13º salário: veja como fica o pagamento do abono 2020

O abono salarial, 13º salário, deverá ser pago integralmente ao trabalhador, mesmo nos casos de suspensão do contrato ou redução da jornada.

O 13º salário não poderá sofrer alterações na forma de cálculo em 2020.  Mesmo ainda que o trabalhador tenha o contrato reduzido da jornada de trabalho por causa da pandemia, deve receber o benefício de forma integral. A medida foi divulgada pelo governo em nota técnica.

Sendo assim, o abono salarial será com base na remuneração integral do mês de dezembro, como nos anos anteriores. Portanto, o benefício natalino não terá influência das reduções da jornada de trabalho.

 

Contudo, no casos de suspensão de contrato, o período que o trabalhador não exerceu atividade não entra no cálculo do 13º salário, com exceção para funcionários que trabalhou por mais de 15 dias no mês. Sendo assim, considera-se o mês para pagamento do benefício.

Como fica o 13º salário em 2020

O trabalhador que teve redução de jornada em 2020, devido a pandemia, recebe o 13º salário de forma integral. Sendo assim, o valor do abono corresponde à remuneração de dezembro, sem incidência de redução. Além disso, o cálculo de férias não sofre mundanças, ou seja, pagamento integral de mais 1/3 sobre o salário, após 12 meses de trabalho.

Contudo, para quem teve suspensão de contrato, o 13º salário tem como base de cálculo apenas os meses de trabalho, desde que seja mais de 15 dias por mês.

Vale lembrar que abono natalino equivale a 1/12 de salário por mês. Ou seja, para receber o valor integral, o funcionário teve trabalhar os 12 meses, sendo assim, o valor de 12/12.

Por exemplo, quem não trabalhou durante quatro meses, o 13º salário será 8/12 da remuneração de dezembro, ou seja, cerca de 67% do valor integral.

 

Redução e Suspensão de contratos

O Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) é um dos programas sociais de amparo às empresas e trabalhadores durante o período da pandemia do novo coronavírus.

Instituído pela Medida Provisória nº 936 e transformado na Lei 14.020/2020, o BEm entrou em vigor em julho e inicialmente previa a suspensão de contratos de trabalho por até dois meses e a redução da jornada de trabalho e salários em até 70%, por até três meses.

Dessa maneira, os salários podem sofrer reduções de 25%, 50% ou 70%. Nesses casos, o governo pagaria ao trabalhador a parte reduzida. Ou seja, o empregado e o empregador acordariam a redução, mas o governo asseguraria o restante do salário.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes