Poupança social digital é sancionada e possibilita recebimento de benefícios

De responsabilidade da Caixa Econômica Federal, o projeto que posibilita o pagamento do auxílio emergencial é ampliado para outros benefícios e é permanente

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou, nesta quinta-feira (22), o projeto de lei que cria e disponibiliza a conta poupança social digital para pagamento de benefícios assistenciais do governo federal, estadual e municipal.

Trata-se, assim, do projeto de conversão da Medida Provisória (MP) 982 que está em vigor desde junho para o pagamento do auxílio emergencial. Ela visa a utilização da poupança digital para o recebimento de benefícios sociais. São eles o abono salarial, saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), entre outros.

A MP passou com aprovação unânime pelo Senado no início de outubro, e recebem sanção sem vetos. Agora, então, a poupança social digital será permanente e recebe a ampliação para diversos benefícios.

Segundo o projeto, a poupança social digital poderá receber depósitos de todos os benefícios sociais pagos pela União, estados e municípios, exceto os de natureza previdenciária. Portanto, oferecerá a isenção de combrança de tarifas e a proibição da emissão de cheques vinculados, além da inclusão digital no Brasil.

Como utilizar a poupança social digital?

A operação das contas será de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, no uso do aplicativo já conhecido como Caixa Tem, e disponibilizará no seu site e app ferramentas de consulta para o cudadão verificar se há conta aberta em seu nome com a consulta do CPF.

A poupança social digital não possui tarifas de manutenção e possuem um limite de movimentação de até R$ 5 mil por mês. Além disso, permite que o titular realize três transferências eletrônicas sem custo por mês e fazer o pagamento de boletos bancários.

Assim, para as pessoas que já possuem cadastro para receber o auxílio emergencial, abono salarial, saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ou o programa emergencial de manutenção de empregos, a conta pode ser aberta automaticamente.

Já para receber outros benefícios sociais através dela, exceto os de natureza previdenciária, o cidadão precisará autorizar expressamente a abertura desse tipo de conta ou o uso da poupança social digital já existente.

Dessa forma, a conta pode ser fechada ou convertida em conta regular a qualquer tempo, sem custos adicionais. Entretanto, o texto proíbe que os bancos façam descontos dos valores recebidos pelo beneficiário para compensar dívidas anteriores.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes