Veja novo prazo para pagamentos do Simples Nacional

Decisão considerou a crise econômica decorrente da pandemia e alterou a data de vencimento, que originalmente seria 20 de fevereiro

O governo federal prorrogou, por 6 dias, o prazo para pagamento dos tributos apurados no Simples Nacional em janeiro. A data de vencimento, que originalmente seria 20 de fevereiro, passa a ser 26 de fevereiro. Com isso, espera-se que haja aumento no número de novos optantes pelo Simples Nacional.

 

Pagamentos do Simples Nacional

O pagamento de tributos do Simples Nacional foi tema de reunião esta semana entre o presidente Jair Bolsonaro, a equipe econômica e o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Paulo Solmucci. Na ocasião, Solmucci fez pedidos para socorro financeiro ao setor, que foi fortemente impactado pelas restrições impostas durante a pandemia de covid-19.

A decisão busca atender aqueles que fizerem a opção pelo Simples Nacional nesta 6ª feira (29 de janeiro) para que possam regularizar suas pendências a tempo e terem a opção aprovada. Para essas empresas, as pendências relativas a débitos fiscais poderão ser regularizadas até 15 de fevereiro de 2021.

A resolução foi aprovada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional, que se reuniu nos dias 27 e 28 de janeiro, e foi publicada hoje no Diário Oficial da União. O grupo considerou a crise econômica decorrente da pandemia, que resultou na redução da atividade econômica em geral e no resultado operacional das empresas.

 

Prazo para aderir ao regime

Para optar pelo Simples Nacional, a lei exige que a empresa não tenha débitos nas administrações tributárias federal, estadual e municipal. Neste ano, empresas com débitos tributários em 2020 não foram excluídas do Simples Nacional. Micro e pequenas empresas têm até o dia 29 de janeiro, esta sexta-feira, para aderir ao regime tributário do Simples Nacional. Empresas que faturam até R$ 4,8 milhões por ano podem se enquadrar e o processo deve ser feito online.

Até o último dia 20 de janeiro, foram realizadas 178.741 solicitações de opção, sendo deferidas 54.789. Outras 117.088 dependem do contribuinte regularizar pendências com um ou mais entes federados.

 

Leia também:

Pix irá integrar movimentações em contas salário, segundo BC

Simples Nacional: veja como aderir sua empresa

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes