Feriado do dia 20 de novembro é facultativo ou nacional?

Veja em quais cidades e estados a data será dia de folga para o trabalhador

O dia 20 de novembro, conhecido como Dia da Consciência Negra, é uma das datas mais debatidas do calendário brasileiro. Por ser uma celebração recente no calendário oficial do país, ainda pode ter trabalhador em dúvida se esse dia é considerado feriado nacional ou apenas facultativo. A resposta depende da cidade e do estado.

Aproveite e veja os feriados de 2026

Dia 20 de novembro é feriado ou não?

O Dia da Consciência Negra não é um feriado nacional. Ele foi instituído pela Lei nº 12.519, de 2011, mas a legislação não o incluiu no rol de feriados nacionais. Isso significa que cada município ou estado decide se o dia 20 de novembro será feriado ou não.

Atualmente, seis estados brasileiros reconhecem o 20 de novembro como feriado estadual:

  • Alagoas
  • Amazonas
  • Amapá
  • Mato Grosso
  • Rio de Janeiro
  • São Paulo

Em outras localidades, a decisão cabe às prefeituras. Cidades como Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre e Salvador também adotaram a data como feriado municipal.

Nos lugares onde a data não foi oficializada por lei, o dia funciona normalmente, sendo apenas uma data simbólica e comemorativa.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra foi criado no ano de 2003, como uma data no calendário escolar. Contudo, ela ganhou caráter nacional em 2011. O dia já é feriado em cerca de mil cidades em todo o país. Os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro todos têm feriado nesse dia. No entanto, inúmeras cidades já decretam a suspensão das atividades no período.

A escolha da data foi feita por conta do dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Ele foi um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou pela libertação do povo contra a escravidão que imperava no país, quando ainda era Império. Desta forma, a ocasião visa reconhecer os descendentes africanos e a construção da sociedade brasileira atual.

Em geral, o dia costuma trazer questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, promover fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura africana em escolas, universidades, dentre outros ambientes.

Contudo, as celebrações do 20 de novembro já eram feitas nos anos 1970. Por meio de movimentos sociais contra o racismo, grupos de negros já celebravam a data. No Rio Grande do Sul, o dia 20 de novembro foi cunhado como o Dia da Consciência Negra em especial pelo poeta, professor e pesquisador gaúcho Oliveira Silveira. Também, Silveira foi um dos fundadores do Grupo Palmares, associação que reunia militantes e pesquisadores da cultura negra brasileira, em Porto Alegre.

Diferença entre feriado e ponto facultativo

Muita gente pode confundir feriado com ponto facultativo, mas há uma diferença importante entre os dois.

O feriado é determinado por lei federal, estadual ou municipal. Nesses casos, empresas, escolas e repartições públicas devem suspender as atividades, salvo serviços essenciais. O trabalhador que precisar atuar em feriado tem direito a pagamento em dobro ou folga compensatória.

Já o ponto facultativo é uma decisão administrativa, geralmente voltada para órgãos públicos. Ou seja, cabe ao governo ou ao empregador definir se haverá expediente. No setor privado, o funcionamento costuma seguir normalmente, salvo decisão da empresa.

Por isso, quando o dia 20 de novembro não é feriado na sua cidade, ele pode até ser considerado ponto facultativo por decisão local, mas não obriga empresas a liberar funcionários.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes