CLT

Como emitir a Carteira de Trabalho Digital pelo aplicativo?

A carteira de trabalho física (CTPS) deixou de ser emitida em setembro de 2019, e as novas contratações são registradas digitalmente

Com o fim da emissão da carteira de trabalho física (CTPS), em setembro de 2019, as novas contratações tem registro digitalmente. Dessa forma, é possível emitir a Carteira de Trabalho Digital pelo próprio aplicativo, e o CPF passa a valer como número-chave.

O que é?

A Carteira de Trabalho Digital permite que o trabalhador acesse o histórico trabalhista, informações salariais e registro de férias. Além disso, permite a solicitação do seguro-desemprego e abono salarial. O aplicativo teve lançamento em 2017, e sua nova versão foi feita em 2019, quando passou a substituir o documento impresso. Assim, equivale ao modelo do documento emitido em papel. No caso da carteira digital, o CPF passa a valer como número-chave, sem precisar agregar ao novo documento.

 

Como tirar a Carteira de Trabalho Digital?

Para solicitar e emitir a carteira de trabalho digital,  é preciso:

  1. Baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” na loja de aplicativos de seu celular;
  2. Depois disso, se deve clicar em “Entrar” e digitar informações como o número do CPF.

Nessa etapa, quem já tem cadastro no acesso.gov.br, Sine Fácil ou no Meu INSS precisa apenas digitar sua senha e autorizar o uso dos dados pessoais para ter acesso ao documento digital. Quem não tem cadastro em uma dessas plataformas deve ir até o acesso.gov.br e criar uma conta. Trata-se de uma plataforma do governo federal de identificação dos cidadãos, permitindo acesso unificado aos serviços públicos na internet. Por fim, o aplicativo oferece informações sobre contratos de trabalho e benefícios. Além da função de envio da carteira, após responder um questionário.

Os registros na carteira digital são feitos a partir do CPF. Portanto, o trabalhador deve informar o CPF ao empregador quando contratado e terá o registro na carteira, que nessa versão não apresenta um número específico. Assinar a carteira passa a ser de forma eletrônica, através do eSocial.

O passo a passo está aqui.

 

Leia também:

O que fazer se a carteira de trabalho for perdida ou roubada?

O trabalhador tem direitos mesmo sem carteira de trabalho? veja

Última modificação em 28/07/2022 12:32

Compartilhe