Como sacar o Auxílio Gás? Veja 3 formas de receber o dinheiro

Neste mês o governo priorizou as famílias que vivem nas regiões onde há alagamentos, depois, será a vez dos demais que estão inscritos no CadÚnico e aqueles que recebem o benefício BPC

Com a liberação do Auxílio Gás para mais de 108 mil famílias que moram nos municípios dos estados de Minas Gerais e da Bahia - onde foi decretado estado de calamidade por causa das enchentes -, muitos querem saber como sacar o Auxílio Gás. Então, veja a seguir como será feito o depósito e como fazer a retirada do dinheiro.

Como sacar o Auxílio Gás?

Para quem deseja saber como sacar o Auxílio Gás, listamos a seguir as principais formas de fazer a retirada do dinheiro. São elas:

Saque sem cartão

O saque sem cartão é feito por meio do aplicativo Caixa Tem e deve ser solicitado pelo celular. Para isso, informe seus dados pessoais para acessar a plataforma, como de costume. Escolha a opção “saque sem cartão” no menu inicial; clique em “gerar código para saque”; informe o valor desejado do saque; digite a senha para liberar a solicitação; Vá até um caixa eletrônico e informe o código. Outra opção é ir até uma casa lotérica e pedir ao atendente que libere o saque apresentando o código e um documento de identificação. 

Saque com cartão

O governo não disponibilizou um cartão específico para que os beneficiários possam receber o pagamento do novo auxílio, sendo assim, quem deseja saber como sacar o Auxílio Gás deve utilizar o cartão e a senha do antigo Bolsa Família.

Neste caso, basta ir até uma agência lotérica e apresentar o cartão e um documento pessoal com foto. Depois, informe a senha e o valor que deseja sacar. Feito isso, o atendente irá confirmar a transação e disponibilizar o valor e o comprovante de saque.

++ Auxílio Gás 2023 como receber

Saque nas cidades em estado de calamidade 

A Caixa Econômica Federal  também informou que está disponibilizando atendimento presencial por meio dos caminhões-agências, em algumas das cidades onde as fortes chuvas deixou pessoas desabrigadas.

Os caminhões já estão em Itabuna/BA, Águas Formosas (MG) e Medeiros Neto (BA). Nesse caso, o saque do Auxílio Gás pode ser realizado nestas unidades móveis que possuem caixas eletrônicos, além de outros serviços que são oferecidos nas agências físicas.

A instituição também mobilizou uma equipe especializada neste tipo de atendimento para orientar os cidadãos sobre os serviços que estão sendo oferecidos. 

Assim, as famílias que moram nas localidades atingidas pelas chuvas devem acompanhar o pagamento através do aplicativo Caixa Tem ou ainda por meio do app Auxílio Brasil, onde constam informações completas sobre o pagamento do Auxílio Gás.

Pagamento do Auxílio Gás

A Caixa Econômica Federal é a gestora dos pagamentos do Auxílio Gás, portanto, a primeira parcela está sendo depositada nas contas poupança sociais digitais que foram abertas para os cidadãos que eram participantes do programa Bolsa Família que, agora, deu lugar ao Auxílio Brasil.

Os beneficiários também podem conferir o pagamento ligando para o Atendimento Caixa ao Cidadão por meio do telefone 111. Esse benefício será concedido a cada dois meses para cada família e o valor vai passar por constantes reajustes levando em consideração o preço médio do preço do botijão de 13kg de gás liquefeito de petróleo (GLP) no Brasil.

O governo pretende ainda incluir novos beneficiários que serão selecionados por meio do Cadastro Único (CadÚnico) e da renda familiar que deve ser menor ou igual a um salário mínimo por pessoa. Integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também têm direito ao pagamento. 

Quando vai ser o saque do Auxílio Gás para o público geral?

As demais 5.471.632 famílias que foram consideradas elegíveis ao pagamento do benefício, por atenderem aos requisitos mas não residem nas áreas que estão em situação de calamidade, somente poderão sacar o Auxílio Gás a partir do dia 18 de janeiro. 

As mesmas formas de sacar o Auxílio Gás estarão disponíveis para esses cidadãos, mas neste caso o pagamento vai ser liberado conforme o dígito final do NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário. Esse pagamento também será feito em conjunto com a terceira parcela do benefício Auxílio Brasil, então, acompanhe as datas: 

NIS 1: 18 de janeiro, terça-feira

NIS 2: 19 de janeiro, quarta-feira

NIS 3: 20 de janeiro, quinta-feira

NIS 4: 21 de janeiro, sexta-feira

NIS 5: 24 de janeiro, segunda-feira

NIS 6: 25 de janeiro, terça-feira

NIS 7: 26 de janeiro, quarta-feira

NIS 8: 27 de janeiro, quinta-feira

NIS 9: 28 de janeiro, sexta-feira

NIS 0: 31 de janeiro, segunda-feira

Veja também qual é o valor do Auxílio Gás? Veja quanto você vai receber

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes