Veja como agendar atendimento no INSS por aplicativo

Na internet, é possível agendar atendimento no INSS pela plataforma Meu INSS.

Antes de ir a uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para solicitar por algum serviço, o segurado deve fazer um agendamento prévio por aplicativo ou telefone. Na internet, é possível agendar atendimento no INSS pela plataforma Meu INSS. Então, veja  o passo a passo para realizar esse procedimento.

O que é o Meu INSS?

A plataforma do Meu INSS está disponível em formato de site e aplicativo. Ela oferece mais de 90 serviços que podem ser realizados à distância, de modo que os segurados conseguem fazer sua solicitação sem a necessidade de comparecer a uma agência do INSS.

É possível dar entrada em benefícios, emitir extratos, entrar com recurso, fazer simulação de aposentadoria, entre outros. O cadastro é feito a partir do portal Gov.br, que reúne os serviços digitais do governo federal.

Precisa agendar atendimento no INSS?

Devido a pandemia da Covid-19, as agências do INSS ficaram fechadas por um período. A reabertura se iniciou em setembro de 2020, para atendimento com agendamento dos serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Para conferir quais agências estão abertas, o segurado pode acessar Portal COVID do governo federal e clicar em “Mapa agências abertas”.

Além disso, para manter o isolamento social e para maior praticidade, o segurado pode optar por usar os serviços remotos no portal Meu INSS, quando o atendimento presencial não for necessário.

Como fazer agendamento no INSS pela internet?

Então, confira o passo a passo de como agendar atendimento no INSS pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Primeiro, é preciso entrar na plataforma e fazer login com CPF e senha. Em caso de primeiro acesso, o cidadão deve fazer um cadastro.

Agen1
Meu inss

Feito isso, o próximo passo é clicar em “Agendamentos/Solicitações” na página inicial, logo abaixo de “Serviços em destaque”.

Agen2
Meu inss

Em seguida, clicar no botão azul escrito “Novo Requerimento” ao final da página.

Agendar atendimento no inss
Meu inss

Então, o segurado deve pesquisar e selecionar o serviço que deseja agendar. Ao clicar em “Agendar para Retirada de Extratos” aparecerão as opções de atendimento presencial para retirar: Carta de Concessão do Benefício, Declaração de Benefício - Consta/Nada Consta, extrato de empréstimo consignado, extrato de pagamento de benefício, extrato para Imposto de Renda (IR) e extrato previdenciário (CNIS).

Agendar atendimento no inss
Meu inss

No caso do serviço poder ser realizado pela internet, sem a necessidade de atendimento presencial, o usuário receberá uma notificação informando isso. Para continuar, basta clicar em “Avançar”. No exemplo, usamos o serviço para emitir a Carta de Concessão do Benefício.

Agen5
Meu inss

Depois disso, serão exibidos dados pessoais do segurado. A orientação é conferir as informações e clicar em “Avançar”. O próximo passo é indicar a localização para encontrar uma agência próxima do INSS e a selecionar.

Para terminar de agendar atendimento no INSS, o segurado deve escolher entre as datas e horários disponíveis.

Então, no dia e horário agendado, o cidadão deve comparecer à agência do INSS com o comprovante de agendamento e documento de identificação.

Agendamento por telefone

Além do aplicativo, também é possível agendar o atendimento do INSS por telefone. Para isso, basta ligar no número 135. Essa central funciona de segunda a sábado, entre às 7h e às 22h. As ligações são gratuitas de telefone fixo, ao passo que de celular há cobrança de custo de uma ligação local.

 

Leia também:

Saiba tudo sobre o Meu INSS e como usar os serviços disponíveis

Perícia médica do INSS: confira o passo a passo para agendar

Como tirar o extrato do INSS pela internet? Aprenda passo a passo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes