Benefício Emergencial: votação no Senado é adiada para o dia 13 de abril

O governo justificou que precisa calcular o impacto do BEm e também a alteração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A liberação do Benefício Emergencial sofreu mais um adiamento, desta vez a votação no Senado foi marcada para a próxima terça-feira, dia 13 de abril. O adiamento ocorreu com base em um pedido do Governo para fosse possível calcular o impacto do BEm e também a alteração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Um dos principais empecilhos para o Governo retomar com o Benefício Emergencial  é a LDO. De acordo com a lei, os novos programas, mesmo que eles sejam temporários, necessitam de financiamento a partir de cortes em outras despesas. Outra forma de financiamento é a criação de novas fontes de receita.

Benefício Emergencial em 2021

O projeto que entra em votação no Senado na semana que vem é de autoria do senador Espiridião Amin (PP-SC) e prevê o pagamento do Benefício Emergencial até o dia 31 de dezembro. Por outro lado, o intuito do governo é de que o programa tenha uma duração menor, que seja implementado por quatro meses. A vigência prevista era de abril a agosto.

No ano passado, quando foi lançado, o programa permitia aos empregadores a reduzir a jornada de trabalho dos funcionário em 25%, 50% ou 70%. A partir disso, o salário era complementado pelo BEm. O teto de repasse por funcionário foi de R$ 1.813,03.

Os empresário puderam ainda suspender temporariamente o controle dos empregados. Com isso, o Benefício Emergencial compensava o valor integral do salário. Nesse caso, podiam participar as empresas com o rendimento anual de até R$ 4,8 milhões.

As empresas com proventos maiores que o estabelecido tinham que arcar com 30% da remuneração mensal dos trabalhadores. A partir disso, o Benefício Emergencial quitava os demais 70% do salário.

Leia também:

Veja o passo a passo para pedir auxílio-doença sem perícia médica

Confira como fazer consulta do auxílio emergencial pelo CPF

Auxílio emergencial ’em processamento’; saiba o que fazer nessa situação

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes