Saiba como consultar o resultado de perícia médica do INSS

É através da realização de perícia médica do INSS, que o trabalhador consegue obter o auxílio-doença.

Segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que passam por perícia médica podem obter o auxílio-doença. Isso acontece com os trabalhadores que ficam doentes e devem se afastar de suas atividades por conta da incapacidade temporária. É possível conferir o resultado da perícia médica do INSS por meio de aplicativo.

Neste ano, os segurados também podem obter o benefício sem realizar o procedimento. Para isso, devem apresentar atestado médico, que será analisado pelos peritos. Você pode ler também sobre o pagamento do 13º salário do INSS  adiantado em 2021.

O que é a perícia médica do INSS?

A perícia médica do INSS deve ser solicitada por segurados que precisam se afastar do trabalho por motivos de doença ou acidente. No procedimento, o perito do INSS vai verificar se o trabalhador tem de fato a doença e se ela o impossibilita de exercer suas atividades profissionais. Caso isso se comprove, o cidadão pode receber o benefício por incapacidade temporária, conhecido como auxílio-doença, durante o seu tempo de recuperação.

De modo geral, para ter direito ao benefício e realizar a perícia é necessário cumprir a carência de 12 contribuições mensais, mas há doenças que garantem a isenção desse prazo. Quem trabalha em empresa, deve ainda estar afastado por mais de 15 dias do trabalho antes de solicitar a perícia.

Para marcar a data, horário e local da perícia médica, o segurado pode usar a plataforma Meu INSS, que reúne os serviços digitais da autarquia. Se não conseguir comparecer no dia, pode solicitar a remarcação em até três dias antes.

Além disso, até o fim deste ano está autorizada a concessão de auxílio doença do INSS sem a realização de perícia médica presencial. Os trabalhadores devem enviar atestado médico e documentos complementares para os peritos analisarem. Essa medida também foi tomada no ano passado, ao passo que é motivada para evitar deslocamentos durante a pandemia da Covid-19.

Para que serve?

É através da realização de perícia médica do INSS, que o trabalhador consegue obter o auxílio-doença, que em alguns casos pode ser convertido para aposentadoria por invalidez. Esse procedimento também deve ser feito nos casos de pedido de prorrogação do auxílio-doença, o que pode ser feito nos últimos 15 dias do período previsto inicialmente.

Desse modo, o procedimento serve para comprovar ou não o direito do trabalhador ao benefício por incapacidade. Depois de passar pela consulta, o segurado consegue acessar o resultado da perícia do INSS pela internet, no site ou aplicativo Meu INSS.

Como ver o resultado da perícia médica do INSS?

Depois de passar pela perícia médica ou enviar atestado médico para análise, o segurado consegue consultar a decisão do INSS por meio da plataforma digital do órgão, o Meu INSS.

O primeiro passo para ver o resultado da perícia médica no Meu INSS, é acessar o site ou aplicativo e fazer login com CPF e senha. Nos casos de primeiro acesso é preciso completar um cadastro.

Pericia1
Site meu inss

Já na tela inicial, o segurado deve procurar pelo serviço de “Resultado de Benefício por Incapacidade” na parte de “Serviços em destaque”. Ao clicar, o trabalhador será levado para um outra tela, em que conseguirá ver o número do requerimento, o benefício solicitado e a sua situação.

Pericia2
Site meu inss

Então, basta clicar sobre a solicitação para conseguir baixar o documento com o resultado da perícia médica do INSS. Por meio desse comunicado de decisão, o segurado fica sabendo se o benefício foi negado, aprovado ou ainda está em análise. Bem como, verifica o motivo da situação.

Além disso, também é possível consultar o resultado por meio do “Sistema de Administração de Benefício por Incapacidade”. Através dele, o segurado consegue acessar o comunicado de decisão do benefício por incapacidade. Para fazer a consulta, é necessário informar o número de benefício ou o número do requerimento, além da data de nascimento, nome do requerente e número de CPF.

O que fazer quando não sai o resultado da perícia?

O resultado da perícia médica do INSS deve estar disponível após as 21h do mesmo dia em que ela foi realizada. Ao passo que o prazo para análise de concessão do auxílio-doença pode chegar a 45 dias.

Caso o resultado do benefício não saia dentro desse prazo, o segurado pode procurar entender o motivo ao ligar para a Central 135 do INSS. O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 7h às 22h. Há também a possibilidade de registrar uma reclamação na Ouvidoria do órgão.

"Quem paga meu salário enquanto aguardo a perícia?"

Para os empregados de empresa, os afastamentos do trabalho de até 15 dias devem ser pagos pela empresa. A partir disso, o segurado pode fazer a solicitação do auxílio doença com o agendamento da perícia médica. Segundo o INSS, caso o pedido do benefício seja feito após 30 dias de afastamento, o órgão não paga os valores retroativos.

 

Leia também:

+Veja o passo a passo para pedir auxílio-doença sem perícia médica

+Aposentadoria por invalidez: confira as regras para solicitar o benefício

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes