Pix: 10 coisas que você precisa saber sobre o pagamento instantâneo

 A expectativa é que o sistema seja o grande substituto de DOCs e TEDs, mas você que realmente é o serviço? A seguir, veja 10 pontos para entender o Pix.  

O cadastro do Pix já começou e é previsto para terminar no dia 2 de novembro. O novo sistema de pagamento instantâneo deve ser ativado no dia 16 de novembro em todo o país, e deve estar disponível a qualquer hora, sete dias por semana.

A expectativa é que o sistema seja o grande substituto de DOCs e TEDs, mas você sabe o que realmente é o serviço? A seguir, veja 10 pontos para entender o Pix.

 

O que é Pix?

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos, assim como o TED e DOC, boletos bancários, transferências entre contas e cartões, crédito ou débito. Criado pelo Banco Central (BC), a nova forma de realizar transferências deve mudar no Brasil nos próximos anos.

Sendo assim, os pagamentos serão de dois até dez segundos, segundo o Banco Central. Também, as transferências ocorrerão em 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive em feriados e fins de semana.

Contudo, os demais modos de pagamento continuam valendo. Dessa forma, o pagamento instantâneo é mais uma modalidade.

Como fazer cadastro do Pix?

Para fazer o cadastro do Pix é simples. Basta acessar o aplicativo da instituição financeira e clicar em 'Pix', caso o cliente possua alguma conta para operações financeiras. Em seguida, o cadastro será por meio do número de telefone, endereço de e-mail, CPF e/ou CNPJ, mas também por uma sequência de números aleatória de 32 dígitos.

Dessa forma, esses dados serão utilizados para criar chaves do pagamento instantâneo.  Assim, o clientepode escolher quais informações e a quantidade de chaves Pix. Vale ressaltar que cada dado corresponde a criação de uma chave Pix.

Por fim, cada pessoa física terá até cinco chaves pix e cada pessoa física, até 20.

Para ter o Pix, preciso ser correntista em banco?

Segundo o BC, não é necessário ser cliente de algum banco. Isso porque outras instituições de pagamento também podem ser participantes do Pix. Fintechs, cooperativas, instituições de pagamento - como o PayPal, são alguns exemplos de prestadores de serviço que aderiram ao novo sistema de pagamento instantâneo. Ao todo, 677 instituições já disponibilizam cadastro do pagamento instantâneo aos seus clientes.

Portanto, basta ter uma conta para ter acesso ao Pix. Sendo assim, a conta pode ser corrente, poupança ou de pagamento pré-paga.

O que é chave Pix?

A chave Pix é um identificador da conta. Sendo assim, ela representa o endereço da conta corrente, poupança ou de pagamentos pré-pago. Com a chave Pix, não é preciso fornecer informações como CPF, número de Agência e Conta ou quaisquer outras para realizar o pagamento ou transferência. Tudo é automático.

Sendo assim, as chaves Pix utilizam:

  • CPF e/ou CNPJ
  • E-mail;
  • Número de telefone celular; ou
  • Chave aleatória, entre números e letras, com 32 dígitos.

Vale ressaltar que cada dado cadastrado corresponde a uma chave do pagamento instantâneo.

Como funciona?

O novo sistema de pagamentos instantâneos ocorrem de forma imediata, através de smartphone, internet banking e QR Code. Sendo assim, basta inserir a chave Pix do destinatário do recurso financeiro ou fazer a leitura do QR Code, utilizando a câmera do smartphone.

Além disso, "qualquer transação de pagamento pode ser feita por Pix, independentemente de suas características, como valor, característica do recebedor, característica do bem ou serviço comprado, horário, etc", informa nota do BC. Ou seja, não há limite de operações ou valor mínimo para pagamentos por meio do pagamento instantâneo. Contudo, é necessário ter acesso à internet para realizar a transferência.

Ademais, o pagante não precisa ter chave Pix, isto é, somente o estabelecimento ou pessoa a quem se destina o pagamento deve informar tal dado.

Em resumo, transferências via pagamento instantâneo poderão ser entre:

  • duas pessoas físicas;
  • pessoa física e pessoa jurídica;
  • duas pessoas jurídicas;
  • para entidades ou instituições, como pagamento de impostos ou doações.

Quem pode usar o Pix?

O Pix será disponível para todas pessoas que possuem alguma modalidade de conta bancária e não necessariamente de uma banco. Assim, "podem ser realizadas transferências entre pessoas, pagamento de taxas e impostos, compra de bens ou serviços, inclusive no comércio eletrônico, pagamento de fornecedores e qualquer outra transação podem ser feitas por meio do Pix", de acordo com o BC.

 

Quanto custa cada operação pelo Pix?

As operações pelo Pix serão as mais baratas do mercado. O BC informou que o custo é de R$ 0,01 para cada dez operações, para a instituição. Já para pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEIs), não haverá taxa para realizar transferência via Pix, desde que feitos pelo smartphone ou internet banking.

No caso de empresas, a tarifa do pagamento instantâneo ainda não foi definida, mas terá algum tipo de cobrança. Contudo, inferior ao TED, por exemplo, que custa R$ 10 a cada operação financeira.

Existe um limite de operações?

Até o momento, não existe limite algum para pagamentos ou transferências pelo Pix. Isso ficará a critério de cada instituição participante que oferece o Pix. Entretanto, o número de operações diárias ou mensais não será inferior aos limites já existentes para outros meios de pagamento.

O pagamentos instantâneos é seguro?

O novo sistema de pagamentos instantâneos é seguro. Contudo, é importante ter cuidado com fraudes e golpes nesse período de cadastramento das chaves Pix.

De acordo com o BC, "todas as transações ocorrerão por meio de mensagens assinadas digitalmente e que trafegam de forma criptografada, em uma rede protegida e apartada da Internet", acerca da segurança do sistema. Além disso, o Pix possui mecanismos de proteção e indicadores contra fraudes e lavagem de dinheiro.

Quando começam as operações Pix?

As operações do pagamento instantâneo devem começar em novembro de 2020. De acordo com o BC, depois da fase de cadastramento, o novo sistema de pagamentos instantâneos será disponível de maneira gradual. Vale lembrar que o período de cadastro do Pix  é entre os dias 05 de outubro e 02 de novembro.

Os testes de operações financeiras pelo pagamento instantâneo iniciam em 3 de novembro. Sendo assim, apenas algumas pessoas terão acesso e poderão pagar e receber. Contudo, ainda não há informações de quem terá acesso primeiro e quais os critérios para essa escolha.

Em seguida, o pagamentos instantâneos estará disponível para todos os clientes cadastrados em 16 de novembro, deste ano. Sendo assim, o Pix integrará as demais formas de pagamento, como TED e DOC, sendo mais uma forma de realizar transferências eletrônicas instantaneamente.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes