Bolsa Família: saiba como atualizar o cadastro

A atualização dos dados do Bolsa Família e o recadastramento deve ser feito a cada dois anos, ou quando o programa sofre atualizações, para que as famílias não caiam no pente-fino

Famílias inscritas no Bolsa Família devem estar atentas a atualização do cadastro para não terem o benefício cancelado. As informações cadastradas no CadÚnico devem estar sempre atualizadas e verificadas para não caírem no pente-fino do programa injustamente.

A cada dois anos as famílias cadastradas no Bolsa Família devem fazer a atualização cadastral, renovando informações como endereço e renda. As informações e avisos sobre a atualização cadastral se encontram no extrato do Bolsa Família. Dessa maneira, em casos onde a atualização não é feita no prazo, rete-se o auxílio. Então, caso haja irregularidades, é feito o desligamento da família no programa.

 

O que é o Bolsa Família?

O Bolsa Família é um programa social de distribuição de renda que atende famílias em situação de pobreza  extrema pobreza. Então criado em 2003, o benefício possui três pilares: o desenvolvimento das famílias, a complementação de renda e o acesso a direitos. Para se cadastrar no Bolsa Família, é necessário cumprir os requisitos e ter cadastro no CadÚnico. Para ter acesso ao programa, a comprovação de renda é muito importante. Por isso, os beneficiários devem estar com seus dados atualizados para que o benefício não seja bloqueado ou cancelado pelo governo.

 

Como atualizar o cadastro do Bolsa Família?

Em suma, a atualização dos dados do Bolsa Família e o recadastramento deve ser feito de dois em dois anos, ou quando o programa sofre atualizações. Todo o processo, então, deve ser feito no CRAS do município. Assim, o recadastramento tem como fim controlar os dados cadastrais, atualizar as informações, verificá-las e conferir se os usuários precisam da renovação das suas informações.  Dessa maneira, os documentos que o beneficiário deve ter em mãos são:

  • Documento de identificação original com foto (RG, CNH, entre outros);
  • CPF original;
  • Cartão do Bolsa Família;
  • Título de Eleitor original, com obrigações eleitorais em dia;
  • Certidão de nascimento;
  • Carteira de trabalho original dos membros da família economicamente ativos;
  • Comprovante de matrícula escolar, no caso de crianças e jovens com até 17 anos de idade;
  • Por fim, comprovante de residência válido dos últimos três meses.

 

Leia também:

Bolsa Família no Caixa Tem: pagamentos começam em dezembro

Calendário Bolsa Família: pagamentos do auxílio de R$ 300 de dezembro

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes