Bolsonaro assinou o empréstimo do Auxílio Brasil? Veja prazo

Depois da sanção presidencial, as regras para bancos liberarem o crédito para beneficiários serão divulgadas pelo governo

Neste ano, o Auxílio Brasil, substituto do extinto Bolsa Família, está passando por algumas mudanças significativas para os beneficiários. Em julho, além de aprovar o aumento do Auxílio para 600 reais por mês até dezembro, o Congresso aprovou a medida provisória que autoriza o empréstimo consignado para beneficiários do programa. Agora, quem tem direito ao benefício quer saber se o presidente Bolsonaro assinou o empréstimo do Auxilio Brasil e quando será possível fazer a solicitação junto às instituições bancárias.

O fato é que, aprovada em julho no Congresso Nacional e depois de ser sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), a MP 1.106/2022 ainda precisa de regulamentação e as regras para que os bancos sejam autorizados a liberar o empréstimo do Auxílio Brasil só serão divulgadas depois da sanção presidencial. Portanto, ainda é preciso aguardar para saber quando o crédito será liberado para o beneficiário e como isso será feito.

+ Empréstimo consignado do Auxílio Brasil: 10 perguntas respondidas

O presidente Bolsonaro assinou o empréstimo do Auxílio Brasil?

O presidente Jair Bolsonaro ainda não assinou o empréstimo do Auxílio Brasil, mas o prazo final para que isso ocorra é dia 3 de agosto. Em entrevista concedida para a TV Record no dia 29 de julho, o ministro da Cidadania Ronaldo Bento afirmou que o presidente deve assinar a medida provisória ainda na primeira semana do mês de agosto.

Porém, quando o prazo final para sanção não é cumprido e também não há veto por parte do presidente, acontece a sanção tácita. Isso significa que, se o chefe do executivo não se pronunciar, entende-se que ele está de acordo com a MP e, portanto, ela é validada de forma automática. Depois disso, o presidente do Senado Federal deve providenciar a publicação da nova lei no Diário Oficial da União (DOU) para que ela seja finalmente promulgada e vire lei.

O governo já divulgou quando vai ser liberado o crédito para os beneficiários?

Enquanto os brasileiros aguardam para saber se o presidente Bolsonaro assinou o empréstimo do Auxilio Brasil, há uma série de especulações sobre a provável data de liberação do empréstimo pelos bancos. O que acontece é que as regras para que isso aconteça serão determinadas pelo governo e publicadas somente depois da promulgação da lei. Em outras palavras, portanto, ainda não há previsão para liberação do consignado.

A boa notícia para quem aguarda a liberação é que durante a entrevista concedida pelo ministro à Record, ele afirmou que a expectativa do governo é de que o empréstimo consignado esteja disponível já em agosto.

Por enquanto, o que se sabe é que o texto prevê que a margem consignável para beneficiários do Auxílio Brasil seja de, no máximo, 40% do valor total do benefício. Isso significa que quem solicitar o empréstimo consignado do Auxílio Brasil vai poder comprometer até 160 reais por parcela, considerando o piso atual do benefício, que é de 400 reais.

Para os bancos, a vantagem da modalidade de empréstimo consignado é a permissão para que o pagamento da dívida seja descontado diretamente da fonte todos os meses. Em outras palavras, quem tem direito ao Auxílio Brasil vai receber 240 reais por mês se contratar o crédito com parcelas de R$ 160.

Os bancos já estão fazendo o empréstimo do Auxílio Brasil?

Informação importante para o cidadão que pretende buscar recursos por meio do empréstimo do Auxílio Brasil: como a medida provisória ainda não foi oficialmente promulgada, nenhuma instituição financeira está autorizada a fazer o empréstimo até o momento.

Apesar disso, no entanto, na internet é possível encontrar correspondentes bancários promovendo a simulação dos créditos, prazos de pagamento e valor de cada parcela. A recomendação, nesse caso, é ter cautela e evitar informar dados pessoais como nome completo e CPF, já que golpistas podem se aproveitar da necessidade para aplicar fraudes.

Por enquanto, a única exigência divulgada pelo governo é de que os bancos informem de maneira clara todas as condições do empréstimo para o beneficiário, como o valor contratado, em quantas parcelas ele será pago e quanto será descontado por mês do auxílio.

Empréstimo pelo Caixa Tem incentiva empreendedorismo

Quem está na lista do Auxílio Brasil e aguarda a promulgação da lei que autoriza o empréstimo consignado mas tem a intenção de abrir ou investir em um negócio próprio pode solicitar até R$ 1 mil via app do Caixa Tem. A diferença é que, nesse caso, o crédito não é liberado na modalidade consignada e o banco faz uma análise de cadastro antes de aprovar o valor, o que pode levar até 10 dias para acontecer.

O beneficiário do Auxílio Brasil que quiser solicitar o recurso precisa comprovar o investimento em um negócio, ter uma poupança digital no Caixa Tem e atualizar o cadastro fornecendo informações como endereço atualizado e renda, por exemplo. Não é preciso ir até uma agência bancária para fazer o pedido, já que tudo é processado de forma digital.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes