Fim do auxílio: quais benefícios podem ser antecipados em 2021?

Principais medidas envolvem o 13º salário de aposentados e pensionistas, e nova rodada do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)

Sem a continuidade do auxílio emergencial, a antecipação de benefícios pode acontecer conforme a intensidade das crises sanitárias e econômicas no país sem interferir no teto de gastos e ter impacto nas contas públicas. Principais medidas envolvem o 13º salário de aposentados e pensionistas, e nova rodada do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

 

Antecipação do 13º salário

"Com a retirada do auxílio emergencial, aterrissa de novo no Bolsa Família, no caso de quem já tinha assistência social, e aterrissa no emprego informal dos invisíveis, que vão voltando sua atividade", comentou o ministro da Economia, Paulo Guedes.

A equipe econômica está preparando medidas  que podem ser tomadas neste ano. Os primeiros recursos acionados serão as antecipações do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS e do abono salarial. As iniciativas devem ter execução em fases, enquanto o governo avalia a necessidade de adotar novas ações.

Segundo o ministro, o governo não descarta a antecipação de benefícios caso a recuperação econômica atrase.  “Não descartamos ainda ferramentas que temos, dentro do teto, completamente dentro do teto, e que inclusive nós usamos antes mesmo [da aprovação] do Orçamento de Guerra. Temos capacidade de antecipar benefícios, de diferir arrecadações [adiar pagamentos]. Temos várias ferramentas que vão permitir calibrar essa aterrissagem [da economia] lá na frente”, declarou Guedes. Como se trata somente de uma mudança nas datas, não afeta o orçamento de 2021. Entretanto, aposentados são críticos a medida já que já recebiam pagamentos adiantados nos meses de setembro e dezembro.

 

Nova rodada do FGTS emergencial

Um membro da equipe econômica afirmou à Folha que há margem de recursos no FGTS para permitir uma nova rodada de retiradas. A medida não comprometeria a sustentabilidade do fundo. Ainda não há definição sobre o formato do programa e valores para os trabalhadores na nova rodada do saque emergencial do FGTS em 2021.

De acordo com um membro do Ministério da Economia, o diagnóstico da pasta não considera especificamente o número de casos da doença, e sim a taxa de isolamento social. Na hipótese mais grave, seria a nova decretação de estado de calamidade. Ideia com rejeição oficial, já tem apoio de técnicos, de acordo com a Folha. Entretanto, caso isolamento atinja níveis semelhantes ao de maio, pode implementar medidas com custo aos cofres públicos.

 

Benefícios antecipados em 2020

Em março de 2020, ainda no começo da pandemia, o Ministério da Economia autorizou a antecipação do 13º dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida teve como objetivo estimular a economia no início das medidas de distanciamento social.

A antecipação do 13º salário em duas parcelas, com pagamentos de metade do valor em agosto e a outra parte no mês de novembro, se destina para aposentados, mas também para os beneficiários do INSS que recebem o auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.

Com a antecipação e a crise, muitos aposentados e pensionistas sentiram falta dos pagamentos em dezembro. Além disso, muitos estavam com esperanças da liberação do 14º salário, projeto de lei que não teve aprovação ainda em 2020. Em suma, o andamento das propostas referentes ao 14º salário estão com o Projeto de Lei nº 3.657 e uma medida provisória, que pode ser assinada pelo presidente. Entretanto, a última perde a validade em janeiro.

Já o saque emergencial teve definição pela Medida Provisória nº 946, de 7 de abril. É possível consultar o valor e a data do saque no aplicativo do FGTS e no site da Caixa. Bem como através da Central Telefônica da Caixa, pelo número 111, ou pelo Internet Banking. A organização do saque foi feita de maneira semelhante ao do auxílio emergencial. Com datas para depósito em conta poupança social digital e para liberação de saques e transferências, de acordo com o mês de aniversário. Assim sendo, todos os créditos em poupança foram feitos até 21 de setembro.

 

Leia também:

Liberado: confira o calendário do Bolsa Família de janeiro de 2021

Saiba como consultar o saldo do FGTS e solicitar saques

Veja quais programas sociais foram criados na pandemia

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes