Pagamento da 5ª parcela Bolsa família do Auxílio começa dia 18

A extensão do auxílio será paga às famílias do programa Bolsa Família que são consideradas elegíveis ao benefício

A 5ª parcela do auxílio emergencial para os beneficiários do Bolsa Família começa a ser creditada nesta semana. Esse grupo segue o mesmo calendário do programa social, então, já podem se preparar para usar o dinheiro.

O pagamento será feito de forma escalonada, portanto, é preciso conferir o último dígito do NIS (Número de Identificação Social). Cada número representa uma data de depósito, então, veja a seguir quando receber a 5ª parcela.

Quem tem direito?

No mês de julho, 9,5 milhões de famílias inscritas no Bolsa Família receberam o auxílio emergencial 2021 e para 5,2 milhões foi pago o benefício através do programa social. 

Para o pagamento da extensão, o auxílio será garantido às famílias que continuam elegíveis ao benefício e nos casos em que o valor foi considerado mais vantajoso.

Assim, a pessoa receberá o benefício com maior valor, seja a parcela paga no âmbito do programa, seja o valor do auxílio emergencial. Vale ressaltar que não é possível receber os dois auxílios financeiros do governo. 

Calendário - 5ª parcela do auxílio emergencial do Bolsa Família

Com a prorrogação do benefício, os cidadão inscritos no Bolsa Família receberão a 5ª parcela do auxílio emergencial 2021, entre os dias 18 e 31. Veja as datas: 

Final do NIS 1: 18 de agosto

Final do NIS 2: 19 de agosto

Final do NIS 3: 20 de agosto

Final do NIS 4: 23 de agosto

Final do NIS 5: 24 de agosto

Final do NIS 6: 25 de agosto

Final do NIS 7: 26 de agosto

Final do NIS 8: 27 de agosto

Final do NIS 9: 30 de agosto

Final do NIS 0: 31 de agosto

Como utilizar o auxílio?

Aqueles que fazem parte do Bolsa Família, podem sacar ou transferir a 5ª parcela do auxílio emergencial na mesma data do depósito na conta poupança social digital.

Para isso, basta ir até a lotérica e realizar o saque utilizando o cartão do Bolsa Família. Outra opção é gerar um código de saque através do Caixa Tem, o que permite receber a quantia desejada. 

Através do aplicativo, também é possível fazer compras virtuais ou presenciais utilizando as funções do Caixa Tem, que disponibiliza o QR Code para pagamentos, além do cartão virtual.

Pagamento retroativo 

Nesta rodada de pagamentos, o Ministério da Cidadania também irá liberar o valor retroativo das parcelas que haviam sido bloqueadas. 

Então, as mulheres chefes de família que estão inscritas no Bolsa Família, receberão todas as parcelas a que têm direito. O pagamento será feito nas mesmas datas da liberação da 5ª parcela do auxilio emergencial. 

É importante ressaltar que o valor a ser recebido depende da quantidade de parcelas que haviam sido bloqueadas. Lembre-se que, esse grupo, têm direito à uma cota maior que é de R$ 375 mensal. 

Até quando vai o auxílio emergencial do Bolsa Família?

Os cidadãos que estão sendo atendidos pelo auxílio emergencial receberão mais três parcelas, que serão pagas nos meses de agosto, setembro e outubro.

Em novembro, a expectativa é de que os beneficiários comecem a receber o novo Bolsa Família, que está sendo chamado de Auxílio Brasil.

O valor do benefício ainda precisa ser definido mas pode chegar à ser 50% maior do que o valor pago pelo Bolsa Família. Atualmente, a média desse benefício é de R$ 190.

LEIA TAMBÉM: Bolsa família calendário: 5ª, 6ª e 7ª parcela do auxílio emergencial

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes