PIS/Pasep não foi pago? Saiba quando irá receber o abono atrasado

Trabalhadores que não tiveram o PIS/Pasep pago devem esperar pelo segundo lote, liberado em dezembro

Dentre as medidas emergenciais lançadas pelo Ministério da Economia, em decorrência dos efeitos da pandemia de covid-19, a antecipação do pagamento do abono salarial 2019/2020. Desde julho, 8,4 milhões de trabalhadores já receberam o benefício. Entretanto, alguns trabalhadores não tiveram o PIS/Pasep pago, e devem esperar pelo segundo lote.

 

Pagamentos atrasados em dezembro

O segundo lote de pagamentos deve incluir todos os trabalhadores que não tiveram o PIS/Pasep pago e ficaram de fora do primeiro. Assim, as empresas tiveram até o dia 30 de setembro para regularizar as informações dos trabalhadores, que estão sendo processadas. Em suma, os registros são elaborados entre o trabalhador e RH da empresa, que envia os relatórios. Portanto, o atraso é o que ocasiona os problemas para receber o abono salarial.

Os pagamentos aos empregados com direito ao abono salarial e não receberam terão início em dezembro. Dessa forma os trabalhadores com direito ao PIS que nasceram entre julho e dezembro receberão o benefício e os demais seguem a regra do calendário.

 

Calendário de pagamentos do PIS/Pasep

Quem ficou com o abono salarial PIS/Pasep não pago deve ficar atento ao calendário. Os trabalhadores com direito ao PIS que nasceram entre julho e dezembro receberão o benefício em dezembro, pela Caixa. Portanto, os demais seguem a regra do calendário:

  • Nascidos em janeiro receberão a partir de 19 de janeiro de 2021 até 30 de junho de 2021;
  • Nascidos em fevereiro receberão a partir de 19 de janeiro de 2021 até 30 de junho de 2021;
  • Aqueles nascidos em março receberão a partir de 11 de fevereiro de 2021 até 30 de junho de 2021;
  • Nascidos em abril receberão a partir de 11 de fevereiro de 2021 até 30 de junho de 2021;
  • Nascidos em maio receberão a partir de 17 de março de 2021 até 30 de junho de 2021;
  • Aqueles nascidos em junho receberão a partir de 17 de março de 2021 até 30 de junho de 2021.

Já os trabalhadores com direito ao Pasep com inscrições finais "0", "1", "2", "3" e "4" e que não foram pagos receberão em dezembro, pelo Banco do Brasil. Assim, os demais seguem o calendário:

  • Número final de inscrição 5: receberão a partir de 19 de janeiro de 2021;
  • Final de inscrição 6 e 7: receberão a partir de 13 de fevereiro de 2021;
  • Final de inscrição 8 e 9: receberão a partir de 17 de março de 2021.

 

O que é abono salarial?

O abono salarial é um benefício concedido ao segurado anualmente pela carteira de trabalho. Assim, tem direito aqueles registrados na CLT por, no mínimo, 30 dias e com a documentação atualizada no cadastro federal. Para saber quando irá receber, portanto, o trabalhador deve se guiar pelo calendário organizado segundo as datas de aniversário.

O valor do abono deve variar conforme a soma do período trabalhado. Assim, quanto maior o tempo trabalhado, maior o valor. Assim, tem direito aos R$ 1.045 (ou valor do salário mínimo no ano decorrente), o valor total, aqueles que exerceram suas atividades por todos os 12 meses. Todos os anos é feito o pagamento do segundo lote para os trabalhadores que tiveram o PIS/Pasep não pago.

 

Leia também:

Como consultar saldo do Pis/Pasep pela internet? Veja passo a passo

Saque PIS/Pasep 2020: veja quais são os documentos necessários

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de carine nunes martins
    Carine Nunes Martins Diz

    Era pra mim pegar em novembro e nada ainda será que pego em dezembro??

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes