Saiba como tirar o extrato do CNIS pela internet

O documento reúne todas as contribuições previdenciárias realizadas em nome do trabalhador

Entre os variados serviços que o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) consegue acessar pela internet, está o extrato do CNIS. Esse documento reúne todas as contribuições previdenciárias realizadas pelo trabalhador, e pode ajudar no momento de pedir por algum benefício do órgão.  É possível emiti-lo no site ou aplicativo do Meu INSS.

O que é o CNIS?

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), é o documento que indica todas as contribuições à Previdência Social realizadas em nome de um segurado, seja ele empregado, empregado individual, empresário, empregado doméstico ou ainda aposentado. Bem como, os recolhimentos dos autônomos, que podem pagar a Guia da Previdência Social (GPS) por conta própria. Além disso, também expõe informações de: nome do empregador, período trabalhado e salário recebido.

Através do extrato do CNIS é possível conferir e comprovar as contribuições realizadas por um CPF específico. Ao passo que, essas informações são usadas no cálculo de benefícios previdenciários, como a aposentadoria.

Sendo assim, é possível verificar a cada mês se a empresa está repassando a contribuição e se os recolhimentos estão sendo feitos de forma correta. Além disso, o segurado consegue observar quais os períodos que estão faltando para que consiga comprovar ao fazer a solicitação de sua aposentadoria.

Para que serve?

O extrato do CNIS pode ser importante para o segurado dar entrada em algum benefício do INSS. Bem como, para comparar informações de diferentes documentos. Ao pedir aposentadoria, por exemplo, o segurado pode comparar os dados do CNIS com os registros da carteira de trabalho, holerites e carnês de contribuição. Dessa forma, caso encontre alguma divergência pode enviar ao INSS documentos que provem os dados corretos.

Esse movimento é útil porque o extrato reúne informações completas sobre os recolhimentos previdenciários, podendo assim determinar o direito ou não à um pagamento do INSS, bem como o seu valor.

Como tirar o extrato do CNIS?

Então, o procedimento para tirar o extrato do CNIS pela internet é simples. Primeiro, acesse o site ou aplicativo do Meu INSS e faça login com CPF e senha. Na aba de “Serviços em destaque”, selecione a opção de “Extrato de Contribuição (CNIS)”.

Extrato cnis
Meu inss

Ao fazer isso, a plataforma exibe o seu extrato do CNIS. Na parte superior, fica exposta a data de início dos recolhimentos, bem como a data da última contribuição realizada. Logo abaixo, o segurado visualiza os anos e meses de contribuição, bem como qual o valor dos recolhimentos e do salário de contribuição.

Por fim, estão indicadas as empresas em que o segurado trabalhou. Para fazer download do extrato, basta clicar em “Baixar PDF”.

Nota-se ainda, que  alguns bancos permitem a consulta do extrato do CNIS diretamente pelo terminal de auto-atendimento, e também pelo site do banco. Seja do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.

Outros extratos do INSS

Além do extrato CNIS, o trabalhador consegue acessar outros extratos no site ou aplicativo Meu INSS. Confira quais são:

  • Extrato de Pagamento: nesse extrato se usa para comprovar recebimento de benefício, bem como indiciar renda mensal. Ele indica os valores do benefício, o banco e data de pagamento. Pode ser útil no momento de abrir contas em bancos, pedir empréstimo consignado e solicitar gratuidade para idosos no transporte interestadual.
  • Extrato de Empréstimo: através desse extrato, o segurado consegue visualizar o histórico de créditos consignados realizado com desconto no seu benefício previdenciário. Além de informações como: margem da consignação atual, valores de parcela e prazo.
  • Extrato de Imposto de Renda: este extrato deve ser usado pode beneficiários do INSS que devem fazer a declaração do Imposto de Renda (IR).

 

Leia também:

Novo valor da aposentadoria: aprenda o passo a passo para consultar

Saiba tudo sobre o Meu INSS e como usar os serviços disponíveis

Telefone INSS: veja qual o número e como funciona o atendimento

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes