DAE pode ser pago com PIX por empregadores domésticos; saiba como

Pagamento é feito através de QR Code gerado na guia de pagamento ao emitir o documento

Empregadores podem usar o Pix para pagar a Guia do Documento de Arrecadação do Simples Doméstico (DAE), em qualquer dia da semana, horário e em banco habilitado pelo sistema de pagamento instantâneo.

"O pagamento será identificado no mesmo dia no eSocial e sistemas que fazem o controle da arrecadação federal. Trata-se de uma grande evolução na gestão da folha de pagamento dos empregados domésticos, uma vez que, até então, o pagamento do DAE somente poderia ser efetuado em dias úteis", destacou a gerente de negócio da Divisão de Soluções de Arrecadação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Franciana Soares Barbosa Duarte.

 

Como pagar o DAE com o Pix?

Para o pagamento, deve haver a emissão do DAE pelo empregador doméstico diretamente no sistema ou pelo aplicativo do eSocial. Assim, ao emitir o documento, será gerado automaticamente um QR Code na guia de pagamento. Com ele, o empregador pode efetuar o pagamento pelo Pix.

 

Quais as funcionalidades do aplicativo eSocial?

O aplicativo eSocial possui algumas funcionalidades importantes para o empregador doméstico. Por ele, é possível gerenciar a folha de pagamentoreajustar salários e obter informe de rendimentos. Além dos dados serem visualizados pelo app, é possível ter os documentos no formato PDF e imprimi-los, conforme a necessidade do empregador e do empregado.

Por outro lado, as atividades de admissão de trabalhadores, desligamento e afastamentos ainda devem ser cadastrados e atualizados pelo portal do eSocial.

Caso você tenha algum empregado doméstico e não possui cadastro, deve fazê-lo para que haja a garantia dos direitos trabalhistas, sob pena de multa, e o vínculo empregatício seja legal. Dessa maneira, pelo portal eSocial que você recolhe tributos, tais como INSS e FGTS dos seus funcionários.

 

Leia também:

Qual a diferença entre as formas de pagamento e o PIX?

Banco Central adia recolhimento do FGTS com PIX

Fonte Agência Brasil
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes