Energia: Brasil e Uruguai assinam acordos e planejam conexão energética

Entenda como será o acordo

BRASÍLIA - Amigos há pelo menos 30 anos, os presidentes Luiz Lula da Silva e do Uruguai, José "Pepe" Mujica, se reencontraram ontem à noite em Brasília. Em pauta, acordos bilaterais, política e economia externa. Um dos acordos é a criação de uma comissão de integração do setor produtivo para facilitar o comércio bilateral, reduzindo a burocracia e o tempo; os outros se referem a obras de interconexão  de energia e construção de pontes e de hidrovias entre os dois países.

Temas internacionais, como a reconstrução do Haiti e a situação do governo do presidente de Honduras, Porfirio "Pepe" Lobo - isolado desde o golpe de Estado no país em junho de 2009- estão entre os assuntos dos dois presidentes. O Mercosul é outro tema que consta da pauta.

Mujica quer ampliar o comércio com o Brasil, que é atualmente de US$ 2,6 bilhões. A proposta já examinada por ele e Lula é definir a permanência de uma comissão de integração do setor produtivo para dar mais agilidade às negociações comerciais, reduzindo processos operacionais e permitindo que eventuais acordos ocorram mais rapidamente. O Uruguai exporta ao Brasil carne bovina, cereais, semente, leite, madeira e carvão, e compra do País combustíveis e óleos, máquinas, veículos, tratores e caldeiras.

Também está em pauta a interconexão da energia elétrica em uma linha de transmissão de 500 megawatts. Mujica e Lula devem fechar também a parceria para a construção da segunda ponte sobre o rio Jaguarão - que tem 32 quilômetros navegáveis e divide as cidades de Jaguarão (no Rio Grande do Sul) e Rio Branco (no Uruguai). No local há apenas uma ponte que não é suficiente para atender às necessidades da região. Os dois presidentes querem definir ainda um acordo para investimentos no incremento na infraestrutura portuária a partir da Lagoa Mirim - a segunda maior lagoa do Brasil -, na fronteira do extremo sul do Brasil com o Uruguai até a Lagoa dos Patos, a maior do País.

Há apenas 28 dias no cargo, Mujica escolheu voo comercial para a sua viagem ao Brasil. O presidente do Uruguai, um ex-guerrilheiro que comanda o segundo governo consecutivo de esquerda do país, ganhou o segundo turno das eleições de novembro com 52% dos votos, depois de não alcançar o apoio necessário no primeiro turno, em outubro.

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e do Uruguai, José "Pepe" Mujica, reencontraram-se ontem à noite em Brasília. Em pauta, acordos bilaterais, política e economia externa.

VEJA: Salário mínimo 2023 vai para quanto em maio?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes