FGTS liberado? Saiba como consultar o saldo disponível

Para consultar o FGTS liberado basta acessar o aplicativo do fundo, no qual também é possível conferir o saldo total das contas.

O trabalhador que é demitido sem justa causa pode contar com o amparo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Desse modo, pode querer pegar o valor disponível de uma maneira rápida. Para consultar o FGTS liberado basta acessar o aplicativo do fundo, no qual também é possível conferir o saldo total de todas as contas ativas e inativas.

Como saber se tenho FGTS liberado?

O trabalhador formal consegue verificar se tem o FGTS liberado para saque de um modo rápido e sem precisar se deslocar a uma agência da Caixa. Para fazer isso, a orientação é baixar o aplicativo do FGTS no celular e então fazer o login com CPF e senha cadastrada na Caixa.

Logo na tela inicial do aplicativo será possível verificar se tem valores disponíveis para saque. Caso o trabalhador se encaixe em uma das modalidades de saque prevista em lei, poderá conferir o valor disponível para a retirada e indicar uma conta de sua titularidade em qualquer banco, para que seja realizada a transferência dos recursos.

Além da situação de demissão sem justa causa, o trabalhador consegue fazer o saque integral do FGTS em caso de término do contrato de trabalho, aposentadoria, idade superior a 70 anos e compra de casa própria. Essas e outras possibilidades estão previstas em lei.

Quando o dinheiro é liberado?

Nas situações em que ocorre rescisão do contrato de trabalho e o saldo do FGTS é liberado, o empregador deve enviar comunicado à Caixa. Ao passo que, o trabalhador poderá sacar o dinheiro do FGTS em até cinco dias úteis.

Por outro lado, quando a rescisão ocorrer por acordo entre empregado e empregador, é o trabalhador que deve ir até uma agência da caixa a partir do 5º dia útil, contado da data de quitação da multa rescisória, para efetuar o saque.

Nas demais possibilidades de saque, os recursos podem ser liberados em até 15 dias úteis após a entrega da documentação necessária. A lista de documentos pode variar de acordo com a situação.

Além disso, o trabalhador também consegue retirar uma parte do fundo anualmente. Isso se torna possível para quem fizer a migração para o saque-aniversário. Nessa modalidade, o trabalhador pode retirar uma quantia definida do FGTS no mês de seu aniversário e perde direito ao saque-rescisão.

Como consultar o saldo do FGTS?

Assim como a consulta para saber se o FGTS está liberado, o saldo do fundo também pode ser verificado no aplicativo. Ao fazer login com CPF e senha, o trabalhador deve clicar em “Saldo total do FGTS”.

Dessa forma, na página seguinte, aparecerá o saldo total de todas as contas do FGTS. Caso queira ver valores mais detalhados, em relação a cada conta do fundo, o cidadão pode visualizar os extratos das contas. Para isso, basta clicar em “Meu FGTS" e depois em “Ver extrato” ao lado da conta desejada.

Ademais, o trabalhador também pode acompanhar os depósitos do empregador, a fim de verificar se estão sendo feitos e com o valor correto. Entre as opções disponíveis, o cidadão pode fazer um cadastro para receber os avisos de depósito por SMS. Outra maneira de acompanhar é por meio do recebimento do extrato do FGTS na residência a cada dois meses.

O fundo do trabalhador é formado a partir de depósitos mensais feitos pelo empregador. Os quais devem ter o valor de 8% do salário, mas não podem ser descontados dele. O saldo do FGTS é a soma de todos esses depósitos mensais.

Como sacar o FGTS liberado?

Além do saque digital, em que o trabalhador indica uma conta de sua titularidade para receber o FGTS liberado, também é possível sacar o dinheiro de modo presencial.

Nas salas de autoatendimento das agências Caixa, pode-se sacar até R$ 1,5 mil sem o uso do Cartão do Cidadão, informando apenas o número do PIS/PASEP/NIT/NIS e senha. Outra opção é sacar com o Cartão do Cidadão em unidades lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui, postos de atendimento eletrônico e salas de autoatendimento. Nesse caso, o limite de saque é de até R$ 3 mil. Para pegar valores maiores que esse em espécie, o trabalhador deve comparecer a uma agência da Caixa.

Quem tem direito a uma conta do FGTS?

Todo o trabalhador com carteira assinada deve ter conta do FGTS, afinal é um direito de quem atua dentro do regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Estão inclusos nesse grupo, os trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros e atletas profissionais. Nota-se que o diretor não empregado é incluído no FGTS a critério do empregador.

Então, para que o FGTS do trabalhador seja criado, deve-se abrir uma conta na Caixa em nome dele e vinculada ao contrato de trabalho. Os depósitos devem ser feitos todos os meses pelo empregador.

 

Leia também:

Aprenda a consultar saldo do FGTS e contestar valores errados

Certidão FGTS: confira o passo a passo para emitir a CRF

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes