Comprovante do PIS/Pasep: saiba como encontrar seus números

Para comprovar a inscrição basta ter o número em mãos em um documento, como CadÚnico, extrato do FGTS e Cartão Cidadão

Podem solicitar um comprovante de inscrição do PIS/Pasep, NIS ou NIT. Entretanto, o pedido pode gerar algumas confusões já que não se encontra o documento de comprovante de inscrição. Dessa forma, para comprovar a inscrição basta ter o número em mãos em um documento.

O número do Pasep, por exemplo, pode ser visto na carteira de trabalho. Já o NIS ou PIS também não possui documento que comprova o cadastramento, e o número é retornado via conectividade social ao responsável pelo cadastramento.

Por isso, confira onde você pode encontrar os números desses documentos que irão comprovar a sua inscrição:

 

Como consultar o número do NIS/PIS

Para aqueles que precisam do número para comprovar a inscrição do PIS/Pasep, a ferramenta Meu INSS é responsável por centralizar diversos serviços. Entre eles, então, está a consulta do PIS através do número de CPF e conferir o tempo de contribuição. Para isso:

  1. Em primeiro lugar, acesse o portal Meu INSS;
  2. Clique em Entrar (no canto superior direito);
  3. Selecione Crie sua Conta;
  4. Então, preencha os dados solicitados (CPF, nome completo, e-mail, celular);
  5. Clique em Continuar;
  6. Anote a senha que o sistema vai criar para você;
  7. Informe, portanto, seu CPF e a senha;
  8. Faça o login e altere a senha para uma de sua preferência;
  9. Acesse novamente, desta vez com a sua senha.

Você encontrará as informações de usuário no canto superior direito, com seu nome, CPF e o NIT/PIS. Além disso, a consulta também pode ser feita na Carteira de Trabalho. O número do PIS e do NIS (também chamado NIT) são o mesmo, a diferença é que são gerados em duas bases de dados diferentes. Enquanto o PIS é gerado no primeiro emprego do trabalhador, o NIS é gerado por uma base de dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), que reúne dados de quem recebe benefícios sociais.

 

Consultar número do NIS/PIS ou Pasep pelo site do CNIS

Portanto, outra forma de conseguir os números é pelo site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site do CNIS;
  2. Escolha o item "Cidadão";
  3. No canto superior, à esquerda, clique em "Inscrição";
  4. Escolha a opção "Filiado";
  5. Preencha os campos com suas informações pessoais;
  6. Após clicar em continuar, aparecerá uma faixa vermelha com o seu NIT. Esse é o seu número do PIS ou do Pasep.

Dessa maneira, caso seja necessário, a Caixa afirma que a segunda via pode ser solicitada a qualquer momento nas agências, mediante a apresentação de documento de identificação do trabalhador.

 

Quais documentos constam e comprovam o número do NIS, NIT ou PIS/Pasep?

  • CadÚnico: beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, e usuário do aplicativo Cadastro Único ou site (meucadunico.cidadania.gov.br), e descobrir o número do seu NIS usando só o seu CPF e outros dados pessoais para conferência.
  • Cartão Cidadão: o número do NIS está na parte frontal do Cartão Cidadão. Assim, note que a sequência numérica do NIS não inclui os dois dígitos do cartão no final (mais afastados).
  • Carteira de Trabalho: o número é a primeira que está disponível no topo da página inicial (que tem a foto). Nas versões antigas do documento impresso, geralmente, essa informação ficava em um cartão anexo à carteira de trabalho. A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) também pode ser feita e consultada pela internet, usando os aplicativos oficiais ou pelo link servicos.mte.gov.br.
  • Extrato do FGTS: assim como a Carteira de Trabalho Digital, é possível descobrir o número do NIS/PIS apenas com o CPF em mãos, mesmo sem a sua CTPS.

 

Leia também:

Número do NIS, PIS ou NIT: saiba onde e como encontrar

Como consultar saldo do Pis/Pasep pela internet? Veja passo a passo

Você pode gostar também
2 Comentários
  1. Avatar de isabela
    Isabela Diz

    Pessoal, o comprovante do PIS só é possível pelo aplicativo Caixa Trabalhador. Não é possível mais presencialmente na Caixa. O PASEP é só para funcionário público.

  2. Avatar de tays
    Tays Diz

    Muito obrigada, você me ajudou muito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes