Aumento da Taxa Selic a 5,25%: como afeta o dia a dia?

O aumento é considerado o maior nível desde outubro de 2019, quando a taxa estava em 5,5% ao ano. 

A taxa básica de juros da economia (Selic) sofreu um aumento de um ponto percentual na última quarta-feira, 4. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou  de 4,25% para 5,25% ao ano.

Esse é o maior nível desde outubro de 2019, quando a Selic estava em 5,5% ao ano. Para fazer essa alteração, o Copom levou em consideração a evolução da pandemia, o que tem colocado em risco a recuperação da economia mesmo diante da liberação de várias atividades econômicas cujo funcionamento estava restrito.

Essa tendência de aumento nos juros, segundo analistas do mercado, está prevista até o final do ano.  O Comitê também não descarta a possibilidade de haver um novo aumento que pode chegar a 6,25%. 

Apesar de estar em um momento de alta, ela ainda é menor do que o patamar de 14% registrado anos atrás. Mas você deve estar se perguntando se esse aumento é bom ou ruim, e como ele pode impactar no seu dia a dia.

Para te explicar, preparamos este artigo com todas as informações sobre a taxa Selic, então, acompanhe e tire suas dúvidas! 

O que é a Selic? 

 

A movimentação da taxa Selic influencia todas as demais taxas de juros que existem no país. Temos visto a elevação de preço, que vai desde alimentos, combustível, aluguel, dentre outros.

Então, os juros são usados na tentativa de controlar a inflação que tem subido significativamente desde 2020, ou ainda para estimular a economia. Em resumo, quando o Banco Central decide subir a Selic pretende reduzir o consumo e isso faz com que os preços caiam.

Por outro lado, o mesmo acontece para estimular o consumo e, com isso, melhorar a economia. Para isso, basta o Banco Central abaixar os juros. 

 

Efeitos do aumento da Selic

Afinal, o que isso significa? A seguir veja alguns impactos do aumento da taxa Selic:

Empréstimos: a Selic é usada pelos bancos  como uma referência para estabelecer o que será cobrado  por empréstimos, contratado por pessoas físicas e jurídicas.

Desta forma, quando os juros do país estão altos, o consumidor pagará mais na prestação de seu financiamento, por exemplo. Então, quem está endividado e precisa pegar dinheiro emprestado, vai pagar mais caro.

Produção: as empresas também investem menos, diante da porque fica mais caro tomar empréstimos para produção. Com a escassez de produtos, o preço aumenta. 

Consumo: com a alta dos preços, as empresas também vendem menos, pois, o consumidor desiste de comprar. Isso, em tese, faz o preço cair, o que também derruba a inflação. 

Investimento: quem tem dinheiro sobrando e quer investir, esta é uma boa hora porque poderá receber mais juros pelo empréstimo.

A elevação da Selic tende a melhorar a rentabilidade de aplicações financeiras em renda fixa, como investimentos em títulos públicos, vendidos por meio do Tesouro Direto, dentre outros.

Aplicações: com o aumento da taxa, a caderneta de poupança passará a render um pouco mais. A rentabilidade passará a ser de 0,30% ao mês e de 3,68% ao ano, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac).

 

Aumento da Taxa Selic no ano 

Como vimos, a taxa Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central. Então, a cada 45 dias. é feita uma reunião para reavaliar os resultados da última taxa que foi estabelecida e, com isso, fazer alterações para mais ou para menos.

Diante disso, separamos as alterações que foram feitas pelo Comitê desde janeiro deste ano, confira: 

    20 de janeiro de 2021: 2% ao ano 17 de março de 2021: 2,75% ao ano 5 de maio de 2021: 3,50% ao ano  16 de junho de 2021: 4,25% ao ano  4 de agosto de 2021: 5,25% ao ano

 

Inflação em 2021

Para 2021, a meta é que a inflação seja de 3,75%, no entanto existe uma tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos. Sendo assim, pode variar entre 2,25% e 5,25%.

Vale ressaltar que, nos últimos 12 meses, a inflação acumulada é de 8,35%.

LEIA TAMBÉM: Selic: guia completo de como a taxa influencia sua vida

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes