Auxílio Brasil bloqueado: o que fazer em maio e junho de 2022

Se você encontrou o benefício bloqueado para crédito do benefício em sua conta, então aqui está o que você precisa fazer.

Enquanto a Caixa paga a parcela do auxílio Brasil 2022 de maio e junho, programa substituto do Bolsa Família, tem beneficiário que está sendo pego de surpresa com o bloqueio do benefício. Isso porque o governo, que faz a gestão dos dados do auxílio, está analisando todas as contas de beneficiários para checar quem está recebendo, mesmo sem ter o direito. Auxílio Brasil bloqueado, o que fazer?

Quando o Auxílio Brasil pode ser bloqueado?

O bloqueio do Auxílio Brasil 2022, novo Bolsa Família, pode acontecer por problemas cadastrais do Cadastro Único (CadÚnico), como informações desatualizadas e/ou inconsistentes. A boa notícia é que quem teve o benefício cancelado ou bloqueado pode voltar a receber.

O Ministério da Cidadania orienta os beneficiários a procurarem o Centro Regional de Assistência Social (Cras) mais próximo e corrigir problemas do Cadúnico.

O atendimento vai solicitar documentos como o CPF ou o Título de Eleitor e pelo menos um documento de cada pessoa da família, podendo ser os seguintes: CPF, certidão de nascimento, certidão de casamento, RG, carteira de trabalho ou título. Se a pessoa for indígena, o Registro de Nascimento Indígena (RANI) também vale.

Se os dados já foram atualizados e o Auxílio Brasil continua bloqueado, ou o beneficiário continua recebendo mensagens para correção do cadastro, é aconselhado que o beneficiário procure o setor responsável pelo Auxílio Brasil e Cadastro Único na sua cidade para verificar o que pode estar ocorrendo.

Agora, se na análise o governo identificar que o beneficiário não se enquadra mais nos critérios para recebimento, o auxílio Brasil é bloqueado e depois cancelado.

Depois disso, o beneficiário tem até seis meses para atualizar os dados. Se a família estiver apta, então o benefício é revertido.

Passado o prazo, há a necessidade de a família passar novamente pelo processo de habilitação, seleção e concessão de benefícios.

Atualizar dados do Cadúnico pela internet 

A atualização dos dados do Cadastro Único deve ser feito obrigatoriamente a cada dois anos ou sempre que houver mudanças na família.

O usuário poderá verificar se seus dados cadastrais estão atualizados ou não pelo aplicativo do Cadastro Único ou na versão web através do endereço cadunico.cidadania.gov.br. Para atualização é necessário estar logado no Gov.BR. Dentro do aplicativo ou na versão web é exibida a opção de Atualização Cadastral por Confirmação.

Auxílio emergencial 2021 bloqueado, o que fazer?

O valor do benefício é variável, de acordo com a situação socioeconômica das famílias informadas no Cadastro Único. Veja quem pode receber os R$ 400 do benefício.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes