Calendário da prova de vida do INSS 2021: veja as novas datas

Interrupção do procedimento foi prorrogada por mais dois meses

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem conferir a retomada da necessidade de comprovação de vida a partir do calendário da prova de vida 2021. Nota-se que os beneficiários continuam recebendo os pagamentos mesmo sem a realização do procedimento, pois o bloqueio está interrompido.

A retomada da prova de vida do INSS foi fixada para maio e deve ocorrer de forma gradual, levando em consideração o mês de vencimento da prova de vida dos aposentados e pensionistas. Essa definição foi publicada pelo órgão com a Portaria nº 1.278, no Diário Oficial da União (DOU).

Sendo assim, ficou definida também a interrupção de bloqueio de pagamento para segurados que não fizeram a prova entre março de 2020 e abril de 2021, em uma prorrogação de mais 60 dias. Essa ampliação do prazo vale para os beneficiários residentes no Brasil e no exterior.

O que é a prova de vida do INSS 2021?

A prova de vida é, como o próprio nome diz, uma forma de comprovar a vida. Sendo assim, trata-se do procedimento em que os segurados do INSS recebem benefícios por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético, devem comprovar que estão vivos para continuar recebendo os a aposentadoria ou pensão. É uma maneira de evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Esse processo é obrigatório e deve ser realizado anualmente. Dessa forma, o segurado deve comparecer à instituição bancária em que recebe seu benefício e apresentar um documento de identificação com foto. Alguns bancos optam pela realização no mês de aniversário do cidadão, e outros fazem a convocação de acordo com mês em que o procedimento foi feito no ano anterior.

Nota-se que, desde março de 2020 estão suspensos os bloqueios dos pagamentos de benefícios, por razão de falta de prova de vida. Isso ocorreu por conta da pandemia da Covid-19, com o objetivo de estimular o isolamento social dos beneficiários, grande parte do grupo de risco.

Novo calendário da prova de vida 2021

Como visto, a obrigação de realizar o procedimento será retomada em maio. Os meses para cada beneficiário variam de acordo com a sua competência de vencimento da comprovação de vida. Sendo assim, o bloqueio resultante da falta de prova de vida ocorrerá de forma escalonada.

Veja os meses de retorno para todas as situações de vencimento da prova:

  • Prova de vida vencida em março e abril de 2020: maio de 2021
  • Prova de vida vencida em maio e junho de 2020: junho de 2021
  • Prova de vida vencida em julho e agosto de 2020: julho de 2021
  • Prova de vida vencida em setembro e outubro de 2020: agosto de 2021
  • Prova de vida vencida em novembro e dezembro de 2020: setembro de 2021
  • Prova de vida vencida em janeiro e fevereiro de 2021: outubro de 2021
  • Prova de vida vencida em março e abril de 2021: novembro de 2021

Dessa forma, quem deveria ter feito a prova nos meses de abril do ano passado, por exemplo, deverá fazer o procedimento em maio deste ano. Ao passo que, quem deveria comprovar a vida em agosto de 2020, deverá ir até o seu banco em julho de 2021 para fazer a prova de vida. Com a retomada, a prova de vida deverá ser feita normalmente pelos bancos.

Procedimento digital para 5,3 milhões de segurados

Além do calendário da prova de vida, o INSS também ampliou o projeto piloto da realização do procedimento com uso da biometria facial. Sendo assim, cerca de 5,3 milhões de segurados selecionados poderão fazer a prova de vida pelo celular, com uso da câmera do aparelho para fazer o reconhecimento facial.

Esse processo pode ser feito através do aplicativo Gov.br. O projeto piloto teve início no ano passado e teve expansão a partir do dia 23 de fevereiro deste ano.

 

Leia também:

Confira o passo a passo para fazer a prova de vida digital do INSS

Veja como agendar atendimento no INSS por aplicativo

Veja se você tem direito a aposentadoria por invalidez

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes