas de dinheiro pra tanto interesse em dar até décimo terceiro.

  14. Avatar de maria do carmo
    Maria do Carmo Diz

    Eu só queria entender como o Auxílio Emergencial resolveram rapidinho e até terá prorrogação… E o 14. dos pobres Aposentados, terá que ser aprovado por vários órgãos superiores. Vejo a olho nú aqui em minha cidade de Minas Gerais…uma “corja de vagabundos” gastando com bobeiras e ainda dizendo: Titio Bolsonaro tá pagando… Realmente é muito revoltante presenciar tal situação. Tem pessoas que “NUNCA” souberam o que é trabalhar duro e na maior facilidade recebe este ” Auxílio Vagabundagem”, sim, há exceções, mas, na maioria dos casos estão criando verdadeiros VAGABUNDOS…Pois, compram cervejas, carnes e diversas bebidas. Enquanto os Pobres Aposentados, aguardam até morrer pela aprovação do 14 salário. Sendo estes sim, merecedores de serem vistos a bons olhos. Por favor, REVEJAM detalhadamente quem está recebendo tal Auxílio Emergencial, pois, a maioria das pessoas que aqui de Minas Gerais recebem tem moradia, carro, motos e principalmente “terras a perderem de vista” Sinceramente estou revoltadissima… Obrigada..Estou falando pelos APOSENTADOS e PENSIONISTAS, muito embora não faço parte de ambos lados. Espero que os devidos tomem as devidas providências… isso é praticamente um CRIME…

  15. Avatar de angelica
    Angelica Diz

    Se não tem o 14° salário para aposentados a economia irá sentir muito a falta.
    Simplesmente não se entra em loja, não se compra nem uma agulha.
    O empresário irá amargar…

  16. Avatar de maria celia de faria pessoa
    Maria Celia de Faria Pessoa Diz

    Então não foi aprovado porque era para o povo, se fosse para eles , já teria sido aprovado desde o dia que foi lançada a Lei

  17. Avatar de zuleica aparecida dos santos e silva
    Zuleica Aparecida dos Santos e silva Diz

    Bom nem é quedtao de festas em fim de ano ,esse ano nem tem.o que comemorar e natal e ano novo é pra fazer festa e pra agradecer ,rezar , agradecendo pelas gracas de Deus em nossas vidas ,pensar e compartilhar com o.proximo.Os aposentados merecem essem14 salario,nao tiveram auxilio nenhum do governo e muitos usam esse dinheirinho extra,pra vestir ,comprar calçados ,fazem isso uma vez no ano com a entrada desse dinheiro.sem falar na dificuldades que estam tendo em comprar seus medicamentos,porque não há mais ,dinheiro circulando no pais,e os precos das coisas elevaram ,principalmente do.principal que precisamos da cesta básica,e agora vem aí aumento de energia eletrica,tudo aumentando e eles sao muitos lesados,porque o valor da aposentadoria que recebem não cpete com esses aumentos e eles tem ficsdo cada vez mais em dificuldades.
    Que o Senhores politicos possam entender isso e liberar esse 14 pra eles com urgencia.
    Não é questão de avaliar financias publica , é questao de humanismo.se o governo nao continuar ajudando com o auxilionemegencial que ele libera pros brasileiro,mas retorna aos cofres publicos da união e o 14 salario para os aposentados.Teremos um 2021 muito mais dificil.que 2020,porque já há muita situacao de pobreza no pais,principalmente agora com a redução do auxilopra 300,00 muito mais pobreza haverá.porqueo povo nao tem ainda como sobreviver e quem esta empregado ainda ,nao podera contar com iso por muito.tempo.sem dinheiro circulando no comercios ,empresas não vão aguentar se sustentar por.muito tempo.ainda que.muitos estam pegando emprestimos pra tentar se sustentar.Espero que haja bom senso por parte do.presidente.e que perceba que é necessario essa ajuda aos brasileiros e que tudo.que é pago retorna aos cofres da união.porque esse dinheiro é que esta dando.o.poder de compras a milhoes de brasileiros ,sem ele.2021 sera um desastre total na economia.

  18. Avatar de paola
    Paola Diz

    Enquanto isso o governo paga o auxílio “emergencial ” pra maioria vagabundos que nunca trabalhou e faz uso desse dinheiro pra drogas e incentiva mulheres arrumar mais e mais filhos pra receber maior valor no bolsa família. Porque o governo não faz campanha severa do planejamento familiar? Isso eu não escuto falar. Porque o governo não divulga milhares de vagas de emprego disponível que não encontra pessoas pra ocupar o cargo por falta de candidato? Dinheiro no mole é fácil. Enquanto isso os aposentados que são merecedores porque TRABALHARAM A VIDA TODA e merecem essa ajuda do 14° salário sendo que não tem culpa de terem adiantado o dinheiro pra benefício da economia. Faça me um favor Brasil, país de lixo

  19. Avatar de josé mendes
    José Mendes Diz

    O 13 já foi pago aos aposentados!!
    Auxílio emergencial é outra coisa, muitas famílias dependem dessa renda!
    Não podemos ficar alimentando esses projetos, se sair o pagtº beleza, ótimo, mais o governo federal está em dia com os aposentados e pensionistas!!!
    OBS: SOU APOSENTADO

  20. Avatar de sandra
    Sandra Diz

    Só Jesus na causa.Todos ?nos esperando o 14 e agora ?Nada.

  21. Avatar de ivete
    Ivete Diz

    É uma vergonha! Pagou e ainda paga auxilio emergencial para tanta gente que nem sequer nunca havia trabalhado na vida, até marginal recebeu. E os aposentados que contribuiram a vida toda, não receberam ajuda nenhuma, só tiveram a antecipação do 13° salário que já era seu direito, nenhum centavo mais. 😠

  22. Avatar de laura
    Laura Diz

    Mas o aumento do salário desses políticos é decidido em 1 noite ( e não é pouco).

  23. Avatar de alfredo martins
    Alfredo Martins Diz

    Mais se fosse para os deputados e senadores ja esta aprovado 😡😡😡😡😡😡😡😡😡😡🃏

  24. Avatar de josi santos
    JOSI SANTOS Diz

    O pagamento do 14° Salário aos Aposentados, é garantia certa e verdadeira do aquecimento da economia, até porque todo e qualquer dinheiro que chega às mãos de todos os Brasileiros, volta para os Bolsos do Governo.

  25. Avatar de marileide
    Marileide Diz

    Bom dia
    O décimo terceiro já foi pago , sou aposentada e estou satisfeita.
    Precisamos de menos egoísmo e mais generosidade.

  26. Avatar de maria sebastiana pois é agora auxílio emergencial muitas pessoas defendem tem continuar imprensa
    Maria Sebastiana pois é agora auxílio emergencial muitas pessoas defendem tem continuar imprensa Diz

    Se imprensa tivesse dado tanto destaque pró décimo quarto como fizeram fazem com auxílio emergencial ficaria mais fácil fazer que problema nosso aposentados pensionistas

  27. Avatar de cleuza
    Cleuza Diz

    É inacreditável ver que a maioria da população recebeu auxílio emergência, muitos sem merecer. Ou precisar, alguns debocharam da facilidade com q receberam, e nós aposentados assistimos a inflação definhar com nosso direito adquirido, no supermercado principalmente e ficamos a ver navios. Votamos num governo que não enxerga os aposentados que precisam ganhar um salário digno dos seus 30 anos de contribuição e que nesse momento nem com o SUS podemos contar se não estivermos c Covid e precisamos recorrer ao particular sob a pena de ter que contrair empréstimo. Na verdade, o aposentado Mãe e o mesmo o mais do valor do Auxílio emergencial,pois já contribuiu muito com o Brasil com o seu trabalho e muitos, só não continuam trabalhando porque não são aceitos no mercado de trabalho, ou seja: nos tornamos produtos descartáveis e fomos discriminados por aqueles que elegemos, certamente, o benefício mensal TOTALMENTE desnecessário p quem já e muito bem pago com o dinheiro do povo, daria p ajudar Boa parte dos que menos de 2000, 00 p mês., agradeço por publicarem esse sentimento de exclusão dos aposentados. Obrigada

  28. Avatar de luis miranda
    Luis Miranda Diz

    SE FOSSE ALGO EM FAVOR DOS POLÍTICOS JA TINHA SIDO APROVADO…SENADO JA APROVOU A P.L SOBRE O DESCONTO DOS EMPRÉSTIMOS NO SALARIO DOS APOSENTADOS DE NÃO DESCONTAR DURANTE 3 MESES NA PANDEMIA….MAS A CAMARA DOS DEPUTADOS ENGAVETOU E NAO VAI VOTAR…RODRIGO MAIA …SE FOSSE A TEU FAVOR TU COLOCAVA EM PAUTA…MAS POLITICO NAO AJUDA ..SÓ AFUNDAM O BRASIL COM SEUS SALARIOS ALTOS E REGALIAS …..NÃO TENHAM ESPERANÇAS…BRASIL É UM PAÍS QUE NÃO DEU CERTO DEVIDO AOS POLÍTICOS QUE AQUI..EXISTEM

  29. Avatar de cecilia
    Cecilia Diz

    Se eles não da 14 salário. Não teremos Natal.
    Agora sou CONTRA ao em 2021 parcelar novamente o 13 salário em Abril e Maio como foi este ano. Tem que ser Novembro e Dezembro ou continuaremos sem Natal como será este ano. TRISTE ISSO!

  30. Avatar de carlos fernando dos santos
    Carlos Fernando dos Santos Diz

    Vou vender meus remédios e comprar um frango assado pra ceiar com meus 9 netos.

  31. Avatar de ester
    Ester Diz

    Eu queria ver os senadores prefeitos e presidente da República viver com 1045 reais.nos deveríamos ter o décimo quarto sim porque nessa pandemia o nosso decimo terceiro foi pra ajudar pessoas da nossa família que não tinha nem oque comer.muito obrigado a todos la de Brasília que nos deram um final de ano sem um chocolate se quer.

  32. Avatar de jorge martins
    Jorge martins Diz

    Mas, com toda a certeza, o 13° e o 14° dos congressistas está garantido, somado à inúmeros penduricalhos que possuem, em seus contracheques. Para a população mais carente é NADA, NADA, NADA…..

  33. Avatar de adriana
    Adriana Diz

    Acho absurdo os aposentados ficarem desprotegidos desta forma,porque eles não pediram para adiantar a data .
    Agora não aprova uma lei que ajudaria muito o aposentado não dá em nada.
    Mas sempre assim a corda sempre rebenta para o lado mais fraco.
    E as regalias dos políticos continua isso nunca acaba.
    Vergonha esse nosso país.

  34. Avatar de gelson

    Bom , só fico pensando uma coisa muitos vagabundos que nunca trabalhou ,nunca contribuiu , fizeram até deboche com os dinheiro ganho do plano emergencial ,muitos que já estava acostumado viver sem pra comprar suas droga , agora o aposentado e pensionista que ganha uma merreca pra cuidar da família não vai ter esse abono extra isso é muito humilhante o governo está contribuindo com muitos viciados que nunca trabalhou ,isso deveria ser revisto também e cortar esse auxílio

  35. Avatar de luiz oscar
    LUIZ OSCAR Diz

    NAO TEREMOS FIM DE ANO. PENSO QUE QUEM SE APOSENTA PELO INSS , ALEM DE TER SALARIO BAIXO, É SEMPRE DISCRIMINADO NESTAS HORAS . ACHO QUE NAO DEVEMOS PAGAR IMPOSTOS ESTE FIM DE ANO. IPTU, IPVA, VAMOS DEIXAR PARA O ANO QUE VEM

  36. Avatar de isabel cristina faustino de freitas de oliveira
    Isabel cristina faustino de freitas de oliveira Diz

    Bobo de nós que criamos uma esperanca6nesse décimo quarto, tanta notícia..tanto video no youtb p nada… Ñ perco mais meu tempo…
    Com essas notícias

  37. Avatar de rosangela maria de souza alves
    Rosangela Maria de Souza Alves Diz

    É uma vergonha os jovem que não tem despesa nenhuma ter direto e os aposentados não terem nenhum emergencial é uma vergonha uma decepção

  38. Avatar de najila
    Najila Diz

    Decepcionada cada vez mais com a falta de discernimento dos políticos,pois tem tido auxílio emergencial há meses,mas não tem 14° para os aposentados? Não faz nenhum sentido isso.

  39. Avatar de najila
    Najila Diz

    Decepcionada cada vez mais com os políticos, affee

  40. Avatar de marylucia

    Eu sabia que isso ia acontecer agora se fosse eles já tinha sido aprovado mas como ñ é malote de safado
    Pra eles foram inventar já que ñ são capaz de honrar o compromisso com o povo as eleições já se passaram por isso que ele não vai leva adiante .tenho nojo desse povo que só serve pra ñ fazer nada e recebe um salário bom a nossa custa

  41. Avatar de mara
    Mara Diz

    Não querem dá nada para aposentados e pensionistas. Talvez antecipem o 13 salário em fevereiro ou março de 2021.
    Sendo assim, não será dado e sim ANTECIPADO .

  42. Avatar de josé marcos gomes
    José Marcos Gomes Diz

    A vontade do governo era tanta de injetar dinheiro no mercado nesses meses de pandemia que sacrificaram o 13° dos aposentados e pensionistas, agora eles vão passar este final de ano com a corda no pescoço por conta deste governo safado,mexem em tudo por que não mexem nós próprios salários isso teria ajudado bastante desde o começo da pandemia, bando de hipócritas.

  43. Avatar de luiz andre
    Luiz Andre Diz

    Aposentados e pensionistas não sãos seres humanos. Não estão dificuldades nessa pandemia pois já passam todos os anos. Só queria ter a aposentadoria de nossos políticos. Desumano! Lamentável!😭😭😭

  44. Avatar de mari
    Mari Diz

    Acho uma falta de consideração com os aposentados e pensionistas, visto q parcelas emergênciais foram pagas até para empresários.

  45. Avatar de vera lúcia maria bezerra
    VERA LÚCIA Maria Bezerra Diz

    Pois é isso mesmo nós pensionistas e aposentados só somos lembrados na hora de votar nas urnas mais em uma situação como a que estamos vivendo hoje ficamos de fora dos benefícios infelizmente esse será o nosso Natal.

  46. Avatar de maria da glória gualter assumpção
    Maria da Glória Gualter Assumpção Diz

    Boa tarde! Nos merecemos sim,esta gratificação ,o 14° salário ! Trabalhei muito para chegar até me aposentar….. somos nós aposentados, que muitas vezes,mantemos financeiramente a casa, com nossos filhos,netos,irmãos,sogro e sogra e quem estiver em nossas casas para a sobrevivência,uma vez,que muitos estão desempregados …

  47. Avatar de ana leda ramos monteiro
    Ana Leda Ramos Monteiro Diz

    Tanta expectativa, mais de 60 mil pessoas assinaram, está para apreciação no congresso há meses, e até agora NADA???
    Somos milhões, que contribuímos por muitos anos, pensando em ter uma aposentadoria decente, e somos tratados como lixo?
    Como se estivéssemos mendigando, o que é nosso por direito?
    E os salários nababescos dos deputados e senadores, que nos ignoram?
    Muito decepcionada e triste, com esse choque de realidade

  48. Avatar de artur prado
    Artur Prado Diz

    Auvard Diz, que bom! Vai evitar muitas aglomerações!

  49. Avatar de denise
    Denise Diz

    Pois é, na verdade, pagaram adiantado o 13,porque pensaram que todos os idosos iam morrer de covid-19, para que pudessem pagar as dívidas antes de morrerem. Kkkkkkkk.

  50. Avatar de andrea
    Andrea Diz

    Engraçado que antecipou o 13° sem ao menos saber a opinião dos aposentados e agora pra ajudar se negam. Grande governo de bosta

  51. Avatar de silvia
    Silvia Diz

    Devo lembrar dos deputados e senadores nas eleições. O deputado que votou contra as leis trabalhistas e outra contra trabalhador nestas eleições não se elegeu para Prefeito. Agora eles alegaram falta de dinheiro para não pagar, então a gente elimina e faz caixa.

  52. Avatar de fatima
    Fatima Diz

    E simples,eles deram uma desculpa,para adiantar o pagamento dos aposentados,e agora eles que se virem pra pagar o iptu,ipva,este governo nao tem nem com o que se preocupar eles recebem o dinheiro deles,os aposentados que façam empréstimo para pagar as dívidas,e depois falam que pensam nos pobres,tenho dó dos aposentados,este ano nem todos vai ceiar por falta de dinheiro mais este é o Brasil que vivemos,pode mais quem tem,fazer o que.

  53. Avatar de orli
    Orli Diz

    Enquanto ficam dando notícias ruim que não vai ter o décimo quarto, tem pessoas lá em Brasília lutando para que seja aprovado, porque vcs não pega o Dr Sandro o Felipe Brito e o Milton Dantunes que estão brigando por nós em Brasília e fazem uma reportagem pra ser aprovado o 14° ? Assim ajudaria.. nós, divulgando aos deputados Senadores ministros e Rodrigo Maia, David alcalumbre, da uma força aí….!!!!

  54. Avatar de bittencourt
    Bittencourt Diz

    Natal e fim de ano vou passar mal. Não tenho amizade com nenhum político para pegar a ceia na casa de um deles

  55. Avatar de ronaldo
    Ronaldo Diz

    Vem dando dinheiro a tanta gente mas,quem trabalhou e pagou a previdência eles só antecipa o décimo terceiro. Antecipar não é dar.
    Sem falar que é do grupo de riscos.
    Deveriam aprovar logo isso…nada mais justo.

  56. Avatar de rosângela garcia
    Rosângela Garcia Diz

    Sem 14 salário os aposentados q já ganham tão pouco ao envés de ceia só vai dar pro ovo frito e olhe lá.

  57. Avatar de regina
    Regina Diz

    O problema não é festas de final de ano, o problema é não ter como comer, comprar remédios, pagar contas. Os aposentados foram os que menos tiveram ajuda. Pagamos os tributos a vida inteira e agora seremos colocados de lado.

  58. Avatar de marcio dias
    Marcio Dias Diz

    Se não tiver o 14 salário, não tem Natal e nem ano Novo, pois nos aposentados estaremos sabendo que fomos enganados e o Bolsonaro vai ver a resposta bas urnas.

  59. Avatar de sandra
    Sandra Diz

    Nunca acreditei que teria o 14 salário pura enganação 😡😡😡😡

  60. Avatar de celia

    Mais o auxílio pra muitos vagabundos continua!

    Tem aposentado e pensionista que ganha um salário não dá nem pro remédios e sem natal prá nós

  61. Avatar de paulo inácio santiago
    PAULO INÁCIO SANTIAGO Diz

    Com certeza não irá sair este décimo quarto, a intenção de quem se preocupou com os aposentados e pensionistas do INSS foi boa, mas quem tem seus altos salários não está nem ai.

  62. Avatar de mário
    Mário Diz

    É, lógico que não vai ter o 14 salário, acabou as eleições.

  63. Avatar de ademir matiello

    Aposentados podem não ter mas,deputados e senadores o recebem e não tem necessidade de 14 15°se fossem pra votar aumento próprio votariam até na calada da noite como é de costume se cortarem certos benefícios que teem até pra comprar cuecas.

  64. Avatar de jane emília souza nunes
    JANE EMÍLIA SOUZA NUNES Diz

    REALMENTE, SE NÃO TIVER UM EXTRA
    NÓS APOSENTADOS E PENSIONISTAS NÃO VAMOS TER NATAL NEM ANO NOVO , GERALMENTE MUITOS APOSENTADOS COMO EU APOSENTARAM POR SAÚDE, NÃO TEMOS COMO VOLTAR A ATIVA, E NESSA PANDEMIA O PREÇO DE TUDO FORAM ABUSIVOS, BOLSONARO, ( MISERICÓRDIA) OLHE COM CARINHO PELA CLASSE POBRE.

  65. Avatar de silvia maria teodoro da silva
    Silvia maria teodoro da Silva Diz

    Se não vão pagar o 14 porque tanta propaganda só nos encheu de esperança e agora nada

  66. Avatar de roberto
    Roberto Diz

    Aposentado pro governo é lixo

  67. Avatar de sérgio alves
    Sérgio Alves Diz

    Auxílio residencial,auxílio combustível, auxílio passagens, para senadores,deputados,juízes,e outros aí o governo tem. É brincar com os mais necessitados

  68. Avatar de rejane
    Rejane Diz

    O aposentado no Brasil, sempre é punido o Governo antecipou o Decimo Terceiro, não foi abono, o Decimo Terceiro e direito do aposentado, e trabalhou muito pra isso, a covid continua tem muitos aposentados que sustentam a familia ,,,, e agora pra ganhar o Decimo quarto, essa frescura toda, vai pra Senado pra aprovação..e o aposentado mais uma vez ,é o problema do Brasil, .
    É uma VERGONHA!!!

  69. Avatar de liah
    Liah Diz

    São um bando de f.d p.qdo é pra beneficiar os mais pobres eles não aprovam nunca
    Mas o salário deles aprovam do dia pra noite né?
    Aposentados são roubados a cada ano que passa ,vai aumentando tudo e o nosso salário ficando defasado

  70. Avatar de elaine leonel
    Elaine Leonel Diz

    Sr: excelentíssimo Presidente! Ajuda aí!!!!
    Como fica nossa ceia de Natal??

  71. Avatar de lucio alvares figueira
    Lucio Alvares Figueira Diz

    A antecipação do 13o. Foi péssimo par os aposentados, as dívidas e a covid comeram tudo, depois foi a margem a mai de 5%. Está só foi bom para bancos e financeiras, pois cobram juros altíssimos muito acima da taxa Selic, quem pegou está lascado. Ia aposentados não receberam nada, só fumo igual cachimbo! O governo quer que os velhinho morram, diminui o custo da previdência social. Coitados só Deus pode ajudá-los!!!

  72. Avatar de lucio alvares figueira
    Lucio Alvares Figueira Diz

    Meu comentário não foi postado, disseram que eu já tinha postado o comentário, não é verdade! Não faço mais comentários! 🤨

  73. Avatar de tatiana
    Tatiana Diz

    Depender desse desgoverno até o salário dos aposentados e pensionistas eles tiram,o deles já está garantido a ceia deles é sempre farta o povo que se lasque

  74. Avatar de silvia maria casimiro coimbra
    Silvia Maria Casimiro Coimbra Diz

    Também concordo com isso quem não precisa de salário emergencial estão recebendo e os aposentados e pensionista que ainda tem filhos pra criar não tem direito a nada que vem fácil do governo se somos aparentado porque de uma forma ou outra trabalhamos e temos o direito de um salário mínimo e se somos pensionista tivemos que perder um pai ou uma mãe de família será que isso esses governantes não pensam só quem passa por isso sabe o quanto é sofrido essa situação sem natal e sem ano novo os miseráveis vão ficar e os governantes será que vão ficar sem festas muito triste esse nosso Brasil 😔😔💔💔

  75. Avatar de rosangela
    Rosangela Diz

    Agente aposentado não poderão fazer a nossa ceia de Natal estamos contando com 14 décimo ia nos ajudar muito estamos passando aperto nos aposentado

  76. Avatar de veronica campos
    VERONICA CAMPOS Diz

    Ajuda e os aposentados não interessa a eles. Pedir voto sim. Governo de hipócritas, mentirosos.

  77. Avatar de maria
    Maria Diz

    A culpa é do Maia pois se essa ajuda fosse para eles isso já teria sido votado

  78. Avatar de maria aparecida
    Maria Aparecida Diz

    É nós brasileiros não temos direito a NADA só os ricos tem este dereito Jesus Cristo tem que ficar com os olhos no governo brasileiros pois não estão nem ai se o povo alimenta paga CONTAS feliz Natal a vocês do governo brasileiros pois vocês não presisa preocupar com isto.

  79. Avatar de ligue ridrigues
    Ligue ridrigues Diz

    Tá mais que certo. Já recebemos o
    Adiantamento. Povo chato
    Quer grana para festa me poupe

  80. Avatar de gloria
    Gloria Diz

    Pela primeira vez nao terei ceia de natal , ganhando minimo nem direito a auxilio tivemos , lastimavel

  81. Avatar de valdineia
    Valdineia Diz

    Infelizmente terá muitos aposentados e pensionistas sem condições nenhuma para uma simples festa de fim de ano. Com esses preços abusivos nos supermercados ficará mais difícil ainda. Lamentável essa situação no país

  82. Avatar de joseny
    Joseny Diz

    Combo que aconteceu todos nos aposentados mexeu com nossa vidinha financeiro pq a gente ia conseguir ir levando , mas ninguém pediu para adiantar salário não e justo passar o natal em depressão sem um extra já basta a pandemia que nem médicos particular queria nos atender na sofremos muito com isso , vira nova eleição e aí ???

  83. Avatar de helena
    Helena Diz

    Nós aposentados e pensionista não tivemos nenhuma ajuda do governo na pandemia, pagar o décimo terceiro lá atrás não foi ajuda, foi adiantar um dinheiro nosso, agora depois de passar todos esses meses falando em ajuda emergencial não vamos ter nada, pense em que o governo nos ajudou ? Nada, fim de ano sem dinheiro acorda povo empréstimo consignado não é ajuda é empréstimo 😕

  84. Avatar de silvana
    Silvana Diz

    Anteciparam sem consultar os beneficiários e agora nao tem como pagar o 14°?muita sacanagem, pois os aposentados dependiam desse dinheiro para uma ceia de natal e comprar presentes , roupas e calçados para os filhos,essa éa triste realidade do cidadão brasileiro

  85. Avatar de adriana
    Adriana Diz

    O que os aposentados vão Injetar na economia, se o 13° salário saiu no começo do ano e as coisas estão tão caras que o salário que recebem mal está dando pra comer? Enquanto os aposentados passam necessidade, o governo estadual gastando bilhões em aluguel de carros, onde sabe-se que não está tendo reuniões presenciais. Como pode?

  86. Avatar de josé carlos dos santos
    José Carlos dos Santos Diz

    Então , para quem contribuiu com seu trabalho para o progresso da nação nada a mais é feito a não ser a antecipação do 13° salário . Enquanto os nunca contribuíram nem para o INSS e nem para porcaria nenhuma é dado auxílio e para os aposentados nada como se o salário mixaria que recebem do INSS fosse uma fortuna . Fala sério ! Este país é brincadeira.

  87. Avatar de cesar prates teixeira
    Cesar Prates teixeira Diz

    Muita gente recebeu auxílio pandemia, pq aposentados que ganham uma miséria deixaram de dar auxílio e ficando os aposentados mal em pleno final do ano.
    O aposentado deve receber auxílio sim tbm.

  88. Avatar de delbio di donato
    Delbio Di Donato Diz

    Bolsonaro e sua equipe não servem para Governar os Brasileiros não tem liderança não tem coragem e absolutamente sem categoria…

  89. Avatar de cesar prates teixeira
    Cesar Prates teixeira Diz

    Tbm acho que se não tiver auxílio para aposentados, vão ficar mal no natal e primeiro do ano.
    Isso é uma incoerência.

  90. Avatar de celso
    Celso Diz

    quem sempre contribuiu pagando sua contribuição por 35 anos agora e ignorado pelos políticos governo deputados e senadores , parabéns ,quem nunca contribuiu mas rende votos tem aumento ,ajuda disso e daquilo não digo isso porque não merecem acho justo mas o correto era não esquecer os aposentados que contribuíram muito.

  91. Avatar de deizi

    Meu Deus eles nem se que perguntou pra nós se nós queríamos o dinheiro em parcela , agora vem com esse papo que não vão ter 14 salário ,
    Eeeeeee Brasil nem fazer oque …..

  92. Avatar de antonio rêde
    Antonio Rêde Diz

    Você acha que o governo está preocupado com isso? Com o Natal deles é dos filhos deles sim inclusive já está garantido. Mas serve para nós como aprendizado.

  93. Avatar de antônio
    Antônio Diz

    Se fosse para aumentar o salário deles já tinha sido aprovado,,,,,nos que com o pouco que ganhamos ainda ajudamos a pagar o salário deles,,,,só lembram de bois na hora de pedir voto

  94. Avatar de carmem
    Carmem Diz

    Queabsurdoficar botandomdlzinho n boca da gdnte todo dis uma noticis positiva agora !! So jesus na vida de vcs deus ta vendo..

  95. Avatar de carmen lucia
    Carmen lucia Diz

    Quando é do interesse deles, eles resolvem rapidinho. Votam, aprovam e pronto. Aliás, é um absurdo ter votação em causa própria.

  96. Avatar de yury
    Yury Diz

    Então que seja simples assim, porque quando dá mais para alguém é porque o governo está tirando mais de outros. Tudo agora é motivo para ficar em casa e receber dinheiro dos governos

  97. Avatar de marbe
    Marbe Diz

    O Legislativo e o Executivo já recebem 14° e 15° salários, então não tem pressa em aprovar o 14° para aposentados e pensionistas. Esse projeto foi apresentado em 07/2020 e está desde 09/2020 para apreciação…. se fosse para aprovar algum aumento ou vantagem para eles, já teriam até votado!

  98. Avatar de adriana
    adriana Diz

    Se fosse de interesse deles já teriam votado.Eles pagaram o auxílio emergencial para muita gente que nunca trabalhou, se trabalha nunca contribuiu para o inss e agora os que trabalharam a vida toda eles fazem essa sacanagem.infelizmente nesse país valorizam bandidos.é revoltante.Os aposentados tem q se manifestar.qdo vão pra rua e é noticiado pela impressa como os bandidos fazem com moradores rápido são atendidos.

  99. Avatar de mah
    Mah Diz

    Chega a ser absurdo. Uma coisa que aposentados e pensionistas nem tiveram direito a escolha,eles anteciparam e ponto. Já que não ia ter um 14° teria que antecipar apenas para quem solicitar,porém pensando na economia … quem quiser que se vire para ter seu Natal

  100. Avatar de rita de cassia de souza lima
    RITA DE CASSIA DE SOUZA LIMA Diz

    Realmente, nós aposentados não fazemos diferença nesse desgoverno, sendo que uma grande parcela de nós é que ajudamos no sustento dos nossos filhos, netos…
    Parabéns a sensibilidade dos senadores e deputados 😡

  101. Avatar de rita
    RITA Diz

    Passaremos o natal sem recursos, pois,o décimo terceiro é tudo que temos pra passar o natal. Alem disso,o salário normal é só pra pagar as contas da casa. So DEUS viu.

  102. Avatar de luzia rita gonçalves monteiro dos santos monteiro dos santos

    Se quiserem podem pagar 14 sal sim
    Quem se deu mal foram os aposentados como sempre.
    Eta povo maldoso!

  103. Avatar de mariarosanadesouzasilva
    Mariarosanadesouzasilva Diz

    O presidente bolsonaro Ajuda nós eu não preciso de Natal mas eu preciso do dinheiro para pagar minhas contas eu tenho quatro Recebo pensão por morte 830 reais eu não dá nem para comer por favor nos ajuda nós somos pobre Deus abençoe a todos

  104. Avatar de vera
    Vera Diz

    Coitado do povo mas podre que usava o dinheiro do décimo terceiro como vão passar o Natal e Ano Novo se vc vai no mercado os preços estão na hr da morte. Os políticos vão passar uma ceia farta meu Deus isso é muito injusto

  105. Avatar de paulo
    Paulo Diz

    Nao vai ter o 14 salario da onde tirou essa ideia , para o povo nao existe.

  106. Avatar de alonso
    Alonso Diz

    Já era de se esperar,se 1 faz alguma coisa boa para os aposentados e pensionista,10 fazem de tudo pra não dar certo.

  107. Avatar de siane
    Siane Diz

    Quem sofre como sempre, e o Pobre. Aquelas pessoas humildes que aguardam esse dinheirinho. Isso é uma sacanagem tão grande. Que liberem ao menos os 50% do 14°. Não deixem o Natal mais triste pra quem realmente precisa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes