Paulo Guedes não descarta volta do auxílio emergencial em 2021

A possibilidade é vista como uma das “últimas alternativas” ao que eles nomeiam de “amplo cardápio de medidas”.

Paulo Guedes, ministro da Economia, e técnicos da pasta não descartam a volta do auxílio emergencial em 2021. Mas essa possibilidade é vista como uma das "últimas alternativas" ao que eles nomeiam de "amplo cardápio de medidas". Nesse sentido, o depósito final do auxílio foi feito em 29 de dezembro e a liberação para saques e transferências segue até 27 de janeiro deste ano.

As informações são do portal de notícias Uol. Segundo o texto, o ministério avalia que a prorrogação do auxílio emergencial pode ser incoerente, visto que ocorreu uma reabertura do comércio.

Além disso, um auxiliar de Guedes afirmou que o benefício foi criado para os trabalhadores informais "não morrerem de fome enquanto estavam em casa". Ao passo que, agora "os taxistas estão nas ruas, as cidades estão movimentadas". E acrescentou: "Tem até baile funk acontecendo. Não vamos dar dinheiro para as pessoas irem para o baile funk".

Segunda onda

A falta de discussão sobre a volta do auxílio emergencial tem também como justificativa a verificação se o aumento de casos da Covid-19 neste início de ano é em decorrência das aglomerações causadas nas festas de fim de ano. Ou ainda se realmente a situação se configura como uma segunda onda de contaminações.

Ademais, Guedes afirmou a auxiliares que se o país voltar a um patamar de 1.000 mortes diárias por um longo período, e as medidas de restrição forem aplicadas, o benefício pode ser pago novamente.

Medidas contra a crise

No chamado “cardápio de medidas”, a prioridade é por alternativas que não alterem o orçamento fiscal de 2021. Já se falou sobre a antecipação do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como ocorreu em 2020. Desta vez, com parcelas para os meses de fevereiro e março. As mesmas datas devem ser válidas para a antecipação do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).

Uma nova rodada de saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também é discutida. No ano passado, trabalhadores com contas com saldo puderam sacar até um salário mínimo.

Antes de se optar pela volta do auxílio emergencial, o governo pode ainda reestabelecer o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm). O qual contou com regras para redução de salário e jornadas.

Propostas para a volta do auxílio emergencial

Há vários projetos de lei do Senado e da Câmara que propõem a volta do auxílio emergencial. Seja em prorrogações até os meses de março, abril ou junho. E em parcelas de R$ 600 ou de R$ 300 do auxílio emergencial.

Nota-se que o benefício foi criado com a finalidade de amparar trabalhadores informais, autônomos e desempregados durante a pandemia da Covid-19. E também se estendeu aos inscritos no Bolsa Família.

Por fim, o tema também é abordado na campanha para presidência da Câmara. Os dois principais candidatos, o deputado Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP), defendem a avaliação do assunto pelo Congresso.

Com informações de Uol. 

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes