Saiba consultar o número do benefício do INSS

Esse número está descrito na carta de concessão do benefício, mas também pode ser consultado pela internet ou telefone.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem saber o seu número do benefício para poder verificar a data em que receberão os pagamentos da Previdência Social. Esse número está descrito na carta de concessão do benefício, mas também pode ser consultado pela internet ou telefone.

O que é o número do benefício do INSS?

O número de benefício do INSS é uma sequência numérica usada para identificar o pagamento de aposentadorias, pensões ou auxílios da Previdência Social. Cada benefício tem o seu próprio número, que segue um padrão de dez dígitos.

Sendo assim, o segurado recebe o seu número a partir da carta de concessão, que é enviada ao endereço cadastrado no sistema do INSS após a aprovação de um benefício.

Ademais, em muitos casos esse número é igual ao do Programa de Integração Social (PIS) ou do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). Por isso, o trabalhador pode olhar o seu Cartão do Cidadão para verificar.

Como consultar o número do benefício do INSS?

Nos casos de não se recordar do número do benefício e não encontrar a carta de concessão, o beneficiário tem outras formas de verificar essa sequência numérica. Pela internet, é possível consultar na plataforma Meu INSS, que oferece variadas informações e serviços digitais aos segurados. Também se pode consultar por ligação telefônica, através da Central de Atendimento do INSS.

Consulta pelo Meu INSS

Para fazer a consulta pela plataforma Meu INSS, o segurado deve acessar o site ou aplicativo, e realizar login com CPF e senha. Para quem faz o primeiro acesso, é necessário efetuar um cadastro. Feito isso, basta clicar em “Meus Benefícios” na página inicial, que será possível verificar o número em questão.

Nb
Site do meu inss

Consulta pela Central 135

Em seguida, outro modo de descobrir o número do benefício do INSS é através de ligação para a Central 135. Ao ligar nessa central, será preciso informar o CPF e confirmar outros dados pessoais. Depois disso, será possível verificar qual o número em questão através da terceira opção de consulta, em que o trabalhador pode verificar a situação de seu benefício.

Nota-se que a ligação por telefone fixo é gratuita. Já para ligações com celular há cobrança de taxa de uma ligação local. É possível ligar de segunda a sábado, entre às 7h e às 22h

Como saber a data de pagamento do benefício?

É importante ter conhecimento do número de benefício para conseguir identificar o dia do pagamento do benefício. Isso porque os pagamentos são divididos de acordo com o número final do benefício. Além disso, primeiro pega o dinheiro quem recebe um salário mínimo, e depois aqueles que ganham acima disso.

Para saber o número final do benefício, basta olhar para a sequência de dez dígitos encontrada no Meu INSS ou através de ligação da Central 135. Não se considera o número que vem após o traço, então o número final é o que vem antes dele.

Então, confira o calendário do INSS de 2021 e saiba as datas em que receberá sua aposentadoria ou pensão:

Nb1
Calendário de pagamentos inss

 

Leia também:

Confira o passo a passo para fazer a prova de vida digital do INSS

Veja como agendar atendimento no INSS por aplicativo

Saiba como preencher a GPS e garantir contribuições ao INSS

Você pode gostar também