Quando vai ser pago o PIS 2021? O que sabemos do abono salarial

Para receber o benefício, trabalhador precisa seguir alguns critérios

Com o fim dos pagamentos do PIS 2020, cresce a expectativa de quem estava empregados no ano passado pela liberação do PIS 2021. Como não foram realizados pagamentos no último ano, o atraso do calendário, causado pela pandemia, deixou diversos trabalhadores com dúvidas sobre quando vai ser pago o PIS 2021.

Saiba também quem tem direito ao PIS 2023

Afinal, quando vai ser pago o PIS 2021?

Assim como nos outros anos, a liberação do PIS 2021 será realizada de acordo com o mês de nascimento do beneficiário. No entanto, como os pagamentos do PIS 2020 ainda estão em andamento e seguem até o dia 29 de dezembro, a Caixa Econômica Federal ainda não divulgou quando vai ser pago o PIS 2021.

Mas, a expectativa é que o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT) realize uma reunião durante o segundo semestre deste ano para definir o calendário da próxima liberação do benefício. No entanto, de acordo com o Jornal Contábil, trabalhadores que exerceram atividades com carteira assinada em 2021 só deverão receber o abono salarial PIS em 2023.

Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador precisa seguir alguns critérios. São eles:

  • Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Apesar do atraso no calendário de pagamentos que deixou os trabalhadores brasileiros sem saber quando será pago o PIS 2021, a expectativa é que eles recebam o abono salarial referente ao ano-base 2021 com o valor reajustado, já que o benefício é pago com base no piso nacional. De acordo com o Jornal Poder 360, a proposta do Governo Federal é de o valor do salário mínimo seja modificado para R$ 1.294 no próximo ano, o que também elevará o valor de pagamento do PIS 2021.

Leia também:
Quinto dia útil de junho 2022: quando vai cair? Veja calendário
Saque extraordinário do FGTS cai na conta poupança direto?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes