Prazo para fazer doação e diminuir IR acaba dia 30; veja como fazer

Doações incentivadas devem ser feitas para projetos sociais voltados para o atendimento de crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social ou promoção de cultura e esporte

Nesta quarta-feira (30) termina o prazo para o contribuinte doar até 6% do IR (Imposto de Renda) e ter abatimento no cálculo do próximo ano. As doações incentivadas devem ser feitas para projetos sociais voltados para o atendimento de crianças, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social ou promoção de cultura e esporte.

 

Como doar o IR?

O valor doado retorna para o contribuinte ou na restituição do IR, ou ainda é abatida do valor do imposto a pagar. Em suma, é necessário escolher o projeto social que receberá os valores doados. Após a doação do dinheiro, o valor terá redução no IR no próximo ano. Os projetos são validados e aprovados pelo poder público.

Para comprovar ao doar o IR, o beneficiado deve emitir um recibo. Assim, o valor deve ser incluído com o nome e CNPJ ou CPF do beneficiário na declaração, na ficha "Doações Efetuadas". Algumas plataformas facilitam o processo conectando o contribuinte doador a projetos sociais.

 

Para quais instituições doar o IR?

Para que a dedução possa ser feita, o dinheiro deve ter destino a programas vinculados a:

  • Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente;
  • Fundos dos Direitos dos Idosos;
  • Projeto cultural (Lei Rouanet);
  • Atividade audiovisual (Lei de Incentivo à Atividade Audiovisual);
  • Atividade esportiva (Lei de Incentivo ao Esporte).

 

O que é Imposto de Renda?

O IR existe desde 1992 e procura fazer a cobrança da tributação de todos os brasileiros. As cobranças vão de acordo com as regras feitas pela Receita Federal. Portanto, a declaração contém todos os bens adquiridos no ano anterior por pessoas físicas ou jurídicas. É feita anualmente e entregue ao governo que acompanha a evolução do patrimônio do contribuinte.

De acordo com as estimativas da Receita Federal, no período referente às declarações de 2020, estima-se que mais de 1 milhão de pessoas caíram na malha fina do imposto de renda. Trata-se, portanto, da revisão sistemática das declarações de imposto de renda realizada pela Receita. Ao doar o IR, então, é importante estar atento para evitar inconsistências ou erros na declaração que deverão ter correção e estão passíveis de multa.

 

Leia também:

Isenção do imposto de renda: confira para quem é e como funciona

Confira passo a passo de como calcular o imposto de renda mensal

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes